Quando falamos de Gilmore Girls e obras literárias, todos logo pensam na Rory e na sua extensa lista de livros lidos e falados na série, não é? Mas pouco se fala da lista de livros citados pela sua mãe! Lorelai Gilmore é uma personagem inteligente, engraçada e repleta de referências culturais e sensacionais. Durante os episódios, ela cita alguns livros, faz referência ou até mesmo aparece lendo eles, o que é muito interessante e inspirador para nós, que estamos assistindo a série.
Para começar, vamos falar de um livro muito famoso e que todo mundo deve conhecer. Quem nunca ouviu falar de !Alice no País das Maravilhas”, certo? Na quarta temporada, Lorelai faz referência à obra de Lewis Carroll, quando brinca dizendo ter seguido um coelho branco e caído em um buraco.
Um livro também muito conhecido dessa lista com certeza é “A Redoma de Vidro”, de Sylvia Plath. Se você nunca ouviu falar, está esperando o que para conhecer? A autora é maravilhosa e o livro prende você, tudo tão incrível que Lorelai diz para Rory, logo na primeira temporada, a seguinte frase: “Por que não fica em casa e lê A Redoma de Vidro? Dá na mesma.” Ou seja, influenciando a filha a gostar dos mesmos livros que ela.
Outro conto bastante famoso citado pela personagem foi “Moby Dick”, de Herman Melville. Ela, durante uma cena com sua melhor amiga Sookie, chamou a amiga de “capitão Ahab”, um personagem do livro.
Viciada em livros de romance, ‘O Sol é Para Todos’ é um dos livros da lista. O romance é um dos maiores clássicos da literatura, tendo ganhado até mesmo um Prêmio Pulitzer no ano de 1961. Quando cita o livro, Lorelai também se dirige à Sookie, fazendo referência a um personagem misterioso do livro. Como de costume, a referência não é única, pois ela cita também em outra temporada.
Lorelai se mostra bastante fã de contos fictícios, quando cita, também, “Outlander”, livro de fantasia escrito por Diana Gabaldon. Em sua frase, Lorelai diz: “Mãe aos 16, para começar. É legal em Outlander, mas em outros lugares…”. Para quem não quiser ler o livro, a história também teve uma adaptação audiovisual.
Um de seus livros mais falados é “On the Road: Pé na Estrada”. Logo no primeiro episódio do seriado, ela cita o livro chamando o personagem Luke de Jack Kerouac. Além desse feito, Lorelai também cita o livro em outros episódios. Ela deve gostar mesmo desse, não acha?
Outro livro que nos proporciona uma cena linda na série é o que ela ganha de Chris, pai de Rory, quando se forma na faculdade. O livro que ele deu a ela foi “Qual a Cor do Seu Paraquedas?”, escrito por Richard Nelson Bolles.
Para finalizar, outro livro que Lorelai cita durante o seriado é “O Retrato de Dorian Grey”, de Oscar Wilde. O livro, antes de ser publicado como um romance, foi publicado como uma história periódica e, desde sua primeira publicação, em julho de 1980, ele faz sucesso. Não há ninguém que não tenha escutado falado desse livro sequer uma única vez.
Além dos que ela cita, Lorelai é vista lendo alguns ou até mesmo presentes no cenário. Aqui vai a lista de alguns deles:
- Cozinha Confidencial – Anthony Bourdain
- Confissões de uma Groupie – Pamela Des Barres
- The God Project – John Saul
- Big Love – Sarah Dunn
- Girls Only – Alex Witchel
- Todos os Belos Cavalos – Cormac McCarthy
- A Sangue Frio – Truman Capote
E aí, gostou? Aproveita essa listinha e tira algum tempinho para ler pelo menos algum desses, porque vale muito a pena! A Lorelai tem muito bom gosto, não tem? Qual será o livro favorito dela?
Escrito por: Sophia Naipe