#JuliettaEntrevista: Saiba tudo sobre a romantasia de Bruna Lalleska

Para o Especial das Autoras de hoje, a Julietta entrevistou Bruna Lalleska, escritora dos livros “Um Amor de Bruxa: Magia de Halloween”, “Inesquecível: Uma aventura no Olimpo” e “Coroa de Névoa”. Leia a entrevista e saiba tudo sobre o universo literário e curiosidades sobre a autora.

(Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal)

Bruna é escritora, psicóloga, taróloga e cafeomante (faz leitura de borras de café). Com 28 anos, a autora escreve livros de romantasia, uma mistura de romance com universos mágicos. Em suas horas vagas, ela se dedica em temas sobre espiritualidade e autoconhecimento, como também gosta de fazer duendes de biscuit. 

Com características marcantes, Bruna se descreve como uma pessoa corajosa, sonhadora e gentil. Sua música preferida é A luz que acende o olhar, de Deborah Blando. Outra curiosidade da autora é que ela gostaria que, um dia, as autoras Meg Cabot e Sarah J. Maas comentassem sobre suas obras de romantasia. 

A autora começou a escrever desde a adolescência e seus primeiros escritos foram fanfics de Crepúsculo, filme que marcou a sua vida. “Crepúsculo foi uma história que me inspirou a escrever. Eu já tinha lido alguns livros antes, mas foi o primeiro livro que me impactou”, conta.

Bruna considera a leitura um hábito muito importante, porque foram os livros, principalmente os de fantasia, que a ajudaram em momentos difíceis. “A leitura, para mim, tem um peso muito grande, porque os livros salvaram a minha vida. Eu sempre gostei desse lado mágico da fantasia que tira a gente de uma realidade, muitas vezes, cruel, e nos coloca em um mundo em que tudo é possível”.

Ao ingressar na faculdade de Psicologia, a autora começou a levar a escrita a sério. Ela queria criar seus próprios personagens e escrever uma história original. A cada início de uma nova história, o processo criativo de Bruna começa em uma imagem, sejam fotos no Pinterest ou capas pré-pontas. Por meio do visual, Bruna projeta suas ideias no papel e vai traçando uma narrativa.

A primeira publicação da escritora foi o livro “Inesquecível”. Bruna buscou, em um primeiro momento, algumas editoras tradicionais, mas os preços estavam acima do que ela podia pagar. Por isso, a autora decidiu fazer uma publicação independente. O lançamento da obra aconteceu em uma livraria junto com amigos, familiares e pessoas próximas de Bruna. 

Livro “Inesquecível: Uma aventura no Olimpo” de Bruna Lalleska. (Foto: Reprodução/Amazon)

Este foi um marco importante na sua trajetória como escritora, mas o lançamento do seu mais novo livro conseguiu ser ainda mais especial. “Foi muito bacana a primeira publicação, mas acho que nada se compara a lançar um livro na Bienal, como foi o caso de ‘Um Amor de Bruxa’”, diz.

Um Amor de Bruxa” é o novo livro de Bruna, que foi lançado na Bienal do Livro deste ano, na cidade de São Paulo. Para a autora, este foi um momento marcante porque era sua primeira vez na feira como escritora. Ela estava ansiosa com essa nova experiência, pois, não sabia se seus livros seriam vendidos, mas, para sua surpresa, o lançamento foi um sucesso. “Eu esgotei os meus livros por duas vezes seguidas e conheci pessoas maravilhosas, autores incríveis e leitores incríveis”, relata.

A obra de romantasia conta a história de Lisa, uma taróloga que acabou de comprar um sebo, mas, ao se mudar, descobre que o local é assombrado por um fantasma, Matteo, que, segundo Bruna, “é um italiano que ama cozinhar e muito gentil, que passou os últimos cem anos preso no sebo muito sozinho”. A partir disso, Lisa e Matteo se conhecem e se tornam amigos.

Livro “Um Amor de Bruxa: Magia de Halloween” de Bruna Lalleska. (Foto: Reprodução/Amazon)

A escritora disse que, dentre as suas personagens, Lisa é a que mais se identifica, por ambas possuírem as mesmas características. “Ela se parece muito comigo. A Lisa é taróloga e quer ser escritora, a religião dela também é wicca e está numa fase mais madura”. Para além de se identificar com Lisa, Bruna disse que seria com essa personagem fictícia que passaria uma semana trabalhando. 

Ao longo de toda a sua trajetória na literatura, a autora se orgulha muito da sua evolução comparada com a sua versão adolescente. “Quando eu olho para trás, eu me orgulho quando vejo o processo de pegar um rascunho meu quando tinha 15 anos e um livro hoje impresso e a evolução disso. Como qualquer profissão ou qualquer trabalho, a gente está sempre num constante aprendizado e numa busca por melhorar aquilo que a gente faz”, conta.

Bruna considera que o seu sonho como escritora é ver um seu livro adaptado para uma versão audiovisual. Dentre as suas obras, a autora aposta no seu mais novo lançamento. “Eu quero ver o meu livro virar filme, qualquer um deles, mas eu acho que ‘Um Amor de Bruxa’ tenha potencial maior para o mercado audiovisual”. 

Em uma possível adaptação, Bruna gostaria que uma das atrizes, Chloe Bennet e Demet Özdemir, interpretasse o papel de Lisa. Para o personagem de Matteo, a escritora escolheria o ator Alex Pettyfer.  

A autora de romantasia também comentou sobre o Especial para Autoras e disse ter se interessado pelo projeto da Julietta. “Eu achei fantástico, inclusive eu já vi alguns autores que vocês já entrevistaram e eu fiquei extremamente curiosa para ler a entrevista, mas eu não consegui sentar e ler”. 

Além disso, Bruna ressaltou como essa iniciativa proporciona que autores nacionais ganhem mais espaço na internet. “Isso é uma forma também de incentivar um autor a seguir naquele caminho que ele escolheu. Eu penso que a maioria dos escritores, principalmente os independentes, são muito invisibilizados, e essa proposta dá voz e vida a essas pessoas. É um projeto que eu, com certeza, apoio e estou animada com ele”.

Ela também comentou sobre o significado do universo literário para ela, tanto como escritora quanto leitora. “Quando eu penso no universo literário, me ocorrem muitas coisas, desde uma gratidão como também eu encaro como um desafio para mim enquanto escritora. A Bruna leitora é fascinada porque, justamente, por meio disso é que eu consigo ter acesso a histórias tão incríveis de outros escritores. Mas, enquanto autora, representa um desafio. Não é um desafio que eu encaro com receio, ou com algum sentimento negativo, mas eu percebo que, por ser um universo tão vasto, também é muito difícil de você se destacar enquanto escritora”, descreve.

Por fim, Bruna falou sobre suas motivações para continuar sua trajetória como escritora, como o desejo de que seus livros tragam mais esperança para os leitores sobre o mundo e o amor. “Me motiva saber que as minhas histórias fazem as pessoas continuarem acreditando que o amor é possível. Eu também quero que os meus livros inspirem as pessoas a acreditarem que o mundo pode ser um lugar melhor e que vale a pena viver nele, vale a pena lutar pelas coisas em que nós acreditamos”.

Escrito por: Luísa Machado.

Revisão por: Milly Ricardo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *