#JuliettaEntrevista: Conheça a autora Ana Carina de Souza e seu mundo literário 

No Especial de hoje, você vai conhecer o mundo da literatura de mais uma escritora. Natural da Bahia, a autora Ana Carina de Souza, de 23 anos, é, além de escritora, formada em designer gráfico. E nos apresenta seu universo literário repleto de fantasia. 

(Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal)

Ela conta que começou a escrever no Ensino Fundamental. “Eu tinha uma professora que era bibliotecária, ela ficava na biblioteca e eu ia muito lá. Eu não era muito de ler não (risos), mas ela me influenciou”, conta. 

Já no Ensino Médio comecei a ler mais e escrever poemas. Depois, no caminho da faculdade, eu lia algumas histórias, inventava alguns personagens e desenhava eles. Até que em um momento vi que dava para criar uma história com esses personagens”, acrescenta. 

A autora do livro “Em busca da chama perdida” define o ato da escrita como empolgante e menos solidário. Ela faz disso sua maior motivação para continuar na trajetória. Ana se orgulha de ter conseguido lançar seu livro e ver outras pessoas lendo a sua obra. 

A escritora define seu processo criativo como uma parte complicada. “Se eu tenho uma ideia em mente, eu sempre quero ter o final dela. Eu escrevo o final da história e depois sigo o caminho”, afirma.

Ana fala um momento marcante na sua vida como escritora: “Foi quando eu ganhei meu primeiro leitor e minha primeira estrela na Amazon. Não é sobre a questão do dinheiro, acho que é sobre alguém estar empenhado para pesquisar e conhecer meu livro”, revela. 

A autora fala que gosta de colocar suas características em seus personagens. “Isso os torna mais humanos e me sinto mais perto deles”, afirma. Mas, ela conta que se identifica mais com a protagonista, Ayla. “Ela sempre tá observando as coisas, ela é desconfiada”, disse. 

Ao escolher uma música que defina a sua vida na literatura, ela cita “Pra quem tem Fé”, de O Rappa

Ana fala sobre o Especial das autoras e conta o que achou da proposta. “Com certeza é um projeto muito incrível! Abre portas para quem está começando ou quer começar. Espero que esse projeto continue e cresça”, disse. 

A autora conta que seu primeiro processo de publicação foi trabalhoso. “Eu não sabia de nada, não sabia por onde começar. Pesquisava em todos os lugares. Até chegar em uma conclusão, foi bem trabalhoso”, define.

Um sonho para a carreira de escritora de Ana é que seus livros virem adaptações cinematográficas. E que ela possa, também, participar desse projeto. 

Sobre uma autora que Ana adora e que ela adoraria que comentasse seus livros, ela responde sem pensar: Sarah J.Maas.Ela me colocou no mundo da fantasia. Uma das iniciativas para querer escrever sobre esse gênero foi por causa dela”, afirma. 

Além da leitura, a autora conta que gosta de desenhar e está sempre em busca de fazer coisas novas. 

Sua obra “Em busca da chama perdida” conta a história da perspectiva de uma garota, de 19 anos, que está cansada da sua rotina e começa uma busca pelo seu pai. Nas terras distantes e proibidas, ela encontra um Ser misterioso e bem diferente dela. A protagonista se encanta pelo lugar e junto com o Ser misterioso, eles vão em busca do Rei desaparecido. 

(Foto: Reprodução/Amazon)

Claro que a Julietta quis saber qual personagem feminina a autora trabalharia por uma semana. “Com certeza alguém que me traga muita produtividade e que me ajude (risos). Eu diria a personagem principal de ‘Anjo da Noite’, acho que seria divertido”, brinca. 

Se permitir mergulhar em um mundo novo e trazer emoções profundas. Que minhas histórias possam ficar com cada leitor e fazê-los seguir seus sonhos”. Assim define Ana sobre o que quer despertar em cada leitor. 

Uma porta para um mundo desafiador, esse é o universo literário de Ana Carina de Souza, que nos desafia a querer e a buscar sempre por algo maior. Durante a entrevista, a autora revela ser criativa, esforçada e corajosa. Ela faz da escrita algo empolgante, menos solitário e que a acompanha desde a época da escola, possibilitando, em cada página, encontrar emoções profundas e um mundo novo! 

Escrito por: Duda Ribeiro.

Revisão por: Milly Ricardo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *