Sempre fui encantada pelo Natal. É, sem dúvida, a minha época favorita do ano, e eu conto os segundos para chegar ao famoso “it’s timeeee!”. Tenho inúmeras memórias de momentos especiais com minha família reunida a cada noite de Natal que tive a chance de vivenciar. São grandes recordações das brincadeiras, risadas e da emoção de ter todos juntos, compartilhando o carinho e a alegria dessa data especial. Eu adoro imaginar que queria ter uma família exatamente igual à minha, sempre unida em cada momento.
Uma das memórias mais clássicas que acredito que todos nós temos é a da véspera de Natal, a noite de 24 de dezembro, quando a maioria de nós brasileiros celebramos esse momento. Todos arrumados, esperando dar a hora para nos deliciarmos com a ceia e aproveitarmos os docinhos após o jantar. Ou então de acordar no outro dia e saber que vou ter mais daquelas delícias que só comemos nesta época. Eu como uma grande amante da comida natalina amo comer o mesmo que comi no dia anterior, mas entendo que tem gente que prefere apenas naquele dia.
E das inúmeras coisas que me fazem ser encontrada pelo natal a ceia sem sombra de dúvidas é umas das melhores partes. A ansiedade era tanta, que durante o dia eu ficava transitando entre a casa da minha avó ,que é embaixo da minha casa, e a minha casa o tempo todo. Tentando achar maneiras de ajudar e bisbilhotar o que cada uma estava fazendo e maravilhoso para a nossa ceia. Ai como é bom se lembrar desses momentos, ainda mais quando podemos lembrar daqueles que já se foram e que de alguma forma podemos sentir eles nessas memórias e aqueles aprendizados que herdamos deles que eternizam em nossos corações.
Posso dizer que minha maior inspiração para gostar de cozinhar é minha amada vovó Nilza, que infelizmente não está mais aqui comigo. Embora, quando eu era criança, ela tivesse pavor que a gente mexesse no fogão e se queimasse, foi ela quem me ensinou tudo o que sei. Foi com ela que fiz meu primeiro bolo, e era ela quem sempre elogiava minhas receitas.
O processo era clássico: eu via uma receita interessante na internet, colocava a mão na massa e, assim que terminava, corria para separar um pedacinho e saber que estava tão boa quanto as que ela sempre elogiava. Embora não a tenhamos mais conosco durante o Natal, sem dúvida sabemos que aprendemos tudo o que somos com ela, e a falta que ela faz é imensa. Mas eu sigo aqui, todo dia aprendendo algo novo e dedicando minha gratidão pelos momentos que tive com ela.
Na cozinha, cada família tem suas preferências: enquanto em algumas casas não pode faltar o peru assado ou o chester recheado, outras optam por pratos mais leves e descontraídos, como saladas festivas, tortas salgadas ou até mesmo o sushi. O importante é que os sabores escolhidos sejam representativos da história daquela família, e que tragam à tona momentos de nostalgia e afeto. Confesso que a minha área da culinária favorita são os doces e sobremesas, por mais que agora eu esteja me arriscando um pouco mais nos salgados, os docinhos são o meu ponto alto.
E, como já estamos no clima natalino, é hora de começar a pensar: “O que eu vou levar para a ceia?”. Pensando nisso, a Julietta resolveu te ajudar e compartilhar algumas receitinhas que podem te salvar neste Natal.
Rabanada
Um grande clássico que não pode faltar na sua mesa, são as famosas rabanadas! A crocância por fora e maciez por dentro é uma verdadeira delícia. Tanto quentinhas ou geladinhas, é viciante uma boa rabanada. Para a produção da rabanada você irá precisar dos seguintes ingredientes:
- 1 pão de rabanada
- 2 xícaras de leite
- 1/2 xícara de açúcar
- 1 colher de chá de essência de baunilha
- 3 ovos
- Óleo para fritar
- Açúcar e canela para polvilhar (caso prefira pode ser com leite em pó, apenas acertar para que não fique doce demais).
Modo de preparo:
- Corte o pão em fatias de cerca de 2 cm.
- Em uma tigela, misture o leite, o açúcar e a baunilha. Em outra, bata os ovos.
