#JuliettaIndica: lugares para passear no Rio de Janeiro durante as férias de verão

Caras leitoras, sei que muitas de vocês ainda devem estar de férias da faculdade, ou colégio. Ou até mesmo as que trabalham devem ter aquele anseio de desbravar novos lugares no final de semana. No #JuliettaIndica de hoje, focarei um pouco em uma imersão na minha cidade natal que tanto amo, o Rio de Janeiro!

Sempre muito curiosa e antenada, me apaixonei, ainda quando pequena, pela grandiosidade cultural que o Rio pode nos oferecer com seus museus, bibliotecas e teatros. Por isso, decidi compartilhar 4 dicas infalíveis de lugares para vocês conferirem. Ah… E caso quem esteja lendo não seja especificamente do Rio de Janeiro, não tem problema. Já anota os locais para a próxima viagem planejada!

Real Gabinete Português

Como a Julietta apresenta um grande número de leitoras e autoras entre nosso espaço, a primeira localidade é dedicada para vocês! Promovida pela revista Time em 2021 como uma das “20 bibliotecas mais bonitas do mundo”, o Real Gabinete Português apresenta-se como o maior acervo de obras portuguesas fora de Portugal. Manuscritos esses como, “Os Lusíadas”, de Luís de Camões, e “Amor de Perdição”, de Camilo Castelo Branco, que são mantidos por lá.

(Foto: Reprodução/Internet)

A biblioteca conta com três andares, móveis esculpidos a mão, pisos detalhadamente desenhados e mesas de madeira espalhadas pelo salão, onde nas quais é possível pedir um livro da imensurável coleção para ser desfrutado com seus próprios olhos. A visita pode não demorar muito, mas vale a pena ao ter a oportunidade de conhecer fragmentos importantes da cultura literária de época. E o melhor de tudo: a entrada é gratuita todos os dias!

Centro Cultural Oi Futuro

Agora abram espaço que as amantes da tecnologia e comunicação chegaram! O Centro Cultural Oi Futuro oferece um verdadeiro mergulho na mundo da telecomunicação pela ótica das interações humana. Durante o passeio, é possível acompanhar uma linha no tempo nos principais meios de comunicação como, aparelho celular, rádio, TV.

(Foto: Reprodução/Internet)

O museu é extremamente interativo e cativante. Em uma das salas mais conhecidas, intituladas como sala dos espelhos, você consegue ter uma experiência verdadeiramente sensorial em um jogo de luzes que parece não ter fim. Nos outros andares do prédio, temos também exposições mais temporárias. E para fechar com chave de ouro, ainda tem uma linda cafeteria para relaxar durante uma tarde pós passeio.

Bio Parque do Rio

Caminhando para uma estética mais ao ar livre, para quem ama natureza, o Bio Parque é a escolha perfeita de rolê. Antes conhecido como o tradicional Zoológico da cidade, o espaço foi totalmente revitalizado e resinificado quando o assunto é conscientização animal e ambiental. Baseando-se nos pilares da educação, pesquisa e conservação, o Bio Parque atualmente cuida de animais que foram resgatados e trabalha para oferecer a melhor qualidade de vida para os mesmos.

(Foto: Reprodução/Internet)

Segundo dados de especialistas, existem mais de 140 espécies de animais morando por lá. A visita é linda, com experiências imersivas, como a entrada em um viveiro de aves e uma passarela pelo safari. Para além da fauna, o Bio Parque está alocado dentro do Parque Municipal Quinta da Boa Vista, onde possui espaços verdes livres para tornar uma tarde de piquenique em família ou amigos a mais agradável possível!

Pão de Açúcar

Encerrando a lista temos um ponto turístico mais “clichê” eu diria. Mas que vale o seu reconhecimento, é claro! Digno de muitos cartões postais espalhados pelo Brasil, o Pão de Açúcar interliga os morros da Urca e do Pão de Açúcar por meio de um passeio de teleférico.

(Foto: Reprodução/Internet)

Para quem tem medo de altura [assim como eu, hahaha] não se preocupe, pois o meio de transporte é totalmente seguro e contém suportes de segurança. Tendo uma perspectiva praticamente 360° graus da Cidade Maravilhosa, é possível enxergar pontos chaves como a Baía de Guanabara, Copacabana, e outras montanhas. Serio, é impossível não arrancar suspiros nesse local!

E aí, prontas para se aventurar? Já aviso logo que uma viagem de família ou com as bests pelo RJ vale muito a pena! Imagina as fotos deslumbrantes que você pode tirar?! Comente por aqui o que achou dessas dicas, e é claro, se vocês já são do Rio ou ainda tem vontade de conhecer. De uma coisa eu tenho certeza, serão sempre muito bem vindas ao Rio de Janeiro, Julies!

Até o próximo #JuliettaIndica, beijinhos.

Escrito por: Letícia Guedes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *