#LivrosBolinhos&Chás: Conhecendo o mundo encantado de Izyncor, que deu origem à editora que conhecemos

Querida, curiosa e amada leitora, espero que a magia e o conforto de Izyncor a encontre bem nesta manhã, tarde ou noite.

Recentemente me peguei maratonando a saga inteira de “Crepúsculo” nos dias de chuva — um cenário propício a ecoar em minha mente um “hoa, hoa, hoa, hoa”. Com isso, me questionei sobre todos os sentimentos de conforto que alguns filmes nos trazem. Histórias de fantasia em específico como, “Os Instrumentos Mortais”, “Fallen” e “Dezesseis Luas”, são exemplos cinematográficos que proporcionam conforto, ainda que seu conteúdo não tenha sido criado com esta finalidade.

A necessidade feminina de aproveitar uma boa tarde com livros, bolinhos e chás se expande para uma necessidade humana. Quando conheci a Izyncor eu tive uma certeza: eles sabiam exatamente o que estavam fazendo ao chegarem no mercado editorial. Escolhi associar essas coisas por uma única razão: se eu precisasse encontrar qualquer livro que pudesse me tele transportar para um ambiente imersivo e real, com personagens envolventes e histórias para aquecer meu coração em um dia frio, eu com certeza iria até a Izyncor e realizaria um pedido em seu site!

Leandro Chagas e Thais Mesquita são os responsáveis por apresentarem estes livros incríveis ao público, e se eles pudessem trabalhar com uma personagem feminina por uma semana, Leandro escolheria Katherine Goble (Taraji P. Henson), de “Estrelas Além do Tempo” e Thais escolheria Helena, de “Oppa, foi mal(N. S. Park).

Em uma de suas estratégias mais bem sucedidas para cativar o público de leitores, a editora conta com uma bibliotecária oficial: a Izy. Com o cabelo magenta, ela trabalha com a ajuda de um fofoqueiro — será que podemos chamá-lo de futuro jornalista? — oficial: o Piu-Piu. Quem vive em Izyncor, o seu reino, é chamado de Izyncoriano.

“O Leandro tem um livro, ele criou um universo. E nesse universo existem cidades que mudam de lugar para guardar segredos. A Izy fica em uma dessas cidades para guardar a Biblioteca do Mundo Todo. Tudo o que já foi criado, que já foi escrito, vai para a Biblioteca que a Izy cuida. Ela tem magia, mas não é exatamente uma bruxa”, explicou Thais. Como uma boa amante do marketing, gostaria de acrescentar que meus amigos acertaram em cheio! Toda vez que eu vejo a Izy, me sinto motivada a comprar com ela. Você também acha que nós duas nos daremos muito bem ou sou só eu?!

“Ela é uma humana, afetada pela experiência dela com a magia”, acrescentou seu criador, Leandro. E este é o primeiro ponto em que desejo chegar, querida leitora. É muito gostoso e satisfatório ter um cantinho ao qual recorrer quando tudo o que mais queremos é nos desligar do mundo à nossa volta por alguns minutos ou até mesmo algumas horas. A Izyncor transmite essa sensação de lugar seguro com o seu trabalho como um todo.

Fundada em 28 de janeiro de 2023, todos os sete livros já publicados por eles são de capa dura, com brindes exclusivos imperdíveis e edições lindíssimas que dão vontade de carregar por aí o quanto pudermos. E olha que eles têm alguns calhamaços, em? Mas eu exibiria eles por aí com o mais prazer! Todo o cuidado com o trabalho e envio é meticulosamente pensado não só apenas na experiência do leitor, mas também do autor. Como bons amantes da literatura, Leandro e Thais buscam o melhor para seus livros, com a mais alta qualidade e uma impressão digna de edição de luxo — e pasme ou não: todos eles são.

A Izyncor é uma editora brasileira voltada para a publicação de livros originais. Durante a entrevista, Leandro compartilhou sua visão sobre o porquê se torna tão difícil um autor conseguir uma publicação de cara com uma editora tradicional, que se pauta na ignorância sobre os estudos de escrita. “O pior é quando a gente encontra erro de estrutura. É quando a gente vê que o livro é bom, mas ele foi mal pensado, mal trabalhado. E aí não salva, não tem correção que salva. […] Ser escritor não é você escrever um livro e publicar, é você estudar como qualquer outra profissão. Para ser escritor tem que estudar também”, acrescentou Thais, que é fisioterapeuta. “E muita gente esquece dessa parte. Acha que é simplesmente ‘tenho um computador, tenho um Word e vou escrever aqui a história da minha vida’, sabe?”, afirmou Leandro.

O casal ainda compartilhou que acha muito bom a editora estar sempre aberta para receber novos originais, mas que a despreparação dos autores é o que torna o processo ainda mais seletivo. Amada leitora, se assim como eu você se considera uma escritora aspirante e sonha em publicar com uma editora, esse é o momento perfeito para começar a se preparar de verdade com estrutura, enredo e estudos não apenas sobre o assunto, mas sobre as suas futuras casas editoriais e o que elas defendem! Suspeita para falar por ter amado conhecer esses dois, afirmo que a Izyncor está no topo da minha lista!

Brindes, processo criativo e experiência do cliente

Para uma boa produção de brindes, é necessário que se conheça a história do livro. Apenas desta forma seremos capazes de passar ao leitor, ao cliente, uma experiência fiel à essência do que estamos publicando. Pensando desta forma, a Izyncor apresenta uma vasta qualidade na entrega de seus materiais. Entre eles, os brindes da pré-venda e os da venda geral.

Quem nunca ficou triste por perder os brindes da pré-venda em um lançamento literário?! Apesar de serem divinos e gerarem um desejo absurdo em nós, leitores, a Izyncor se propõe a estender esta experiência. As edições de luxo e capa dura já são um diferencial e tanto, e apesar de ser mais custoso, entregam tudo o que prometem!

Para além dos brindes, podemos encontrar em seu site, por exemplo, a experiência de um quiz, relacionado ao livro “Refúgio da Arte”, de Evezel. Como uma boa garota emotiva, eu amei a oportunidade de me conectar com a arte, e repito: o marketing deles entrega muito!

Para os autores, é gratificante ver que suas histórias estão em um lugar seguro, tratadas com tanto carinho e amor. Que autor não gostaria de ver uma de suas obras ganhando vida com tanta magia? E uma curiosidade: os brindes da Izyncor só existem por causa da Thais.

“Eu leio desde que me entendo por gente. E a melhor coisa que tem é a gente receber um brinde no livro. Principalmente quando tem algo complementar da história. Enche o nosso coração de uma forma que eu não sei nem explicar. Nosso plano sempre foi fazer livros de coleção, e eu falava de brinde, brinde, brinde e o Leandro falou ‘brinde a gente não vai fazer’ e eu fiquei ‘brinde a gente não vai fazer?’, [risos]”, revelou Thais, que, no final, conseguiu realizar o sonho dela e o de nós, leitores. “Ela quase pediu o divórcio porque eu fui contra brinde”, brincou Leandro.

A equipe IzyncorE quem faz essa magia chegar até a nossa estante?

Com cerca de dois anos no mercado, a maior parte do trabalho é realizado por Leandro e Thais. Os “booklovers” se empenham, junto à uma equipe dedicada e fabulosa, para as melhores entregas possíveis.

“Apesar da gente assistir a maior parte do trabalho, nós temos alguns colaboradores. Tanto na parte de suporte ao cliente quanto na parte de Marketing, como a Mariana Lucioli. Temos um diagramador exclusivo, que só trabalha como diagramador para a Izyncor, então nunca vamos competir com outros trabalhos dele e temos contato com algumas empresas para que a Izyncor funcione do jeito que está funcionando”, revelou Leandro.

E se você, assim como eu, ficou curiosa para saber como essa editora linda e encantada nasceu, eu te explico! Abrir uma editora não era o primeiro plano do casal, mas vendo que a esposa sempre o apoiava em suas loucuras, Leandro decidiu embarcar na ideia de Thais. E assim, a Izyncor que conhecemos — e já amamos muito — veio ao mundo!

Considerações finais da Julietta

Minhas caras Juli Girls, eu não sei a qual grupo você pertence. Escritora, leitora, os dois ou apenas uma apreciadora curiosa. Mas de uma coisinha eu sei: é impossível não se apaixonar por esse trabalho tão lindo, que envolve tanta dedicação, força de vontade e, o melhor de tudo: a valorização da nossa cultura.

Para abrir o novo especial de autoras, o último de 2024, nossa principal ideia era que vocês pudessem entender um pouquinho mais dos bastidores das editoras que transformam nossos sonhos em realidade. E assim como eu, espero que tenham sentido o desejo inexplicável de mergulhar nas águas de Izyncor e passar umas férias com a Izy na Biblioteca. Até a próxima, Izy, Piu-Piu, Leandro e Thais.

Com amor, sua Julietta.

Escrito por: Ana Clara Reis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *