Se você está acompanhando a Julietta nos últimos dias, deve ter percebido que estamos em uma semana de entrevistas com o elenco de Tudo Por Um Pop Star 2. E a entrevistada de hoje é para lá de especial!
Renata Castro Barbosa tem 50 anos de idade e foi nascida e criada no Rio de Janeiro. Em 1988, a atriz estreou na TV por meio da novela Vale Tudo, da rede Globo. Porém, foi dois anos depois que a profissional recebeu grande notoriedade ao interpretar Letícia em Tieta. Seu amor pelo ramo artístico começou mais cedo, uma vez que foi ao teatro pela primeira vez com 2 anos de idade.
“Chorei a peça inteira e no final meu pai me colocou sentada no palco para falar com a Maria Clara Machado – atriz que ele conhecia. Aí fui engatinhando pelo palco em direção a ela, e fiquei ali feliz e contente.”, relata a atriz. A partir desta experiência, seu pai acreditava que a jovem iria trilhar caminhos artísticos.
Em contrapartida, a própria chegou a alegar que era muito tímida na infância, e até tinha pavor de ir em festas infantis. “Sofri bullying em um colégio. Repeti o ano e mudei para colégio Veiga de Almeida que tinha aulas de teatro. Logo na primeira aula o professor pediu para eu levantasse e dissesse meu nome e eu queria morrer”, conta ela. Segundo a atriz, esse momento foi um divisor de águas e uma oportunidade de perceber que atuar era algo que ela queria fazer para a vida toda.
Ao ser questionada sobre o modo de construir suas personagens, Renata compartilha que sempre acaba levando parte de si nem que seja no trejeito. “Quando leio um personagem, o vejo com os meus conhecimentos e entendimentos. Eu sempre parto da história do personagem”. Relembrando a personagem Letícia, do sucesso Tieta por exemplo, a profissional compartilha que se identificava muito com a personagem por estarem vivendo as mesmas experiências de adolescência.
Já em outros trabalhos como Amor à Vida, seu desafio foi interpretar uma mulher que sofria violência doméstica. Na época, a atriz conta que buscou estudar melhor sobre essa vivência e conversou com pessoas que tinham passado por essa situação. Durante a exibição na novela, Renata chegou a receber relatos de mulheres a agradecendo por ter dado visibilidade a essa temática.
Momento “De Frente com a Blogueirinha” está diferente! Durante a conversa cativante e animada para a Julietta, a atriz topou participar de um bate-volta em que escolhia uma palavra para descrever as obras que já participou. Vamos conferir?!
- Vale Tudo – Começo
- Tieta – Paixão
- A Diarista – Divertido
- Amor à Vida – Desafio
- Zorra – Gargalhada.
Também reconhecida pelo seu humor refinado, Renata relata que na verdade nunca pensou em seguir nesse gênero, até receber o convite da “Namoro”. A trama, que estreou em 1991, retrata três adolescentes interpretadas por Renata, Natália Lage e Juliana Martins. O notório sucesso da performance da atriz levou a crítica da época a afirmar que ela era a nova Regina Casé!
A partir desse momento, a profissional passou a ser convidada a interpretar papéis de humor. “Nunca me considerei uma comediante, uma vez que não tenho um personagem criado e bordão. Desse modo, sinto que sou uma atriz que faz humor”, afirma. Versatilidade que chama, não é mesmo?!
Já em Tudo Por Um Pop Star 2, a atriz interpreta Jeane – mãe de Bia, protagonista interpretada pela atriz Bela Fernandes. Com muito humor, Renata relembra o desafio de gravar sua primeira cena em que já inicia falando em inglês. “Ela [Jeane] é muito parecida comigo por ser uma workaholic, gostar de fazer várias livres e falar sem parar. Também acho linda a forma em que ela compreende a filha que namora com outra menina. Elas viajam juntas e ela fica cuidando dessa norinha que ela tem carinho”, comenta. Para a atriz, a experiência de gravar o filme foi como se sentir em casa, uma vez que teve a oportunidade de trabalhar novamente com o diretor Marco Antonio de Carvalho e Thalita Rebouças – uma grande amiga.
Ainda sobre a relação de mãe e filha que construiu com Bela nas filmagens, Renata elogia a inteligência cênica da atriz. “O processo foi muito rápido já que a Bela é uma das pessoas mais fofas, doces e talentosas que eu conheço. Então quando a gente se encontrou para a leitura rapidamente já entendemos quais pontos iríamos ligar nessa relação de mãe e filha“, desabafa ela.
Alguém aí pediu bastidores do filme? Para a Julietta, Renata divide uma curiosidade sobre cinema: é muito comum os filmes que retratam o inverno serem gravados no verão e vice-versa. Considerando esse cenário, o filme foi gravado no verão. Em meio ao calor da estação, o set de gravações contava com apenas um cômodo com ar-condicionado. Por meio de risadas, Renata relembra que no horário do almoço NINGUÉM saia do local para não perder o lugar. De acordo com ela, esse momento foi essencial para conversar com toda a equipe e estreitar laços entre gerações diferentes.
Renata define Tudo Por Um PopStar 2 como leve e divertido. Mesmo tendo o foco no universo de fãs, a trama também aborda temáticas que envolvem amor, relação de mãe e filha e a determinação de correr atrás de seus sonhos. Ademais, a atriz aproveita para relembrar a importância da valorização do cinema nacional!
Mas afinal, Renata tem algum ídolo extremo a ponto de madrugar na fila e nunca reclamar, como é cantado na música tema do filme? A atriz divide que nunca apresentou esse tipo de comportamento pelo fato de ter trabalhado no ramo artístico desde muito nova e não gostar de multidão. Entretanto, a profissional abre exceções para as estrelas Tom Hanks e Meryl Streep [a gente te entende, Renata!]. Ademais, aproveita para concluir que gostaria de trabalhar com Fernanda Montenegro e se sente honrada por já ter contracenado ao lado de grandes nomes da teledramaturgia brasileira como, Milton Gonçalves e Laura Cardoso.
Em contrapartida a sua tranquilidade quando o assunto é ficar perto de outros artistas, Renata divide que o assunto de fãs mostrada no filme de Thalita reflete muito em sua casa, principalmente por ser mãe de adolescentes. “Logo que o Imagine Dragons despontou teve um show aqui no Rio. E lá fui eu, com todo horror à multidão, embarcar nessa aventura com o meu filho apoiado nas minhas costas e batendo palmas”, conta ela. Atualmente, na pré-estreia de “Tudo Por Um Pop Star 2”, ela viveu uma situação parecida com sua enteada Carolina, de 10 anos. “Ela quase teve uma síncope vendo de pertinho os atores. Sinto que ela vai para esse caminho de ser muito fã. Então provavelmente você vai me ver em algum lugar penando com a Carolina pendurada aqui -apontando para os ombros- e me debatendo com um monte de adolescente para ela conseguir ver o artista de pertinho”, conclui.
Com 40 anos de carreira, se a estrela pudesse deixar conselhos para quem pretende seguir o ramo artístico, esse conselho seria: “A leitura traz conhecimento que você não encontra em outro lugar. Primeiro porque cada pessoa visualiza os personagens e o cenário retratado de modo diferente. Segundo, você aprende o português da melhor maneira possível: lendo ele. Assim, te ajuda na leitura, na escrita e no conhecimento”, pontua. Para ela, é essencial amar a profissão, afinal ser atriz é diferente de ser famosa.
Com muita leveza e descontração, Renata transborda seu amor pelas artes cênicas em cada palavra que emite. Sua jornada e seu ponto de vista sensível e único inspiram novos talentos. Nós da Julietta nos sentimos honradas de conhecer mais sobre essa potência de talento chamada Renata Castro.
Escrito por: Maria Eduarda Rocha.