Para um verdadeiro amante de séries, é quase impossível não imaginar como seria uma interação entre seus personagens mais queridos. Pensando nisso, alguns escritores e produtores conseguiram atender este “desejo” dos fãs e criar enredos que conectam histórias dos mais variados seriados por meio de narrativas, muitas das vezes, cativantes e divertidas.
Esta união de dois ou mais universos fictícios é denominado crossover. A seguir, veremos exemplos de obras que tiveram bastante sucesso ao utilizar tal recurso.
O Disney Channel sempre foi conhecido por promover encontros de seus atores em ascensão. Seja para videoclipes promocionais, como foi o grande caso da canção “Send It On” – gravada por Miley Cyrus, Selena Gomez, Demi Lovato e Jonas Brothers (todos participantes da intitulada “golden era” da Disney), ou até mesmo em diferentes produções.
O primeiro crossover do canal ocorreu em 2006 entre as séries queridinhas do momento: “As Visões da Raven”, “Zack & Cody: Gêmeos em Ação” e “Hannah Montana”. O episódio foi dividido em três partes e mostra tanto Raven, quanto Hannah conhecendo o Hotel Tipton (residência de Zack e Cody), promovendo uma grande interação entre os personagens ao longo de toda a trama. Uma menção honrosa à cena de todos os hóspedes no saguão do hotel completamente chocados por estarem diante da superstar Hannah Montana.
O segundo crossover mais icônico da Disney aconteceu novamente com os emblemáticos Zack e Cody, porém, na época em que eles estudavam no cruzeiro. O especial conta com a participação do elenco de “Hannah Montana” pela segunda vez e com a estreia dos personagens de “Os Feiticeiros de Waverly Place”.
O episódio começa justamente com os irmãos Russo – Justin, Max e Alex (que carrega sua melhor amiga Harper) embarcando no cruzeiro Tipton para uma viagem ao Havaí. Hannah e sua melhor amiga Lola por vez, viajam a bordo do navio para a realização de um show exclusivo.
Caminhando para um mundo mais diferente, ou podemos dizer… sombrio. “O mundo sombrio de Sabrina” e “Riverdale” possuem o mesmo showrunner, Roberto Aguirre-Sacasa. As conexões entre as duas séries são evidentes desde o começo, como por exemplo, a referência feita ao Poppys (a famosa lanchonete localizada em Riverdale) no 6° episódio de Sabrina. No entanto, o crossover só ocorreu de fato durante a 6° temporada de Riverdale, onde a famosa bruxinha faz uma visita a cidade à convite de sua amiga, Cheryl Blossom.
O “Arrowverse”, como ficou conhecido pelos telespectadores, é o universo compartilhado das séries oriundas da DC Comics, sendo elas: “Arrow”, “The Flash”, “Supergirl”, “Vixen” e muitas outras. O “multiverso” permitiu a criação de infinitas colaborações de personagens e desenvolvimentos de enredos no qual um super-herói auxiliava o outro.
O primeiro crossover de todos ocorreu lá em 2014. Já o último, aconteceu ano passado e foi divido em 5 partes (o que evidencia o sucesso de audiência que os episódios conseguiram sustentar por quase uma década).
Por último, é impossível não falar sobre o universo criado pela talentosíssima escritora Shonda Rhimes. “Grey’s Anatomy” é um dos maiores sucesso de Rhimes, batendo recordes de permanência no ar por quase duas décadas! Já “Station 19” é uma de suas produções mais recentes, na qual retrata a vida e o trabalho de um grupo do corpo de bombeiros.
Ambas as séries se passam na cidade de Seattle e, desde a estreia de “Station”, Shonda e seus produtores brincam com as mais variadas possibilidades de interação entre os funcionários da Fire Station 19 e os médicos do renomado Hospital Memorial Grey Sloan. E aí, qual o seu crossover favorito?
Escrito por: Letícia Guedes.
Repost: 19/10/2023.