Sabe aquela frustração quando você está procurando por todo lado um produto específico e não consegue encontrá-lo porque ele está perdido no meio de tantos outros? Eu confesso que já cheguei nesse nível e não gostei nadinha. Foi pensando em diminuir o meu consumo que me deparei com o novo queridinho do momento: O Project Pan.
Mas, o que é esse Project Pan? Nada mais é do que o novo antídoto para esse consumismo exagerado que aumentou com as redes sociais nos últimos anos, principalmente com a onda dos Dailys, perfis que compartilham um pouco da vida pessoal de seus donos… incluindo os favoritos do mês, que acabam sendo indicações que você precisa ter.
A palavra Pan em inglês significa panela e a ideia desse nome é meio que chegar no fundo da panela, ou seja, usarmos algum produto até o final para que possamos comprar outro. Essa é uma forma de valorizarmos o que já temos e, de quebra, economizar um bom dinheiro durante o mês.
Ao usarmos aquilo que temos completamente, é possível desenvolver uma consciência maior sobre o impacto na indústria de modo geral. O descarte excessivo de embalagens e produtos, ou em como ela sempre faz o que for possível para que a gente consuma cada vez mais, são alguns exemplos. Então, quando nós reduzimos o consumo, e consequentemente o nosso impacto, por menor que ele seja, estamos contribuindo para um futuro mais sustentável.
Sem falar que ele nos dá a oportunidade de descobrir produtos muito mais legais depois, tá? Encontrar uma combinação nova depois de anos usando a mesma coisa ou até um substituto que pode até ser melhor que o antigo.
A questão é que o Project Pan é muito mais do que apenas uma ideia do mundo da beleza e autocuidado, é um projeto que nos ajuda a refletir sobre os nossos hábitos e até de valorizarmos uma melhor relação com o mundo ao nosso redor. Quando se adere a essa ideia, você está, não só contribuindo para uma maior sustentabilidade, como ainda pode ter uma rotina mais organizada, sabendo onde todos os seus produtos estão e quais são eles na correria do dia a dia.
Caso você queira começar, escolha primeiro algum produto que você está disposto a usar até o final. Se quiser pode manter um registro dele, da maneira que você quiser, eu geralmente anoto no meu bloco de notas o que estou usando e depois que termino, risco da lista. Só se lembra que você não necessariamente precisa fazer isso.
É só uma ideia que pode te ajudar, assim como me ajudou. E também que o importante é se divertir durante o processo, nada de se cobrar ao extremo e se estressar por conta de um esmalte que nem é seu favorito.
E aqui vai um vídeo caso você queira se inspirar, tem até outras dicas que podem te ajudar. Até a próxima, Juli Girls!
Escrito por: Anna Athayde.