Juliana Marquesi, mais conhecida como J Marquesi, possui mais de 20 títulos de romance e é a nossa autora do Especial de hoje! Durante a entrevista, a escritora nos contou sobre sua carreira, sonhos, trabalhos, livros e, claro, tudo com muito romance.
(Foto: Reprodução/ Arquivo Pessoal)
Do interior do Rio de Janeiro, da cidade de Piraí, Juliana fala como começou a sua trajetória literária. “Eu comecei em 2017 por meio do wattpad, mas eu escrevo livros desde os 13 anos de idade. Eu me apaixonei pela leitura muito pequena, ainda na escola”, conta.
“Li meu primeiro livro e não parei mais, até que comecei a ficar insatisfeita com os finais das histórias e decidi começar a escrever”, acrescenta.
A Julietta perguntou qual das suas personagens Juliana mais se identifica. “Todo personagem tem um pouco do autor, principalmente do que o autor vivenciou. Eu não me identifico com nenhuma, mas ao mesmo tempo com todas. Todas tem um pouquinho de mim”, revela.
Apaixonada pela escrita, a autora fala que não se vê sem escrever. “Hoje eu consegui unir o que eu amo fazer com o trabalho e isso me motiva muito a continuar. A escrita virou meu trabalho e eu não sei fazer outra coisa a não ser escrever”, afirma. Juliana ressalta também o carinho de seus leitores como motivação na carreira.
A personagem que a autora escolheu para trabalhar durante uma semana foi a Miranda Priestly de “O Diabo Veste Prada”. “Eu ia fazer tudo errado, não sei nada de moda (risos)”, brinca. “Mas eu ia gostar de trabalhar com ela, ia aprender a não chorar à toa, depois de escutar uns gritos”, completa.
Juliana diz se orgulhar muito da mulher que se tornou. “No início eu não sabia se ia dar certo. Mas eu consegui e hoje eu posso dar todo o conforto para a minha filha, tudo por causa dos livros. Isso para mim é motivo de muito orgulho”, ressalta.
A escrita revela como é o seu processo criativo. “Eu tenho ideia do enredo. Depois eu sento, penso os detalhes, pesquiso tudo, monto os personagens e depois começo a escrever”, disse.
Quando perguntada sobre o porquê de escrever romances, Juliana é direta ao responder: “Ele (o romance) me escolheu. Quando criança eu via minha mãe lendo um livro por dia, então comecei a ler também. Lia os romances de banca”, conta.
Para Juliana, “Rise up”, da Andra Day, é a música que define a sua vida como autora. “Ela é superação, a música fala sobre se reerguer”, afirma.
Sobre o Especial das Autoras, a escritora falou o que achou da proposta. “Eu amei, achei maravilhoso! São mulheres fazendo conteúdo para mulheres, é visibilidade, empoderamento, autoavaliação. Eu gosto muito disso!”, ressalta.
Como escritora, ela sonha em ver um livro seu virar filme. “Quando eu escrevi “Duas Vidas” eu tive a certeza de que estava escrevendo um roteiro de cinema. Eu tô muito feliz com a minha carreira, meus livros têm bons resultados, eu tenho alcançado mais leitores. Mas o meu sonho, hoje, é transformar esse livro em filme”, revela.
Juliana aproveitou e falou quais atores interpretariam os personagens principais. “Na época que escrevi eu via a Liz, a protagonista, na atriz Débora Nascimento. Já o protagonista é americano, loiro e de olhos claros, então acho que seria o Rodrigo Hilbert”, conta.
A autora explica como foi o seu primeiro processo de publicação. “Em 2016, descobri um grupo no Facebook de livros. Vi várias pessoas comentando e divulgando seus livros, baixei o kindle e comprei um livro do Jhonatas Nilson. Nos agradecimentos, ele dizia que agradecia ao pessoal do wattpad. Fui pesquisar o que era e descobri que você poderia publicar seu livro lá e deixar para as pessoas lerem. Comecei a escrever um livro do zero e publiquei. Foi assim o meu processo”, explica.
Na lista de leitores preferidos de Juliana, ela cita Ágatha Christie, Sidney Sheldon e Judith McNaught. “Se ela (Judith) comentasse os meus livros, eu ia morrer (risos)”, brinca. “Eu ficaria muito feliz”, afirma. Para completar, Juliana fala que esses três autores fazem parte da escritora que ela se tornou.
Além da leitura, a autora quer despertar o aprendizado, que seus leitores possam identificar suas vivências nas suas histórias por meio de uma leitura leve e gostosa. “A minha função como escritora é, em algum momento, trazer uma reflexão”, afirma.
Ao todo, durante a exclusiva, J Marquesi não esconde seu amor pela escrita, que começou desde de criança e permanece vivo até hoje. Resiliente, ela encontrou nos livros uma forma de superação e, hoje, se orgulha da mulher que se tornou. Com suas histórias, Juliana convida o público a refletir sobre a realidade, buscar um olhar para si e encontrar nos livros uma transformação por meio da leveza de uma leitura recheada de romance!
Alguns dos Livros de J. Marquesi:
Acesse todos os livros da autora aqui.
Escrito por: Duda Ribeiro.
Revisão por: Milly Ricardo.