Em 2023, é mais do que comum se escutar a respeito de remakes e continuações de produções que foram um sucesso em sua época de lançamento e transmissão. Exemplos como “Gossip Girl”, que ganhou um reboot em 2021, ou “Pretty Little Liars”, com dois spin-offs que fracassaram segundo a mídia. Até mesmo a própria série de “Harry Potter”, antes produzida numa saga de sete filmes e atualmente em fase de pré-produção pela Max, novo streaming da Warner Bros.
Antes, vale entender a diferença entre remake e reboot. Remake, de refazer, é sobre repetir histórias de um universo sem necessariamente ser fiel a sua trama, enquanto o reboot classifica a continuação de algo que já foi feito antes, como é o caso de “Gossip Girl” (2021) e “Pretty Little Liars: Um Novo Pecado”.
A primeira série dessa lista é “O Mundo é dos Jovens”, estrelada por Ben Savage de 1993 até 2000. A sitcom exibida pelo Disney Channel traz as peripécias cotidianas de Cory Matthews e seus amigos desde a adolescência até o início da vida adulta. “Boy Meets World”, em título original, ganhou uma continuação cerca de quatorze anos depois, girando em torno da filha mais velha de Cory e Topanga, Riley Matthews, e seus melhores amigos. A continuação teve três temporadas e uma boa audiência, atendendo ao costume da Disney de manter suas séries no número de duas a três partes.
“Garota Conhece o Mundo”, que atendeu a uma tradução mais literal de seu título em inglês, conquistou o coração de fãs que se despediam carentemente da época de ouro do canal televisivo norte-americano. A obra acertou em mostrar ao mundo o talento de Rowan Blanchard e Sabrina Carpenter, que roubou a cena muitas vezes no papel de Maya Hart, melhor amiga de Riley.
Para os fãs da série original, a participação de personagens antigos foi um adicional agridoce para os adolescentes que cresceram, se tornaram adultos e agora assistem a continuação acompanhados de seus filhos.
Ainda em clima disneynático, a comédia “As Visões da Raven” marcou toda uma geração. Estrelada por Raven-Symoné e exibida pelo canal de 2003 a 2007, totalizando quatro temporadas. Seu primeiro spin-off foi “Corey na Casa Branca”, trazendo como protagonista o irmão de Raven vivendo suas próprias aventuras.
A sitcom, no entanto, foi cancelada por não dar a audiência que os produtores e diretores esperavam. Mas, em 2017, em um modelo mais família, chegou ao Disney Channel a estreia de “A Casa da Raven”, dez anos depois de sua série-mãe ser lançada.
Agora, Raven e sua melhor amiga Chelsea, ambas divorciadas e mães, vão morar juntas no mesmo apartamento. Por sua vez, o filho de Raven, Booker, herdou o dom de visões da mãe e entra nas próprias confusões. “A Casa da Raven” arrecadou seis temporadas e o coração dos jovens que cresceram assistindo e se identificando com a personagem, que não perdeu sua essência apesar dos anos que se sucederam.
Caminhando para um universo completamente diferente, “Diários de um Vampiro” conquistou corações pelo mundo inteiro ainda que a série apresentasse muitas diferenças com os livros. Estrelada por Paul Wesley, Nina Dobrev e Ian Somerhalder, seu primeiro episódio foi ao ar em 10 de setembro de 2009 pelo canal The CW.
Totalizando oito temporadas, a trama que girava em torno da vida de Stefan Salvatore, suas memórias e diários e o triângulo amoroso entre ele e seu irmão Damon lutando pelo coração da humana Elena Gilbert. A obra teve dois spin-offs: “Os Originais” (2013) e “Legados” (2018). “The Originals”, com título original, acontece parcial e simultaneamente com “The Vampire Diaries”.
Por sua vez, “Legacies” ocorre após o final de “The Originals”. Neste caso em específico, a trama de Klaus Mikaelson e sua família em Os Originais ganhou um favoritismo descarado da mídia. Estrelado por Joseph Morgan e Daniel Gillies, Klaus e Elijah conquistaram mais corações do que se esperava. Contudo, sua sequência, que trouxe Hope Mikaelson como protagonista ── a filha de Klaus, o vampiro original ── não obteve o mesmo sucesso e desagradou boa parte do público.
Caminhando para outro universo adolescente, “Gossip Girl” arrebatou fãs de uma era de ouro, sem sombra de dúvidas. Com o enredo girando em torno de adolescente da elite de Nova Iorque e uma fofoqueira de plantão que os atormenta a cada passo em falso, Serena van der Woodsen, Blair Waldorf ── que roubou o coração dos telespectadores ──, Nate Archibald, Chuck Bass e Dan Humphrey protagonizam a série de seis temporadas.
Diga-se de passagem, com Serena fazendo uma péssima escolha amorosa no final. A telessérie norte-americana ganhou um reboot em 2021, trazendo uma nova geração de personagens, com mais diversidade e atendendo ao público da geração atual. Porém, a produção foi cancelada após duas temporadas.
A questão em si se trata de terem criado mais do mesmo. Com uma competidora à altura, como “Elite”, da Netflix, por exemplo, os produtores e roteiristas não se deram conta do que estavam entregando ao público. Quando a versão original foi lançada, os telespectadores tinham uma visão que hoje, com a evolução social, poderia ser considerada ultrapassada e, observando a atitude de certas personagens, a série seria, em termos atuais, cancelada pela mídia.
E é nesse ponto em que “Gossip Girl”, em sua versão original, atraiu tanto sucesso ── em outras palavras, devido a criação de personagens que não estavam nem aí para o que pensariam deles caso cometessem um leve crime, por exemplo.
Por fim, “Pretty Little Liars” ── ou Maldosas ── seguiu um caminho semelhante ao de “Diários de um Vampiro”, se tratando de sucessivas produções. Seu primeiro spin-off, que deu errado por razões claras, trouxe Caleb Rivers como protagonista. “Ravenswood” teve uma temporada com dez episódios, puxando um gancho em que Caleb tinha ido embora de Rosewood por razões pessoais. No entanto, os produtores da série apostaram em uma pegada de mistério com sobrenatural, que nada tinha haver com o universo original da história. Erro cometido, segundo o público, em “Riverdale” também.
Da mesma forma, após o final da série, a segunda tentativa de spin-off, “Pretty Little Liars: The Perfectionists”, apresentou o mesmo quadro de cancelamento após uma temporada. Já “Pretty Little Liars: Um Novo Pecado”, lançado no ano passado, está preparando a sua segunda temporada. Cabe aos fãs e telespectadores decidirem se ela irá se manter ou terá o mesmo fim que suas antecessoras.
Escrito por: Ana Clara Reis.
Repost: 8/10/2023.