Sabrina Annlynn Carpenter (25), mais conhecida como Sabrina Carpenter, ou carinhosamente por nós brasileiros, “Ipanema Brina”, é uma artista multifacetada. A jovem conquistou seu merecido espaço em 2023/2024 após estourar como uma das melhores aberturas da The Eras Tour, apesar de já ter uma carreira consolidada no audiovisual.
Em 2022, Sabrina lançou seu quinto álbum de estúdio, intitulado “e-mails i can´t send”. Dois anos depois, em 2024, veio o álbum “Short ‘n Sweet”. Desde “EICS”, Sabrina trabalhou em cima de sua imagem para consolidar-se com uma estética única, que misturava elementos românticos, criativos e sensuais. Mas que se atenuou em sua obra posterior.
O que uma mulher loira, da Pensilvânia, que cresceu nos holofotes Disney poderia entregar a um público jovem e divertido, sedento por uma nova diva pop que nem eles mesmos sabiam que precisavam? Um potinho de 1,52 de altura com muita sensualidade, ousadia e originalidade. Hoje, é sobre esta estética que queremos falar para você.

Para os amantes da moda, podemos definir que o estilo romântico carrega muitas referências do Renascimento e da Época Vitoriana. Sendo as rendas e tecidos fluidos, as estampas suaves, os detalhes vintage, as silhuetas femininas — como modelagens que destacam a cintura, saias rodadas ou vestidos longos — ou a maquiagem e o cabelo, todos estes elementos ajudam a definirmos uma estética com grande influência e presença de estilos específicos. Sabrina Carpenter, em específico, transita entre diferentes estilos, mas permeia com grande peso no romântico.
Os figurinos de seus videoclipes e shows, por exemplo, carregam rendas, babados e, alguns mais ousados, transparências delicadas. São peças com cortes suaves, silhuetas bem acentuadas e muito uso de tons claros, pastéis e suaves, como rosa, lavanda ou creme. Os tecidos fluidos ajudam a artista a transmitir a sensação de leveza aos looks.
Por outro lado, precisamos destacar o uso de maquiagens leves com exagero, quase que sempre, apenas no blush rosado que conhecemos como “chinelada” — que influenciou tendências entre as it girls durante o ano passado.
E quanto aos looks casuais?



Por mais que vejamos muito de sua versão “diária” de maneira casual, faz um tempo desde que ela passou a incorporar em suas fotos elementos românticos como blusas com mangas bufantes, golas e saias.
A atmosfera de seus clipes e apresentações
Para além das roupas, a cantora passou a fazer sessões de fotos, cenários de shows e os próprios conteúdos para divulgação nas redes com uma atmosfera sonhadora e delicada. Muitas dessas coisas estão presentes em iluminações suaves, florais e detalhes vintages.
Mas ela se enquadra mesmo como uma garota da estética romântica?
E a resposta é: sim, ela se enquadra, mesmo que mescle os elementos românticos com os elementos sensuais e modernos, ela mantém uma constância no visual etéreo. É a sua afinidade com elementos delicados e femininos que a coloca como uma figura que pode, sim, representar esse estilo
A aplicação de seu estilo no posicionamento de carreira



Com a construção da imagem de boa moça, delicada, e sempre impecável, Sabrina surpreende com as letras de suas músicas, melodiosas, pop e envolventes, ao mostrar que até mesmo as garotas boazinhas podem cometer loucuras e tudo bem. Até porque, é mostrando este lado vulnerável, desejável, louco e criativo que ela cativa o seu público.
Escrito por: Ana Clara Reis.