Se você está interessada em adotar um estilo de vida saudável, mas não sabe por onde começar, a Julietta te apresenta uma atividade super interessante e com diversos benefícios à saúde: o yoga.
O yoga, ou ioga, é uma atividade milenar, se originou na Índia e posteriormente foi difundida por todo o Ocidente. Encontrar informações sobre seu surgimento não é uma tarefa fácil, visto que a prática é mais antiga do que qualquer registro já encontrado. No início, as técnicas focavam apenas no mental, emocional e espiritual.
No entanto, posteriormente, ainda na Índia, em uma região chamada Natha, houve o surgimento de um tipo mais específico de yoga – a Hatha. Tal atividade era focada também em movimentos corporais e mais parecida com o que conhecemos atualmente.
Na modernidade, além da mais popular Hatha, existem outros tipos de yoga. Entre eles estão a Vinyasa, considerada mais “agitada” e com movimentos rápidos, e a Ashtanga, na qual os praticantes se movem em seu próprio ritmo e só é permitido passar para a posição seguinte quando se domina completamente a anterior. A prática que combina exercícios físicos com meditação, corpo e mente, promove uma série de melhorias, principalmente relacionadas ao bem-estar feminino, sendo elas:
- Alívio do estresse e redução dos sintomas da TPM;
- Melhora a flexibilidade e desenvolvimento físico;
- Melhora a qualidade do sono;
- Impacto positivo na vida sexual, com aumento da libido;
- Redução da ansiedade.
A médica Sabrina Hernandes Conceição, graduada pela PUC-Paraná, explica os impactos fisiológicos do yoga na vida dos praticantes “Existem estudos que apontam efeitos do yoga no organismo, que além de reduzir os níveis de cortisol (hormônios do estresse), promove a melhora no funcionamento do organismo em sua totalidade. Ainda, a prática do yoga estimula a produção de um neurotransmissor conhecido como GABA (ácido gama-aminobutírico), que está ligado à depressão e outros transtornos de ansiedade, quando em baixos níveis. Com o material correto e a orientação de um profissional, as posturas e exercícios podem ser incluídas na rotina do paciente de maneira a melhorar seu sono, abaixar sua pressão arterial e batimentos cardíacos, diminuindo os níveis de glicose”.
Além de todos os benefícios à saúde, a atividade é de fácil acesso e pode ser praticada dentro de casa, para isso, separamos alguns aplicativos que podem te ajudar nessa jornada:
- Meditopia Yoga
Com aulas a partir de 5 minutos, yoga facial, para braços, pernas e todo o corpo. O app também inclui aulas especiais para grávidas e sessões de meditação.
- Yoga Down Dog
Nesse aplicativo você pode escolher entre diferentes tipos de yoga, escolher seu nível – de iniciante 1 a avançado – além do tempo de aula para se adequar ao seu estilo
Atrelado aos aplicativos, é fácil encontrar muitas aulas gratuitas no Youtube nos canais:
- Pri Leite Yoga
Priscilla é um fenômeno do Youtube, dona do maior canal de yoga em português. Adepta de um estilo de vida leve, a profissional auxilia outras mulheres a entrarem no mundo do exercício por meio dos seus vídeos e já acumula mais de 1,4 milhões de inscritos.
- Fernanda Yoga
Fernanda Raiol, que iniciou a prática há mais de 10 anos, largou seu emprego em uma empresa de tecnologia para viver seu sonho de ensinar yoga. Com mais de 700 mil inscritos no Youtube, Fê posta vídeos para todos os públicos, de iniciantes e avançados. Além de produzir conteúdo no Instagram, com intuito de popularizar cada vez mais a prática.
Por fim, A influenciadora digital Manu Cit, muito reconhecida por seus vídeos relacionados ao mundo fitness, já declarou que pratica yoga. Manu ressaltou, em um vídeo para o TikTok, alguns aprendizados que obteve desde que iniciou a prática, dentre eles “controlar a respiração, tal qual a si próprio” e “manter a calma nas situações de estresse.” Depois dessa leitura tenho certeza de que você já está mais do que pronta para iniciar sua jornada no mundo do yoga!
Escrito por: Giovana Castro.
Repost: 26/03/2024.