Caras leitoras da Julietta, talvez a nossa indicação de hoje dispense apresentações longas, ainda mais sendo uma ferramenta tão presente na vida de muitas. Para nós, meninas mulheres que as vezes apenas queremos passar o tempo vendo fotos fofas e inspiradoras, o Pinterest torna-se um grande refúgio. Mas e para aquelas que ainda não conhecem a fundo? O #JuliettaIndica de hoje apresenta táticas infalíveis para que você trabalhe o perfil do Pinterest em prol da sua imaginação!
Como usar o Pinterest
Bom, primeiro preciso dizer para o que o aplicativo serve de verdade, certo? Em suma, o Pinterest é utilizado para o compartilhamento e armazenamento de ideias visuais (imagens e vídeos, sendo majoritariamente imagens) que podem ser configurados para atender temas específicos. Com isso, perfis tanto “amadores” ou profissionais conseguem criar uma rede de influência e inspiração para aqueles que se interessam por aquele assunto.
No momento você pode estar se perguntando “Ok, mas eu preciso ficar interagindo constantemente com essas pessoas? Como é possível uma interação apenas pelas fotos que, por muitas das vezes, nem são delas?” A resposta é simples: a interação aqui não é obrigatória. E é justamente por isso que o Pinterest acaba se tornando um escape para muitas de nós, que queremos nos desligar das inúmeras opiniões e possíveis julgamentos da internet do dia a dia.
A verdade é que o Pinterest é um mundo de possibilidades! Por exemplo, vamos supor que você está querendo fazer uma reforma no seu quarto e precisa de inspirações de decoração, ou até mesmo procura referências de looks para uma ocasião especial. Basta um clique para um mar de influências vir a tona em sua tela. Incrível né?
Com isso tudo apresento a vocês, caras leitoras, minha primeira dica: organização. Quase como uma palavrinha mágica em tantos âmbitos da nossa vida, não é mesmo?! Pois é, até para um aplicativo ela pode ser mais que útil. Por isso, não deixe de separar o seu perfil por pastas (dentro do aplicativo denominados como “boards”) de interesse próprio, seja com nomes como por exemplo “moda”; receitas”; viagens”. Isso auxilia que suas ideias fiquem alinhadas e que você possa prestar atenção em cada uma delas, vez por vez.
A segunda dica é pesquisar palavras chaves que carregam a estética das imagens que necessita. Um exemplo muito forte disso é visto no fenômeno das lifestyles, onde agora a forma como se vestir, maquiar e portar, por muitas vezes, recebe uma denominação. São as famosas “clean girls”, “girly girls”, “coconut girls” e por aí segue. Ao pesquisar nomeações como essas, você já consegue ter uma ampla visão das estéticas a serem seguidas ou inspiradas.
A última dica estão um pouco atreladas a si e direcionam-se mais àquelas que já estão mais acostumadas e sentem-se confortáveis em dividir suas ideias: tornar suas pastas públicas/ colaborativas. Seja apenas com suas amigas, ou até mesmo com outros perfis famosos ou anônimos, tais ações tornam-se relevante ao diversificar suas percepções e ideias sobre aquele determinado tema, além de inspirar o restante ao seu redor.
Perfis criativos para seguir no Pinterest
Tastemade Brasil (https://br.pinterest.com/tastemadebr/) : você com certeza poderá perder horas vendo os conteúdos desse canal! Não só focado em receitas, o Taste também vem criando laços fortes com conteúdos de viagem e estilo de vida.
Steal The Look (https://br.pinterest.com/stealthelook/) : uma forte candidata para as nossas amantes da moda. O portal de notícias traz em seu perfil referências de looks de celebridades, truques de styling, lançamento e tendências e muito mais!
Pantone Color (https://br.pinterest.com/pantonecolor/) : a empresa que é responsável por ditar a cor do ano é uma ótima fonte de referência de criações visuais, seja no designer de uma peça, ou na identidade de uma marca por completo.
Tempo da Delicadeza (https://br.pinterest.com/tempodadelicadeza/) : para as românticas e minimalistas de plantão, esse é o seu perfil ideal. Com dicas de decoração, arquitetura e estéticas, as pastas criadas exalam ambientes modernos, cleans e fofos. Como aqueles dos filmes que assistimos.
Agora é botar a mão na massa! Espero que essas dicas sirvam para uma jornada de muita criação e incentivo. Ah! Não poderia também deixar o nosso perfil da Juli de fora (https://br.pinterest.com/juliettamagazine/). Prepara-se para dicas de autocuidado, moodboards, lifestyle e é claro, muito rosa. Já estamos ansiosas para recebê-las por lá também!
Até o próximo #JuliettaIndica, beijinhos.
Escrito por: Letícia Guedes.