Hoje, as leitoras da Julietta vão embarcar nas histórias de ficção cristã da autora Evelyn Souza, além de saber as curiosidades e trabalhos do mundo literário da escritora.
(Foto: Reprodução/ Arquivo Pessoal)
Evy, como é chamada em suas redes sociais, mora em Pernambuco, no município de Jaboatão. Além de autora, ela é criadora de conteúdo. Evelyn nos conta que na adolescência queria fazer Jornalismo, mas que com o tempo começou a pegar o gosto pela leitura. “Quando peguei o gosto pela leitura, vi que era muito legal criar o próprio mundo. Então comecei a sonhar com isso”, afirma.
“As pessoas pensam que os autores são ricos e têm muitas condições, mas na verdade, nem todos são assim. Eu pensava que devido a minha realidade, de onde eu moro, eu nunca conseguiria escrever um livro. Mas eu comecei a me inspirar nas autoras que divulgavam seus livros pela internet”, explica. Evy fala que o seu sonho de criança (escrever um livro) se tornou possível por causa dessas inspirações.
Sobre qual dos seus personagens a escritora mais se identifica, ela fala que as autoras sempre têm um pedacinho delas nos personagens. Mas conta que a Evelyn de hoje se identifica mais com a Grace. “É uma personagem que vive sempre no mundo da lua, e eu sou assim também (risos). Por muito tempo eu achei que meus sonhos não fossem se realizar e a Grace tem muito disso também”, ressalta.
Evy revela que o que mais te motiva na trajetória como autora é saber que o que ela faz tem um propósito maior. “Tudo o que eu faço é para a glória de Deus. Eu sempre penso no que Deus quer para mim e para meus leitores. Toda vez que vejo uma avaliação de um leitor dizendo que a minha história falou ao seu coração e saber que eu estou no caminho certo, vivendo o propósito de Deus para a minha vida, isso me motiva”, revela.
Durante a entrevista, Evelyn diz se orgulhar muito de nunca ter desistido, de ter se apegado a Deus e de ter acreditado nas promessas Dele.
Sobre seu processo criativo, Evy explicou que quando está com bloqueio, ela tenta sair de casa. “Eu tento ir na pracinha aqui perto de casa, esperar um pouco e sair da internet. No meu processo criativo, eu fluo mais quando estou fora das redes sociais, me distancio das distrações e deixo a criatividade fluir”, explica.
A autora também nos contou como faz para incorporar os conceitos cristãos nas suas histórias. “Antes de escrever, eu oro e peço a Deus para me inspirar. Quando eu vou falar sobre determinado assunto, eu penso o que a bíblia fala sobre”, conta.
Para definir a sua vida como escritora, Evy escolheu a música: God Is In The Story (Katy Nichole).
A Julietta perguntou qual personagem feminina Evy trabalharia por uma semana. A autora escolheu Anne, de Anne of Green Gables. “Ela iria me inspirar muito”, afirma.
Acerca do Especial das Autoras, Evelyn nos conta que esse projeto faz outras pessoas se inspirarem. “É muito bom vocês darem essa visibilidade para as autoras nacionais”, disse.
Como escritora, Evy sonha em ser publicada por uma editora tradicional. “Acho que a escadinha é assim, a gente publica independente, conquista os nossos leitores e é notada por uma editora tradicional”, conta.
A autora falou sobre seu primeiro processo de publicação.“Eu publiquei meu primeiro conto que foi “Festa na Lua”. E foi relativamente fácil. A ideia veio a partir da música “Dancing on the moon”. Comecei a pensar: imagina se uma menina fosse para a lua dançar com Jesus. Assim, surgiu o primeiro livro (Festa na Lua), eu escrevi em uma semana. Passei para a revisora e todo mundo amou, é o meu livro com mais avaliação na Amazon e conquistou muitos leitores”, revela.
E se seus livros virassem adaptações, Evy nos revelou quem ela escolheria para interpretar. “Acho que a Anna Popplewell, que fez a Susana em ‘As Crônicas de Nárnia’. Ela daria uma ótima Violeta, a personagem principal de Festa na Lua. Ela é bem branquinha, tem o cabelo escuro, é bem parecida com a personagem. Já em ‘Grace e um livro peculiar’, eu escolheria a atriz Nico Parker para fazer a Grace”, afirma.
Evelyn aproveitou para falar um pouquinho sobre os seus livros. “Festa na lua é um conto bem rapidinho. Ela fala sobre uma menina que está frustrada com a sua vida. Tudo que ela tentou realizar deu errado, ela se afunda na depressão e ansiedade. A personagem dorme o dia todo e passa as noites acordada observando a lua. Em uma determinada noite, um homem joga uma pedrinha na janela dela, ele entra no quarto dela e a convida para uma festa. Não vou falar mais para não dar spoiler (risos) Vocês têm que saber o que vai acontecer no final”, disse.
(Foto: Reprodução/Amazon)
“Em Grance e um livro Peculiar, conta a história de uma nordestina, que mora na ilha de Fernando de Noronha. Ela escreve cordéis, é uma menina muito sonhadora, vive no mundo da lua. Ela é convocada para uma missão de resgatar sete pergaminhos originais de um livro responsável por manter a ordem, paz e equilíbrio do mundo. Porém, esse livro está desaparecendo (não é o tipo de livro que podemos imprimir em uma gráfica). Para Grace completar a missão, ela tem que ir para um mundo mágico para conseguir os pergaminhos”, conta.
(Foto: Reprodução/Amazon)
Quando questionada sobre para quem ela sente que escreve, Evy não demora para responder. “Acho que para mim e para Deus. Eu não gosto de ir na onda de todo mundo, eu fujo do que todo mundo está fazendo. Eu faço de acordo com o meu tempo e com os valores que eu aprendi. Então não faço nada por pressão, faço de acordo com aquilo que agrada a Deus”, afirma.
Na exclusiva, a autora de fantasia nos falou seus autores preferidos e que adoraria que comentassem seus livros. “É impossível porque ele já morreu, mas C.S. Lewis é a minha maior inspiração. ‘As Crônicas de Nárnia’ foi que deu asas a minha imaginação. Mas nacional, eu tenho a minha queridinha que é a Sara Gusella que me inspira muito”, ressalta.
Mais do que a leitura, Evy quer lembrar aos seus leitores que eles vão morar no céu um dia. “Estamos em um tempo em que só pensamos nas coisas materiais e eu quero lembrar que um dia vamos morar no céu. Existe uma vida depois disso aqui, há um céus nos esperando e vamos morar lá”, disse.
Para a autora, “As Crônicas de Nárnia” e “Anne of Green Gables” foram os livros que mais te marcaram.
Fora do mundo literário, a autora nos conta que ama assistir filmes, séries, ir à igreja e passar tempo com sua filha.
Ao longo de toda a entrevista, Evy nos mostrou que vale a pena lutar pelos seus sonhos, viver os propósitos de Deus e que desistir não é uma opção. A autora de ficção cristã se revela uma pessoa de fé, perseverante e que não abre mão dos seus princípios. Com a leitura, ela quer impactar e deslumbrar o público com a sua escrita carregada de fantasias em que a imaginação e a criatividade estão sempre presentes.
Escrito por: Duda Ribeiro.
Revisão por: Milly Ricardo.
Não sei se minha imaginação é fértil mas ao ler Festa na Lua e Grace e um livro peculiar, foi possível me imaginar no lindo cenário que Evy Souza criou, além de uma leitura emocionante, me levou a refletir sobre vários aspectos da vida! Super recomendo!