#JuliettaEntrevista: um bate-papo incrível com Bel Moreira

“A arte não pode nunca ser só sobre uma pessoa só, tem ser sobre o todo. Tem que ser sobre o impacto que você vai causar, como as pessoas vão sair depois que elas assistirem sua peça, ouvirem sua música, lerem o seu livro. Pra mim arte é cultura, é parte da sociedade”. Essa foi a resposta de Bel Moreira sobre o que a arte significa para ela. A atriz é conhecida principalmente pelo seu trabalho nas novelas “As Aventuras de Poliana” e “Poliana Moça”. Sendo assim, pode-se dizer que Bel tem feito arte a vida toda, pois cresceu fazendo diversos projetos e impactou uma geração com os seus trabalhos.

As vezes de uma maneira muito inocente, as coisas que amamos quando criança nos levam em direção a carreira que vamos seguir. Foi assim que a atriz Bel Moreira descobriu o que queria fazer. Depois de assistir e se encantar por “High School Musical”, a jovem começou a assistir outros musicais e foi crescendo com essa paixão. Certo dia na internet, ela encontrou um cartaz de uma audição para um musical, o que despertou uma imensa vontade de participar.

“Quando eu vi esse flyer, pensei ‘é isso que eu quero fazer da minha vida’. Minha mãe ficou obviamente muito preocupada porque ela não era uma pessoa que tinha interesse de me ver trabalhar muito cedo. Ela queria que eu me desenvolvesse mais enquanto ser humano, enquanto adolescente que eu me descobrisse como pessoa. O que eu acho ótimo hoje em dia, acho que isso foi essencial para que eu tivesse uma adolescência saudável”, explica a atriz.

Bel Moreira em registro para as redes sociais (Foto: Reprodução/@bel_moreira)

Da mesma forma, Bel conseguiu o apoio da mãe e a partir daí foram espetáculos atrás de espetáculos. A jovem se mudou de Curitiba para São Paulo por conta dos trabalhos, e o seu interesse se concentrava apenas no teatro nesse momento “Quando eu não tava em cartaz com alguma peça, eu tava fazendo aula canto, de dança, fonoaudióloga, otorrino, teatro e por aí vai. Era bem divertido […] O início foi meio isso, foi meio eu descobrindo o que é palco, crescendo nas coxias. Foi muito especial”, compartilha.

Muitos artistas que começaram a trabalhar desde de criança já relataram como foi diferente amadurecer no meio artístico. Algo que vai além do trabalho, uma vez que envolve os questionamentos pessoais e a forma como se é visto publicamente. Para Bel, aconteceu da mesma maneira “Quando você é uma criança que cresce com responsabilidade de adulto, você cresce de forma diferente. Você tem ansiedades diferentes, preocupações diferentes. É engraçado que isso afetou muita coisa. Primeiro que a minha forma de se relacionar, que eu aprendi a ser, foi uma forma muito profissional. Dentro de um ambiente profissional eu sei me portar, mas dentro de um ambiente social eu fico sem saber o que fazer. To aprendendo isso agora […] Eu acho que fiz terapia a minha vida inteira praticamente, então isso me ajudou nessas confusões”, desabafa a atriz.

Bel Moreira na dramaturgia (Foto: Reprodução/Internet)

Seu trabalho mais recente foi no musical “ O Rei do Rock”, que foi sucesso de público e crítica. Na obra, Bel interpretou Priscilla Presley, onde mostrou um verdadeiro show de atuação e uma voz potente. Ademais, foi a primeira vez que a artista interpretou uma personagem que é mulher adulta. “Pra mim foi bem difícil, inicialmente. A gente tem 3/4 fases da Priscilla. Quando eu tava na fase 14 anos tirei de letra, sempre fui a menina, sempre fui a garota, a criança. Quando chegou na parte de ser a mulher eu pensei ‘caraca, tenho que descobrir mais um pouco mais disso sobre mim em cena’ até porque eu sou meio moleca na vida mesmo. Então foi uma descoberta em dobro”, compartilha Bel.

A atriz contou que acha que está sendo legal essa transição de personagens infanto-juvenis para personagens adultos, porque isso abre outras portas para o seu trabalho como atriz, além de outras possibilidades e também sai um pouco da sua zona de conforto. Ela ainda não teve muitos projetos assim, mas acredita que “O Rei do Rock” vai ser um dos pontapés iniciais.

E por falar em personagens fictícios, se Bel pudesse trabalhar com uma personalidade por uma semana, seria ela a Morticia Addams, da Familia Addams! “Seria muito divertido, eu seria uma pessoa muito espevitada perto dela” a atriz diz. Atrelado aos espetáculos teatrais e as telinhas, Bel também vai investir na sua carreira musical. Esse ano ainda deve sair um EP. No Spotify, ela tem duas música em parceria com o Moozer intituladas “Soturno” e “Goodbye”.

Bel Moreira em cena do musical “O rei do Rock” (Foto: Reprodução/@bel_moreira)

A versão da Bel Moreira que ninguém conhece é uma pessoa que gosta das coisas simples, de ficar em casa, com a esposa e o cachorro delas, além de gostar de cozinhar. É o que mais ela tem amado ultimamente. “Eu sou muito dona de casa, isso é grande parte da minha personalidade. Tenho ascendente em virgem, então amo estar arrumando tudo. […] Obviamente gosto de filmes e séries que são mais sérios, mas também amo a cultura pop. Adoro assistir um bom reality show. Amo K-Pop. Adoro Studio Ghibli. E sou viciada em moda”, revela a artista.

Durante a entrevista, Bel ainda mencionou que o processo em que começou a expor mais a sua vida pessoal foi um período bem difícil, principalmente quando se tratava sobre a sua sexualidade. “Quando eu escolhi me assumir foi muito neste lugar de eu prefiro que não pegue mais trabalhos, mudar de carreira do que passar a vida assim. Ser a pessoa que não era eu. […] Cheguei em um ponto da minha vida que eu não vou me esconder. Não acho que eu mereça viver assim” Ainda é um processo que continua e Bel se descobriu lésbica “Eu passei por um grande processo de heterosexualidade compulsoria”.

Bom, ainda existe um grande caminho a ser percorrido por Bel Moreira — uma verdadeira artista que possui multifacetas para compartilhar com o mundo, seja como profissional ou como uma pessoa inspiradora. A Julietta espera vê-la brilhar muito mais!

Escrito por: Ana Vitória Pantoja

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *