Hoje, o #JuliettaEntrevista traz o ator Pedro Goifman para nos contar sobre carreira, sonhos, bastidores e, claro, falar sobre a novela das seis da TV Globo, “Garota do Momento”! Paulista, o ator de 21 anos fez sua estreia em novelas como Guto, mas começou a atuar aos 5 anos.
Além de ator, Pedro explora outro lado artístico: o malabarismo! Filho de pais cineastas, o jovem conta que cresceu em set de filmagens. “Mas, mais do que isso, a maior influência deles foi na criação de um repertório. Eu cresci indo muito ao teatro, circo, cinema e ouvindo muita música. Eu tive uma criação muito artística”, compartilha o ator. Desta forma, o intérprete de Guto explica que assim surgiu o interesse em atuar e a paixão pela profissão. Imerso no mundo artístico, ele começou a estudar circo, se aprofundou na palhaçaria e no malabarismo; em seguida, estudou teatro e seguiu fazendo cinema, que segundo o próprio: “é a sua casa, a linguagem que mais domina”.
Como toda entrevista, a Julietta perguntou com qual personagem feminina ele trabalharia por uma semana. Pedro nos surpreende ao dizer a personagem Sandy Bochechas do “Bob Esponja”. “Eu gostaria de trabalhar fazendo experimentos com ela. Imagina ficar naquele iglu no meio do mar com a roupa de astronauta e fazendo experiências científicas (risos). Ela é uma personagem muito interessante”, detalha.
Enquanto ator, o paulista nos revela os desafios que enfrenta dentro e fora de cena. “Eu tenho dificuldade em decorar textos, tenho que repetir muitas vezes. Agora, já há um tempo com o personagem, você começa a pensar como ele. No caso da novela, por ser de época, tem que ter o cuidado com as palavras e expressões e respeitar muito o texto”. Pedro destaca que o maior desafio de sua profissão é de se colocar no lugar de uma outra pessoa e criar um personagem. “É específico e desafiador […] muitas vezes o que a gente vive nos personagens muda a nossa vida e nos atravessa profundamente. Então, o desafio é chegar nessa parte e administrar isso dentro da gente”, explica.
Pela primeira vez em novelas, Pedro fala do sentimento de estrear como Guto em “Garota do Momento”. “Tem sido muito divertido e isso é fundamental porque é a nossa cara que está lá. Então precisamos estar bem para fazer. É muito bom fazer novela, principalmente porque ela é muito boa, bem escrita. Meu personagem é muito bom, complexo, temos uma equipe maravilhosa e um elenco incrível”, afirma. Na trama, o ator viveu temporariamente como par romântico da personagem Eugênia, interpretada por Klara Castanho, e destaca como é trabalhar com a atriz. “Ela faz novelas desde criança, é uma veterana. É muito fácil trabalhar com ela. Ela sabe tudo de novela, é impressionante!”, enfatiza. Na fase atual da trama, por outro lado, contemplamos uma visão mais intensa de Guto, focada em suas descobertas pessoais. Goifman vem conduzindo, desde o início, uma construção leve e de fácil identificação do público com seu personagem. Vale a menção de que tanto Guto quanto Eugênia, às suas maneiras, entram, ao mesmo tempo, em um processo de se aceitar, ainda que separados, no enredo que se segue.
Pedro destaca o que mais acha interessante ao atuar na TV. “O mais interessante é o fato de ser uma obra aberta. Eu não sei o que vai acontecer com o Guto, e isso é muito estimulante, é como a vida mesmo. O fato do espectador interferir na narrativa por meio das redes sociais e do ibope, é uma coisa muito bonita. Temos o espectador como co-autor, isso me ajuda muito. Me assistir é essencial também porque vejo o que posso evoluir e detalhes que posso melhorar”, explica.
Para interpretar um personagem de época, o ator conta como foi a preparação e construção do Guto. O jovem revela que assistiu muitos filmes e músicas dos anos 50, período em que se passa a novela. “Eu li a biografia do James Dean e foi uma das coisas que mudaram tudo. Ler o que ele representa e como ele pensava sobre o trabalho do ator, mudou tudo para mim”. Ah! Durante a entrevista, sem dar muito spoiler, Pedro revela que está pesquisando e estudando os musicais de 50 para a preparação de uma nova fase do Guto: “Vem aí coisas que têm a ver com esse universo. É um universo muito novo para o Guto, que é um garoto acostumado a ver os filmes de Bang Bang, espionagens e motos”.
Do início da novela até aqui, o paulista conta o que evoluiu profissionalmente. “Nossa, tudo, tudo! [Risos]. Primeiro, acho que me acostumei com o ritmo da novela. No cinema, a gente grava 4, 5 cenas por dia, já na novela tem dias que a gente grava 23. É muito intenso. Sinto que estou entendendo mais a linguagem, com a novela você tem que se posicionar mais para a câmera”, diz. Pedro define que se sente um ator mais maduro em relação a novela.
