Moda Circular e Upcycling: Saiba como fazer parte 

O conceito de Fast Fashion é um dos grandes, se não o principal, responsável por esse efeito. A produção em massa de roupas que se tornam cada vez mais descartáveis, seja por serem de uma qualidade baixa, ou simplesmente por saírem de moda em uma velocidade absurda, faz com que o número de peças de roupas a entrar e sair dos nossos armários sejam exuberantes — e esse “lixo” todo precisa ir para algum lugar. 

As montanhas de descartes são mais comuns do que imaginamos e de grande prejuízo para o ecossistema. Para evitar que isso aconteça, o upcycling, a moda circular e o slow fashion são algumas das opções simples e muito boas para fazer sua parte. 

Montanha de lixo têxtil no deserto do Atacama, Chile (Foto: Reprodução/Internet)

Upcyling entende-se por um movimento que incentiva a reutilização de peças e tecidos antigos para construir novas de um jeito único! Então pensa aí: aquela sua calça velha que já não veste bem, ou não faz mais seu estilo, pode se transformar em uma saia, um short lindo ou até um top. Vai depender apenas da sua criatividade!

No Youtube e no Tiktok existem uma gama de vídeos com tutoriais de transformação de peças para todo mundo, seja quem já é mais ligado no mundo da costura ou para quem, como eu, não sabem nem fazer bainha. Dessa forma, conseguimos evitar que essa peça vá para o lixo e alimente ainda mais o mundo nada sustentável da moda. 

Se te pareceu difícil, não se preocupe! Ainda existem outras formas de estar na moda que te agrade sem ser vítima do Fast Fashion e suas consequências. A moda circular é uma delas! Neste caso, o conceito foi pensado para diminuir os impactos da moda no meio ambiente através de materiais sustentáveis e designs feitos para durarem mais tempo- é uma ótima escolha.  

Imagem de um brechó (Foto: Reprodução/Internet)

Primeiro é preciso entender sua real necessidade de comprar roupas e fomentar o consumismo desenfreado da moda a todo o vapor. Ao invés de comprar uma roupa apenas por estar em alta, se preocupe em ter peças mais básicas e de qualidade que poderão ser reutilizadas muito mais vezes. Além disso, roupas de segunda mão também podem ser um achado!

Busque brechós perto de casa, trabalho ou lugares que costuma frequentar, além de não esquecer da calma e paciência para procurar as melhores roupas que, além de mais sustentáveis, vão sair por um preço muito mais favorável do que o normal.  

Por mais que os malefícios do Fast Fashion não sumam de uma hora para outra, com essas pequenas mudanças individuais já vai ser possível uma diferença na sustentabilidade do planeta. Assim, você fica muito mais estilosa com peças exclusivas e ajuda não somente nosso meio ambiente, mas também o seu bolso!  

Escrito por: Clara Carneiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *