Se você já se perguntou o que faz uma diretora criativa, eu preciso te informar: algumas vezes nós aprovamos e desaprovamos mais do que criamos. É muito comum que ferramentas como o Pinterest e o ChatGPT sejam utilizadas para buscar inspiração na hora dos criadores de conteúdo elaborarem um produto final. Mas, até chegarmos lá, pode ser que nos deparemos com o temido bloqueio criativo — no meu caso: o desejo frenético de fugir das redes sociais.
Enquanto vasculhava as imagens recomendadas do Pinterest da Julietta, separando exemplos para guiar uma de nossas designers, dei de cara com uma estética que eu sempre amei: a garota praiana de 2015, que usava We Heart It, VSCO e escrevia “Tumblr” nos comentários das fotos das amigas. Nessa época, a Califórnia, Nova Iorque e Londres abrigavam os melhores cenários das fanfics e a maioria das meninas — hoje mulheres — sofriam pelo One Direction ou pelo Justin Bieber, quando não pelos dois ao mesmo tempo.
O Disney Channel começava a dar adeus ao que foi sua época de ouro, e a Barbie começava a soar estranha. As redes sociais e os smartphones estavam se popularizando e o SnapChat, perdendo um pouco da sua força. Até aí, ainda contemplávamos as blusas, copos, capinhas de celular e papel de parede para tela de bloqueio com a frase “Keep Calm and…” que, em minha mais recente pesquisa, reapareceu para mim.
“Mantenha a calma e…”/ “Fique calma e…”, em tradução livre, estampava uma arte digital com a seguinte legenda: “Keep Calm and Creating”, “Mantenha a calma e crie”. A mensagem perfeita para uma pessoa que se deixa levar pela ansiedade. Mantenha a calma e crie. Mas, e quando eu nem mesmo sei o que criar?
Manter a calma em um ambiente de paz e tranquilidade me parece fácil, mas e quando estamos falando de um cenário no qual somos bombardeadas o tempo inteiro pelas notícias e novidades? Em que a aceleração já se instaurou e tudo o que podemos fazer é colocar um fone anti ruídos e torcer para o barulho não nos deixar em pânico?
Eu tenho quase certeza de que, se você chegou até aqui, é porque nasceu antes de 2010 e viveu essa frase título em algum momento! E é por isso que a nossa segunda começa diferente em fevereiro por aqui.
@angelxerys 🌴#tumblr #2015 #charlixcx #nostalgia #pinterest #vibe #foryou ♬ original sound – ✨Kinderegg✨
Se você andou pelo Instagram e pelo TikTok nos últimos dias deve ter esbarrado com o “2025 é o novo 2015”, e por aqui, estamos animadas para receber essa nova fase. Hoje, para manifestarmos isso, separamos algumas tendências de 2015 para você, Julie, se inspirar e manifestar a nova vibe de 2025 com a gente.
Starbucks, as bebidas do momento
Que garota não queria ir ao Starbucks, pedir uma bebida com café ou morango e postar uma foto nos primórdios do Instagram? Infelizmente, no ano de 2023, começaram a circular as notícias acerca do fechamento das lojas da franquia no Brasil. No entanto, no final do ano passado, a Zamp holding — empresas responsáveis pelo controle de outras empresas, conhecidas por subsidiárias — que controla o Burguer King e o Popeyes no país, concluiu a compra do Starbucks e alegou pretender retomar a expansão das lojas por aqui. Me diz se não é mesmo a volta de 2015?
Victoria’s Secret
Fundada pelo empresário Roy Raymond, seu nome surgiu da profunda admiração de seu criador pela rainha Victoria. Em nosso site, você confere em primeira mão tudo o que rolou após os seis anos de hiato do famoso desfile da marca. E claro, além das modelos voltando a exibir o catwalk perfeito nas passarelas, podemos acrescentar a recente popularização do mundo da beleza de seus produtos para cuidados pessoais, como os hidratantes, os body splashs e os amados perfumes. Isso quando não estamos falando dos três juntos!
O apreço por séries longas e Sex and the City
O título acompanha as aventuras de quatro amigas na casa dos trinta vivendo suas aventuras pessoais e sexuais no aclamado cenário novaiorquino. Carrie, Charlotte, Miranda e Samantha chegaram em abril do ano passado na Netflix e foram responsáveis por germinar novamente essa ânsia por enredos bem construídos, personagens cativantes e um longo período de tempo para desbravar essas narrativas. Mais alguém sente falta de quando as séries tinham vinte episódios ou mais por temporada?
Filtros nas fotos e as trends do momento
Para as gatinhas cronicamente onlines, Gracie Abrams fez um sucesso e tanto com seu álbum mais recente “The Secret of Us”. No TikTok, algumas das trends originadas por suas canções começaram a apresentar filtros como os do Instagram em 2015, e alguns usuários aderiram tanto a ideia que passaram a trazer a mesma estética para os primeiros dias do ano. Eu mesma fui lá, testei e amei o resultado!
Mas me conta, Julie! Você viveu a época de 2015? E se sim, já tinha reparado nessa onda que parece estar voltando com tudo? Em um momento no qual a geração z está cada dia mais buscando pelo nostálgico e revivendo tendências para criar as suas próprias, eis o meu conselho: mantenha a calma e olhe para o real ao invés do digital, tenho certeza de que a criatividade vai voltar rapidinho.
Escrito por: Ana Clara Reis.
Revisado por: Letícia Guedes.