Escritora de romance cristãos, essa é a Vi Carvalho, nossa autora do Especial de hoje! Durante a entrevista falamos sobre a sua trajetória, sonhos, motivações e projetos. Confira aqui tudo o que rola no mundo literário da escritora.
(Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal)
Autora desde 2022, tanto de forma tradicional pela Editora Coerência quanto de forma independente, no universo literário ela é a Vi Carvalho e nos revela o porquê escolheu utilizar esse pseudônimo. “Na verdade esse pseudônimo é só porque eu achei que combinava (risos). Eu escolhi utilizar o Vi em específico porque era um apelido que as pessoas me chamavam. Meu nome é Ana Vitória Carvalho, minha família me chama de Ana, mas não queria colocar esse nome porque já tem muitas “Anas”. Achei que Vitória Carvalho ia ficar muito grande, então escolhi Vi”, explica.
A escritora de ficção cristã contou como começou a escrever. “Eu lia muita Fanfic na internet e essa era a minha vivência. Eu gostava muito de ler, mas eu não tinha muitos livros. A primeira ficção cristã que eu li em toda a minha vida foi “ ‘A Lágrima de Vidro’ da Gabriela Costa. Aí, decidi que eu ia escrever um livro para eu ler, escrevi meu primeiro romance. Comecei a escrever para mim e para uma amiga. Éramos recém convertidas na época e queríamos ler alguma coisa de romance, mas não tinha algo que se baseasse no nosso princípio de vida, então fui lá e escrevi para nós duas e publiquei”, conta.
Sobre os personagens que já escreveu, a autora fala qual ela mais se identifica. “As minhas protagonistas carregam vivências minhas, mas são muito distintas de mim. Elas têm a sua personalidade, mas existe um personagem de um livro que ainda não foi lançado. Ele (personagem) é secundário e tem pouco tempo de livro. Mas é o que mais me identifico e por incrível que pareça, não é uma mulher, é um homem: o Gustavo”, revela.
Quando a Julietta perguntou qual personagem de filme a escritora trabalharia por uma semana, ela respondeu sem pensar muito: “A Cher Horowitz, das Patricinhas de Beverly Hills. Eu sou uma Cher madura e lavada pelo sangue de Jesus (risos)”, brinca.
Vi fala sobre a sua motivação de continuar no mundo literário. “É o talento que Deus me deu. Eu acredito que a escrita foi um talento que o Senhor me deu e esse é o único motivo que continuo escrevendo. Não é por dinheiro, nem por fama, é pelo Senhor”, afirma.
Como escritora, ela se orgulha dos seus livros terem gerado testemunho. “Quando eu comecei a escrever, não queria que fosse só um livro de entretenimento. Queria que edificassem e trouxessem algo para o coração das pessoas. De uma maneira que eu não esperava, os meus livros alcançaram pessoas em coisas que eu também não esperava”, ressalta.
“Em Roteiro Perfeito, por exemplo, a pauta do livro nunca foi sobre luto. Mas uma vez eu recebi um comentário de uma moça. Ela falou para mim que o livro a ajudou muito no momento em que estava passando pelo luto da mãe. Os meus personagens perdem os pais, eu abordo sobre isso, mas não é o tema principal. Então, o que mais me orgulha é que, embora que não seja intencional, e isso não vem de mim, vem do Senhor, os meus livros alcançam pessoas de alguma forma”, acrescenta.
(Foto: Reprodução/ Amazon)
Durante a entrevista, Vi falou acerca do seu processo criativo. Ela disse que atualmente cria slides com suas ideias e apresenta para a sua revisora. “Ela (revisora) olha para mim e fala: vamos fazer isso ou isso não tem nada a ver com você. E vou desenvolvendo a ideia a partir disso”, disse. “Depois que nasce a ideia de um livro, vai nascer o ponto daquele livro. Então, vou colocar o que quero passar por meio da história, qual a mensagem. Em Roteiro Perfeito, por exemplo, é um livro que fala sobre como glorificar a Deus na vida cotidiana. Eu vou mostrar para as pessoas por meio de ações e diálogos dos personagens como glorificar a Deus”, explica. Vi acrescenta também que quando vai escrever sobre algum sentimento de um personagem costuma escutar músicas sobre o assunto.
Quando perguntada o porquê escolheu o romance, ela fala: “Deus tem uma história para cada um de nós e as histórias de romance são as mais empolgantes. Para mim, você pode viver de tudo na sua vida, mas nada vai ser mais empolgante do que viver um romance. Eu poderia escrever qualquer outro gênero do mundo, mas não ia me satisfazer como o romance”, ressalta.
Vi escolheu “Grande é o Senhor” como música para definir sua vida como escritora. “É uma música que vai exaltar o nome do Senhor e é exatamente isso que faço por meio da minha escrita”, afirma.
(Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal)
Sobre o Especial das Autoras, a escritora fala: “Eu achei muito legal, eu amei. É um espaço muito bom para falarmos sobre nosso trabalho. É um propósito muito legal. Gostei bastante de ter sido chamada”, disse.
Em sua trajetória como autora, ela nos conta um sonho que deseja alcançar. “Eu queria muito estar em lugar que tivesse muitos leitores de um livro meu e que eles tenham acolhido o evangelho de Jesus para dentro do coração. Eu queria muito lançar uma obra que falasse de Deus de uma forma tão clara e aberta. Que o Espírito Santo agisse no coração das pessoas e fizesse que elas enxergassem a verdade do evangelho. Esse é o meu maior sonho como escritora”, ressalta.
Vi fala também sobre o seu primeiro processo de publicação. “Eu comecei os meus primeiros processos de publicação como pagante na Editora Coerência. Minhas duas primeiras publicações, O Amor que Não se Pode Ver e O Roteiro Perfeito, foram assim. Depois eu virei autora tradicional deles com o livro, Gentilmente, amor”, conta.
(Foto: Reprodução/ Amazon)
Sobre um autor ou uma autora que Vi gosta muito e que adoraria que comentasse seu livro, ela surpreende ao dizer: “Eu já tenho esse comentário nos meus livros (risos). É de uma autora que gosto muito, a Tati, do perfil @tati.escreveu. Ela é uma autora incrível, uma amiga que eu conheci na época que estava fazendo o Roteiro Perfeito”.
Com seus livros, Vi quer despertar nas pessoas dois propósitos: edificar e evangelizar. “Quero que o Espírito Santo age no coração do leitor e que ele se converta ou ele (leitor) que já é cristão, seja edificado. Eu quero que os meus livros sejam uma porta aberta para Deus, independente de como Ele queira fazer”, disse.
Ao responder qual livro mais marcou a sua vida, Vi responde sem pensar: a Bíblia! “Sendo mais específica, o evangelho de João me marcou muito”, revela.
Assim, com seu jeito leve e divertido, Vi carrega o talento da escrita, e deixa claro que esse dom que Deus te deu é a sua maior motivação. Com seus livros, a autora busca evangelizar e edificar seus leitores por meio do agir do Espírito Santo, mostrando que suas histórias vão além de uma simples leitura e entretenimento. Glorificar e exaltar o nome do Senhor em cada página de suas obras, esse é o universo literário de Vi Carvalho!
Outros livros de Vi Carvalho:
Sem você não tem Natal / O Amor é como a Lua
Escrito por: Duda Ribeiro.
Revisão: Milly Ricardo.
Parabéns, amei a entrevista,acompanho a Vi há um bom tempo,amo a vida dessa escritora maravilhosa, que Deus continue sendo o centro da vida dela e de todos os seus livros!!!!😍😍❤️