E por fim, agosto se despede. Para muitos um alívio, já que as previsões do mercúrio retrógrado causaram um pouco de caos por aí. Já para outros, uma saudade e gostinho de semanas serenas. Bom, por aqui na Julietta, significa mais um período de planejamento de conteúdos imperdíveis. E para encerrar com chave de ouro, como uma boa fã da loirinha que sou, não poderia deixar de falar sobre a trilha sonora oficial do mês. Até porque, agosto realmente passou como uma memória no tempo!
No iPop de hoje, analisaremos a faixa “August”, presente no 8° álbum de estúdio da cantora norte-americana Taylor Swift. Intitulado como “Folklore”, o disco traz um lado compositora da artista que ainda não havia sido compartilhado com seu público. Muito conhecida e aclamada por escrever canções pessoais, que qualquer garota poderia se identificar, Taylor decidiu expandir sua imaginação. Em “Folklore”, somos apresentados a um triângulo amoroso fictício, composto por 3 personagens: Betty, James e Augustine, com suas respectivas canções, “cardigan”, “betty” e “august”.
Sobreposto a um tom melódico e vulnerável, a história acompanha o relacionamento de Betty e James, que foi destruído após o rapaz passar o verão com outra menina, Augustine. No entanto, por mais que esperem, a narrativa não se destaca por polêmicas como rivalidade feminina e inimizade. Na verdade, o sentimento de ambas prevalecem de tal maneira simbólica, que nós como ouvintes, conseguimos entender as particularidades de suas dores.
Em “August”, temos batidas amenas e vocais harmoniosos. A canção é uma verdadeira mansidão sentida no final do verão. Vale lembrar que como estamos falando de uma obra estrangeira, a passagem das estações são diferentes. Dessa forma, agosto para os americanos é uma forma de celebrar as memórias do finalzinho das férias, a calmaria das praias e o vento suave batendo nos cabelos. Mas como nós somos um grande país tropical, a música também serve! [hahaha]
A letra passeia pela dualidade de sentimentos de personagem. Entre as grandes expectativas de estar com James naquele momento, e a aceitação de que, no final, ele nunca a pertenceria por completo. Inclusive, a esperança da personagem é transmitida em uma das frases mais marcantes da canção ao dizer: “To live for the hope of it all” / “Viver pela esperança de tudo”.
Sendo assim, temos uma grande história de amor de verão, ou ilusão, se for pensar pelo outro lado? São muitas perguntas! “Ela pode parecer como a vilã (da história), mas ela é apenas uma garota que se apaixonou. Ela tenta parecer ok com toda a situação, quando no fundo ela acredita que o lance que eles tiveram foi algo real”, explica Taylor durante um trecho do documentário “Foklore: the long pond studio sessions”.
A verdade é que Augustine é uma garota, como qualquer outra, que gostaria de viver seu conto de fadas, com o desejo de ser enxergada, amada e escolhida. Não que isso não signifique ter decisões erradas ou confusas ao longo do caminho, mas representa sentimentos que possam ser colocados até acima de sua paixão por James, e sim em uma perspectiva geral de sua vida.
Mas agora, e Betty e James? O que acontece com os dois no final? Novamente de acordo com a loirinha do pop, eles tem um final juntos, mesmo com toda a carga emocional e inseguranças de Betty sendo expostas em “cardigan”. O casal entrelaçam seus caminhos mais uma vez ao longo da jornada.
E vocês? Gostaram de saber um pouco mais sobre essa “fofoca fictícia”? Ou até mesmo curtiram a vibe sonora de “august”? Deixo aqui indicações de músicas para quem está em uma fase sentimental e reflexiva.
- 1 step foward, 3 steps back – Olivia Rodrigo
- Cherry – Harry Styles
- The One That Got Away – Katy Perry
- Heather – Conan Gray
- The Night We Met – Lord Huron
- Nobody Gets Me – SZA
E como toda boa canção tem seu final curto e singelo, me despeço desse iPop de hoje. Até a próxima, Juli Girls!
Escrito por: Letícia Guedes