Retrospectiva musical: festivais e shows que tiveram no Brasil em 2023

Assim como no cinema, em 2023 pudemos presenciar a volta excepcional dos mega espetáculos e festivais. Se um dia os fãs comentavam nas redes sociais de seus ídolos a famosa frase “come to Brazil”, desse ano eles não podem reclamar! Houve a inauguração de um festival totalmente novo – The Town, concertos de artistas estrangeiros que já não pisavam em terras brasileiras há anos, interações com fãs, artistas nacionais quebrando barreiras e muito mais. Hoje, iremos relembrar um pouco desta trajetória.

(Foto: Reprodução/1° foto: Alexandre Schneider / UOL; 2° foto: Buda Mendes/Getty Images; 3° foto: Manuela Scarpa/Brazil News; 4° foto: Brazil News/Gshow)

Lollapalooza

Sendo um dos primeiros grandes festivais do ano, o Lollapalooza acontece no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. Em comemoração aos 10 anos do evento aqui no Brasil, o line up contava com nomes inéditos e de grande peso como Drake e Blink-182. No entanto, ambos cancelaram suas participações – o baterista da banda de punk rock, Travis Backer, passou por alguns problemas de saúde e não conseguiu dar continuação com os shows. Já Drake cancelou justamente no dia de sua apresentação, o que ocasionou bastante revolta no público já presente no evento.

Por outro lado, artistas como Billie Eilish, Lil Nas X e Rosalia brilharam no palco com suas performances e levaram a audiência a loucura ao cantar seus grandes hits. Ademais, o festival contou com grandes nomes do cenário nacional como Ludmilla, L7nnon, Paralamas do Sucesso, Baco Exu do Blues e outros.

Coldplay

Após um show eletrizante no Rock in Rio no ano anterior, a banda voltou a emocionar o público presente com uma sucessão de hits e, é claro, com muito carisma. Chris Martin fez questão de praticamente em todo show homenagear a música brasileira ao convidar cantores como Sandy, Seu Jorge, Milton Nascimento e Hamilton de Holanda e Moreno, além de Tom e Zeca Veloso – filhos de Caetano Veloso.

Novos festivais – Mita, Replay e The Town

O festival MITA aconteceu em maio de 2023 nos estados do Rio e São Paulo. Com uma programação bastante diversificada de gêneros e colocando artistas mulheres como protagonistas, o evento sofreu algumas críticas em relação a estrutura e atrasos de shows, mas em geral foi bem sucedido. Entre as atrações mais aguardadas desta edição, tivemos: Lana Del Rey, Haim, Sabrina Carpenter e Florence The Machine

“Reviver momentos marcantes de uma época que dividimos com os nossos melhores amigos durante a nossa juventude – esta foi a proposta apresentada pelos idealizadores do novo festival Replay, que também aconteceu no eixo RJ/SP. E como promessa feita é promessa cumprida, o evento reuniu atrações icônicas como Sean Kingston, É O Tchan, Furacão 2000, Banda Cine, Felipe Dylon, Vanessa Camargo e outros.

Praticamente um primo próximo do Rock in Rio, o festival The Town – idealizado por Roberto Medina – também abriu seus portões este ano. Com um line up brilhante composto por Demi Lovato, Post Malone, Foo Fighters, Maroon 5, H.E.R e o querido (apelido aprovado pelo próprio) Bruninho Mars. O cantor norte-americano esbanjou simpatia e talento ao fechar os dois domingos do festival.

Além da música internacional, o The Town contou com shows nacionais emblemáticos como o de Ludmilla, que brilhou ao entrar no palco simplesmente dentro de um cofre (o que mais tarde seria uma alusão para o lançamento de sua nova turnê) e chamando convidados especiais como Lulu Santos; Glória Groove, que sempre entrega performance vocal com maestria; Jão, ao botar o público para cantar seus novos hits do álbum intitulado “Super” e Iza, que dominou o palco principal no último dia.

A volta das bandas nostálgicas

2023 também foi marcado pelo retorno de grupos que remetem à infância/pré e adolescência de muita gente. Começando pelo trio de pop rock Paramore, que voltou aos trabalhos em 2022 após um hiato de um pouco mais de 5 anos. Hailey Williams, Zac Farro e Taylor York se apresentaram no Brasil em março e fizeram questão de tocar sucessos como “Ain’t it Fun”, “Still into you”, “The Only Exception” e “Misery Business”.

Depois de seis anos de separação, a banda NX Zero voltou com sua formação original para a turnê “Cedo ou Tarde”. Segundo os integrantes, a ideia do reencontro surgiu na pandemia “Deu um pouco de saudade, tanto para a gente quanto para todo mundo. A gente sentiu essa nostalgia. E era um momento muito bom para a gente voltar. Junto com Nx Zero, grupos brasileiros como Restart e Cine também subiram aos palcos novamente, o que levou as fãs nostálgicas à loucura.

Por fim, o que dizer sobre um dos maiores fenômenos mexicanos que já passaram por esse país, não é mesmo? A banda RBD (ou Rebelde, por conta do nome da novela) fez seu retorno triunfal em 2023. Com oito apresentações completamente esgotadas no Brasil no mês de novembro, Anahí, Dulce Maria, Maite Perroni, Christian Chavez e Christopher von Uckermann não pouparam suas emoções ao se reencontrar com o público brasileiro fervoroso.

(Foto: Reprodução/1°foto:Instagram/@cesinha; 2°foto:Live Nation/Iris Alves)

The Weeknd em outubro

Um dos concertos estrangeiros mais aguardados do ano, The Weeknd entregou um mega espetáculo para seus fãs. Mesmo com a chuva torrencial ocorrida na apresentação do Rio de Janeiro, o cantor e compositor parecia estar curtindo muito no palco. A turnê intitulada After Hours Til Dawn reúne hits de seus dois últimos álbuns – After Hours (2020) e Dawn FM (2022).

Taylor Swift

A cantora norte-americana se apresentou pela primeira vez na sua carreira em terras cariocas e paulistanas (sua primeira passagem no Brasil em 2012 só contou com um pocket show super privativo). A passagem da loirinha foi marcada por grande euforia, expectativas, homenagens, polêmicas e infelizmente, uma tragédia. Ainda assim, a cantora completou sua agenda de seis shows no país, chegando a quebrar recordes de público no Allianz Parque, em São Paulo. A turnê intitulada “The Eras Tour” celebra seus 17 anos de carreira e conta com uma setlist de mais de três horas e meia!

Paul MacCartney fechando o ano com chave de ouro

O aclamado ex-Beatle teve uma estadia no Brasil de praticamente 20 dias e se apresentou em cinco capitais diferentes. Com músicas atemporais como “Blackbird”, “Let it Be” e “Hey Jude”, Paul com certeza criou memórias célebres para os fãs presentes no show – desde os mais antigos, até os mais novos que cresceram com seus pais escutando as músicas. O cantor britânico ainda concedeu entrevistas, cumprimentou fãs da janela do carro – enfim, a simpatia em pessoa.

(Foto: reprodução/1°foto:Iris Alves/Live Nation Brasil; 2°foto: Instagram @taylorswift; 3° foto: Kamil Krzaczynski / AFP/G1)

Menções honrosas de shows (nacionais e internacionais)

-Sepultura (abril)

-Evanescence (outubro)

-Red Hot Chili Peppers (novembro)

-Kendrick Lammar (novembro)

-Roger Walters (novembro)

-The Cure (dezembro)

-Ivete Sangalo no Maracanã (dezembro)

Que em 2024 o público brasileiro possa ter mais momentos musicais inesquecíveis! 

Escrito por: Letícia Guedes.

Revisão por: Milly Ricardo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *