Caras leitoras da Julietta, vocês já pensaram em juntar viagem, bons momentos e novas amizades? Pois é, a Viaja Guria te proporciona tudo isso e muito mais! Do Rio Grande do Sul para o mundo, a Viaja Guria se tornou mais que uma agência. Hoje, é uma comunidade que realiza viagens em grupos para mulheres com trajetos regionais no RS, nacionais e internacionais para todo o Brasil. Embarque nessa entrevista com a gente e conheça os seus roteiros imperdíveis!
Letticia Gerhardt é o nome por trás da comunidade. A empresária de Novo Hamburgo, região metropolitana de Porto Alegre, conta que começou como criadora de conteúdo para a internet. “Eu sempre tive um contato muito próximo com as mulheres que me seguiam no Instagram. Tínhamos um grupo no WhatsApp, e uma vez por mês a gente se reunia para conversar. Era muito legal o que a gente tinha, porque eram mulheres e a única coisa que elas tinham em comum é que seguiam o meu conteúdo na internet. Todas se tratavam como se conhecesse há muito tempo […] em um desses encontros decidimos marcar uma viagem. A minha cabeça nunca vai para algo pequeno, se eu dedicar o meu tempo para fazer, eu vou pensar grande”, desabafa.
A empresária, que sempre gostou de viajar, relembra que seu pai sempre teve agência de viagem. “Eu sempre amei viajar, mas não tinha companhia, minhas amigas tinham outras prioridades. Então, eu comecei a viajar sozinha. O turismo sempre esteve presente, a minha irmã também tem uma agência de viagem, a minha família se encontrou ali (risos)”, revela. Letticia explica que a junção de gostar de viajar e ver o trabalho do seu pai em agências de viagem casou perfeitamente para a Viaja Guria surgir. Segundo a gaúcha, a escolha do nome é um mandamento que fala diretamente com o público. Além disso, o “guria”, remete algo bem regional, uma vez que, de início, não imaginava que a demanda seria de todo o Brasil.
Com acolhimento, novas amizades e ambientes alegres em cada roteiro, a empreendedora compartilha um pouco mais sobre como funcionam as viagens. “Todas as viagens têm uma estrutura. Em todas temos um momento de integração em que reunimos as mulheres e elas respondem as perguntas: de onde são, o que fazem e por que resolveram viajar só com mulheres. Essa última é uma pergunta chave, pois a gente entende que a passageira poderia viajar com qualquer outra agência de viagem, mas ela escolheu estar entre mulheres e isso evoca uma vulnerabilidade que gera conexão”.
Com a Viaja Guria, Letticia quer despertar nas suas passageiras uma experiência completa e diferente de tudo aquilo que ela já viveu no setor do turismo. “A missão da agência é redefinir a jornada feminina nas viagens. Algo que as passageiras possam aprender, se emocionar e se conectar. As relações fazem, de fato, toda a diferença”, destaca.
Sobre sonhos, a dona da agência é direta: “Se eu vou gastar o meu tempo com isso, eu vou gastar a minha vida. Então eu vou dar o meu melhor e se eu sonhar pouco, está errado”. Desse modo, Letticia busca prover a irmandade que tem na comunidade local do Rio Grande do Sul em outros estados brasileiros. “O regional tem um negócio que te dá um quentinho no coração porque você conhece o seu estado, a sua gente, aspectos da cultura e para isso precisa adaptar uma Viaja Guria para cada estado”, explica.
E por falar em roteiros imperdíveis, para Letticia, o itinerário perfeito conta com um grupo aberto e receptivo e reuniões pré viagens para ambientar todo mundo com a proposta e deixar as gurias prontas e abertas para novas amizades!
Sabe aquela famosa lista que fazemos antes de toda viagem para não esquecer nada? Pois é, a empresária nos adiantou contando o que ela considera essencial para levar na mala: Power Bank, protetor solar e repelente. Então, anotem aí! Da primeira viagem até hoje, a gaúcha nos conta o que evoluiu e mudou. “Hoje a estrutura de viagem está mais madura, realista e firme porque é um reflexo de como eu amadureci profissionalmente também”.
Quando o assunto é destino dos sonhos, Letticia fala que sonha em conhecer o Egito. “Eu gosto muito de história, é uma viagem que sonho desde a sétima série”. Já com a Viaja Guria, ela conta que gostaria muito de levar um grupo para a Itália. “Eu já fui para a Itália, fui em lugares maravilhosos, zerei a vida e poder passar isso, um dia, para as outras pessoas significa muito!”, compartilha.
Como em toda entrevista, a Julietta quis saber qual personagem feminina a empreendedora trabalharia por uma semana. E, sem pensar duas vezes, Letticia responde a Miranda Priestly, de “O Diabo veste Prada”. “Seria interessante ver o trabalho dela de perto e ver se eu conseguiria atender as expectativas dela. A Miranda sendo uma pessoa exigente, será que eu teria a capacidade de prever as necessidades dela? Ia ser desesperador, mas ia me tornar uma profissional melhor”, especifica ela.
Durante a entrevista, a empresária destaca a importância de conhecer, vivenciar e aprender novas culturas. E isso mostra um lado de viajar que vai muito além do turismo e entretenimento. O impacto cultural melhora vidas, é transformador e reflete o respeito, cuidado e amor com o próximo. Se pudesse voltar mil vezes para um lugar, a gaúcha escolhe Florença como seu destino conforto. “Florença teve um impacto muito grande em mim. Quando eu fui ver o David de Michelângelo, eu achava que era uma estátua pequena, e é muito grande. Ver outras as artes antigas também isso tudo me impactou muito”, recorda.
Letticia mostra o que a Viaja Guria representa para ela e destaca que é o seu propósito de vida. “Nem tudo são flores, nem tudo é fácil, mas eu persisto até hoje porque eu olho o impacto da minha empresa na vida das pessoas”. Para ela, a Viaja Guria significa transformação e parte do seu propósito que vale a pena sacrificar e sofrer por. Apaixonada por ouvir histórias, conhecer e conversar com pessoas, a dona da agência fala que é maravilhoso chamar isso de trabalho, mas ela destaca que não é feliz o tempo todo, e que existe uma pressão para todo o trabalho acontecer.
Para encerrar, a empresária deixou um recado para as nossas leitoras da Julietta, convidando todas para viverem um roteiro imperdível com a Viaja Guria. “Mesmo tendo companhia para viajar, tragam as amigas e aproveitem a sua individualidade para viver uma experiência nova e reinventar a jornada daquilo que você acha que é viajar em grupo. A Viaja Guria vem para redefinir e te convida para fazer parte disso com a gente”. A gente já quer ir junto com vocês na próxima, Letticia!
Escrito por: Duda Ribeiro.
Revisado por: Letícia Guedes.