Sobre os bastidores, o ator revelou a cena que mais gostou de gravar. E, com uma exclusiva para a Julietta, Pedro conta que a cena ainda não foi para o ar, mas deixou detalhes para as curiosas de plantão! “Foi a única cena que eu gravei no Alfredo Honório Show é uma cena muito divertida, tivemos muita liberdade para fazer, eu ri muito e é só isso que posso falar”. Por aqui, já estamos animadas para ver essa cena!
Ainda sobre os bastidores da novela, Pedro destacou outra cena que o marcou. “Tem a cena em que o Topete faz um ataque homofóbico contra dois garotos, o Guto entra no ataque e começa a gritar “Mariquinha” junto com o Topete e depois ele vai para a casa e tem uma cena bonita com a mãe, dele chorando no colo dela. É uma sequência muito importante para a novela e para o personagem. Eu estava muito ansioso e tenso para gravar, foi lindo […] a Maria Flor tem uma sensibilidade absurda, ela é incrível, uma baita atriz. Ela conduziu toda a cena, eu só me entreguei. Eu só estava lá existindo e chorando”, completa.
Apaixonado pela arte, o profissional conta que seu maior sonho é viver confortável como ator. “Eu gosto muito de fazer isso, independente de onde seja, independente da linguagem. Eu quero poder fazer isso até o fim da minha vida”, reforça. Causar sentimentos nas pessoas. Esse é o maior orgulho do ator em sua profissão. “É engraçado quando eu faço uma cena e as pessoas falam que choraram ou riram e que de alguma forma consegui tocá-las”, afirma.
Goifman comentou também acerca de seu outro projeto: a participação na série “B.A: o futuro está morto”. “Eu amo demais essa série. O elenco é maravilhoso, tem uma galera que pensa arte de uma maneira muito legal e que eu me identifico muito”, conta. Pedro fala que foi um grande desafio fazer a série pela história se passar em um futuro distópico.
Ao falar sobre seu personagem, o ator destaca que teve um mergulho muito grande no Tomás e que é apaixonado por ele. “É um personagem que mexeu muito comigo, foi um momento de amadurecimento muito grande. Tivemos muita liberdade para criar e improvisar […] foi uma experiência incrível”, define. Sobre projetos futuros, Pedro também estará na série “Tarã”, próximo lançamento da Disney+. A história se passa em um mundo mágico e foi gravada no Acre.
Morando há 6 meses no Rio, o ator compartilha como é viver em uma cidade nova. “Estar em um lugar novo que tem praia, é uma mudança muito grande. As pessoas se relacionam de maneira diferente, andam em outro ritmo. Os cariocas são mais calmos, tranquilos, totalmente diferentes de São Paulo”, revela. Pedro destaca o comportamento tranquilo dos cariocas e que reflete na novela. Mas, ao mesmo tempo, a trama se passa nos anos 50, em um cenário de repressão. O ator evidencia essa dualidade e afirma “Parece que eu estou vivendo uma contradição, em um mundo dialético. Isso é muito estimulante. Eu tenho vivido tudo isso intensamente”, enfatiza.
Quando questionado sobre a principal diferença entre gravar uma novela e uma série, o profissional responde: “A principal diferença acho que é pelo fato da novela ser uma obra aberta, o volume de trabalho e o posicionamento na câmera. Acho que são as principais diferenças”, aponta.
Ao definir o seu universo artístico, Pedro afirma que vê a arte como um instrumento para organizar pensamentos e emoções e colocar as coisas no lugar: “Fazer malabares é isso para mim. O malabarismo é sempre um processo de cura […] a arte me ajuda muito nesse sentido” .
Por fim, apaixonado e imerso no mundo artístico desde pequeno, Pedro encara tudo com muita leveza, amor e dedicação pela arte. O jovem ator tem sua trajetória até aqui marcada por amadurecimento e aprendizado. Durante a entrevista, ele destaca o seu maior sonho enquanto ator: fazer e viver arte até o fim da sua vida! Dessa forma, Pedro Goifman constrói sua carreira caminhando lado a lado com a arte e apresenta seu mundo artístico ao mundo! E a Julietta espera vê-lo cada vez mais em projetos incríveis!
Escrito por: Duda Ribeiro.
Revisado por: Letícia Guedes.
Excelente entrevista!
Com muita objetividade.
Com perguntas e respostas relevantes.
Parabéns!
Um jovem em ascensão, mas já aponta um amadurecimento incrível!
Imagino o futuro desse jovem promissor!
Ele me chamou muito a atenção na novela ” Garota do Momento”, principalmente o olhar dele que brilham e falam .
Sucesso meu jovem!
Estarei aqui acompanhando. ❤️🥇