Estamos nós aqui, no dia mais rosa da semana: nossas quartas-feiras amadas! As apaixonadas pelo universo da moda já podem dar um gritinho de alegria aí do outro lado da tela, já que estamos prestes a mergulhar nos bastidores de um dos nomes da Moda mais icônicos e influentes do mundo. Nada mais, nada menos que a Prada!
A marca traz consigo uma bagagem de evolução, criatividade e ousadia que transformaram essa marca italiana em um símbolo de feminilidade e uma “paixão a primeira vista” das mulheres!
Fundada em 1913, por Mario Prada e seu irmão Martino, em Milão, Itália (que eu afetivamente gosto de chamar de um dos “berços da moda”), inicialmente, a loja, chamada Fratelli Prada, era especializada em artigos de luxo. Peças como bolsas, malas e acessórios de couro refinado eram foco dos irmãos, visto que o objetivo era atingir uma clientela mais sofisticada.
A marca ganhou uma reputação pela qualidade excepcional de seus produtos, que ofereciam alta qualidade e design refinado. No entanto, durante os anos seguintes, a Prada enfrentou um período de desafios antes de passar por uma transformação que mudaria todo o rumo da marca: as mãos de Miuccia Prada, neta de Mario Prada, na década de 1980.
Miuccia, com formação em ciências políticas, trouxe um olhar único e jovial para a marca. Ela desafiou as expectativas da indústria da moda ao por em prática uma visão mais contemporânea. Em 1988, a marca lançou sua primeira coleção de moda feminina, que se destacou por seu design, tecidos luxuosos e algo menos convencional em relação à moda feminina, desafiando os costumes da época.
O espírito ousado de Miuccia Prada também se manifestou nos desfiles de moda da marca. Ela desafiou as normas estabelecidas, combinando elementos tradicionais com toques inovadores, o que causa total diferença. A Prada tornou-se conhecida por suas peças de vestuário distintas, sempre marcadas por uma estética única.
Ao longo dos anos, a Prada diversificou seu portfólio, incluindo perfumes, calçados e acessórios. Suas bolsas, em particular, se tornaram ícones da moda, (Aí, como eu queria uma Prada!), exibindo um design elegante e contemporâneo. Você pode me virar e perguntar… “qual a razão para a Prada ser alvo de tanta fama e inspiração?” Calma aí que eu te respondo! O motivo da fama e da Prada ser tão inspiradora, está enraizado na habilidade da marca de se reinventar continuamente.
Desde as bolsas (Como não cita-las outra vez?! “Não é apenas uma bolsa; é uma PRADA!”) até os desfiles de moda que superam expectativas! Um dos grandes diferenciais da marca é a habilidade em equilibrar tradição e inovação, aliada ao foco na qualidade e design, que a fazem sempre se manter invicta como uma potência global na indústria da moda.
Sabemos que a moda vai além do simples ato de vestir-se; é uma narrativa apaixonante, uma expressão de individualidade e um momento seu com você mesma. Que a Prada persista em nos encantar, inspirando gerações e consolidando seu lugar, cada vez mais, como um ícone na história da moda.
À quarta-feira rosa e a Prada vivem uma paixão a primeira vista! Não apenas em paixões pelas vestimentas, mas em admiração pelo poder transformador de uma marca que é capítulo importante na história da Moda e da expressão feminina.
Escrito por: Isabella Lugon.
Repost: 06/03/2024.