- Passe as fatias de pão primeiro na mistura de leite e depois nos ovos batidos.
- Aqueça o óleo em uma frigideira e frite as rabanadas até ficarem douradas e crocantes.
- Retire e deixe escorrer em papel toalha. Polvilhe açúcar e canela por cima antes de servir. Uma ótima opção também é fazê-las recheadas com por exemplo doce de leite ou brigadeiro.
- Você pode servi-las quentes ou frias que ambas as formas ficam maravilhosas.
Salpicão de frango
Outro clássico que, para mim, é o principal da noite é o salpicão de frango. Ele pode gerar certa polêmica quanto ao seu nome: leva passas ou não? Mas, para essa escritora, esse prato é maravilhoso de qualquer forma. Para prepará-lo, você vai precisar de:
- 500 g de peito de frango cozido e desfiado
- 1 cenoura média ralada (cozida ou crua)
- 1/2 xícara de uva passa (opcional)
- 1/2 xícara de milho verde (pode ser de lata)
- 1/2 xícara de ervilhas (pode ser de lata)
- 1/2 cebola roxa picada finamente (opcional)
- 1/2 xícara de maionese (ajuste a gosto)
- Sal e pimenta-do-reino (a gosto)
- Batata palha (para decorar)
- Salsinha ou cebolinha picada (opcional)
Modo de preparo:
- Cozinhe o peito de frango em água com os seus temperos de preferência até ficar bem macio . Depois, desfie o frango em pedaços pequenos e reserve.
- Rale a cenoura e ferva ela rapidamente apenas para dar uma leve amolecida. Se usar cebola roxa, pique bem fininha.
- Em uma tigela grande, misture o frango desfiado, a cenoura ralada, o milho verde, as ervilhas, as uvas passas e a cebola (se for usar).
- Coloque a maionese aos poucos e misture bem até que todos os ingredientes fiquem bem incorporados. Ajuste o sal e a pimenta.
- Transfira o salpicão para uma travessa e, antes de servir, decore com batata palha por cima. Se preferir, acrescente salsinha ou cebolinha para dar um toque fresco.
Dica: Você pode variar os ingredientes de acordo com seu gosto. Algumas versões incluem azeitonas, pimentão, até mesmo presunto picado ou peito de peru.
Pudim de Leite Condensado
Aqui vai outro clássico gigante do final do ano, amado por uns e temido por outros: o tradicional pudim de leite condensado! É sempre bom lembrar que, se você vai se aventurar a fazer essa receita, use todos os seus amuletos da sorte para desenformá-lo inteirinho! Agora, vamos aos ingredientes:
Para o pudim:
- 1 lata de leite condensado
- 2 latas de leite (use a lata do leite condensado como medida)
- 3 ovos
- 1 colher (chá) de essência de baunilha (opcional)
Para a calda:
- 1 xícara (chá) de açúcar
- 1/4 de xícara (chá) de água
Modo de preparo:
- Preparo da calda:
- Em uma panela, coloque o açúcar e leve ao fogo baixo para derreter. Não mexa, apenas mova a panela ocasionalmente para evitar que queime.
- Quando o açúcar estiver completamente derretido e com a cor dourada, adicione a água com cuidado (vai espirrar um pouco). Mexa até o caramelo dissolver e ficar liso.
- Despeje a calda ainda quente em uma forma de pudim (com furo no meio), espalhando bem no fundo e pelas laterais. Reserve.
- Preparo do pudim:
- No liquidificador (ou à mão, se preferir), adicione o leite condensado, o leite, os ovos e a essência de baunilha. Bata bem até obter uma mistura homogênea.
- Despeje a mistura do pudim na forma caramelizada.
- Preaqueça o forno a 180°C.
- Coloque a forma do pudim dentro de uma assadeira maior e adicione água quente até atingir a metade da altura da forma do pudim, criando um banho-maria.
- Leve ao forno e asse por cerca de 1 hora ou até que o pudim esteja firme (faça o teste do palito, ele deve sair limpo).
- Retire o pudim do forno e deixe esfriar completamente antes de desenformar.
- Leve à geladeira por pelo menos 3 horas para que ele fique bem gelado.
- Para desenformar, passe uma faca nas bordas da fôrma e vire o pudim em um prato grande.
- Sirva gelado e aproveite
Bolinho de Bacalhau
No Natal, nem sempre servimos apenas frango em nossa ceia. Um prato tradicional na mesa dos brasileiros é o bacalhau, que oferece inúmeras opções de receitas para incrementar nosso jantar. Embora eu seja um grande amante dos frutos do mar, minha preferência pessoal é substituir o bacalhau por camarões. No entanto, a escolha fica a critério de vocês, queridas leitoras!
Ingredientes:
- 300 gramas de bacalhau dessalgado e desfiado
- 3 xícaras de chá de batatas
- 1 colher de sopa de farinha de trigo
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- 3 ovos
- 2 colheres de sopa de cheiro-verde picado
- Óleo para fritar
Modo de preparo:
- Separe todos os ingredientes.
- Descasque as batatas e corte em pedaços do mesmo tamanho.
- Transfira os pedaços para uma panela, cubra com água e leve ao fogo médio até ficarem macias.
- Escorra a água e passe as batatas para um recipiente. Amasse bem até formar um purê.
- Adicione o bacalhau desfiado, cebola, alho, salsinha, ovos, azeite, sal e pimenta. Misture bem até formar uma massa homogênea.
- Com a ajuda de uma colher, pegue pequenas porções de massa e modele em bolinhas médias.
- Aqueça o óleo em uma panela e frite os bolinhos até que fiquem dourados e crocantes.
- Retire os bolinhos da frigideira e coloque-os sobre papel absorvente para escorrer o excesso de óleo.
- Agora é só servir!
Dica: Caso queira incrementar ainda mais seus bolinhos, um molho de acompanhamento com ketchup, maionese e mostarda cria o famoso molho rosé, que vai dar ainda mais sabor aos seus bolinhos de bacalhau!
Mousse de Maracujá
Como já mencionei, sou mais habilidosa com as sobremesas, e uma das que mais adoro fazer é o mousse de maracujá. Embora pareça simples, essa sobremesa é bastante versátil, permitindo que a gente adicione uma variedade de ingredientes, o que a torna ainda mais deliciosa e surpreendente a cada preparo.
Ingredientes:
- 1 unidade de maracujá (Você pode utilizar a fruta ou o suco concentrado se preferir)
- 1 caixa de leite condensado
- 1 caixa de creme de leite
- 1 sachê de gelatina sem sabor(opcional)
Cobertura de chocolate:
- 1 barra de chocolate meio amargo
- 1 barra de chocolate ao leite
- 1 caixa de creme de leite
Modo de preparo:
- Há pessoas que preferem fazer seus mousses com gelatina sem sabor para dar mais consistência à sobremesa. Eu, pessoalmente, prefiro não utilizar esses ingredientes, mas isso fica a critério de cada um, de acordo com o gosto pessoal. Se você decidir não usar a gelatina, basta pular o primeiro passo do modo de preparo.
Mousse de maracujá:
- Em uma tigela pequena, coloque a água e adicione a gelatina em pó. Misture bem e leve ao microondas por 15 segundos ou até dissolver completamente.
- No liquidificador, adicione o leite condensado, o creme de leite, o suco de maracujá e a gelatina dissolvida. Bata até obter uma mistura homogênea.
- Transfira a mistura para uma travessa ou taças individuais e leve à geladeira por pelo menos 4 horas, ou até que o mousse esteja bem firme. Caso esteja com pressa, pode colocar no congelador por 1 hora.
Cobertura de chocolate:
- Pique o chocolate e derreta-o no micro-ondas ou em banho-maria em fogo baixo, fazendo intervalos de 30 segundos, mexendo a cada pausa, até que esteja completamente derretido e liso.
- Após derreter o chocolate, adicione o creme de leite e misture bem até formar um ganache brilhante e cremoso.
- Retire o mousse da geladeira e, com cuidado, despeje o ganache de chocolate sobre a camada de mousse.
- Leve o mousse com a cobertura de chocolate à geladeira por mais 1 hora para firmar bem.
- Depois de pronto, é só decorar como preferir e servir para seus convidados.
Farofa de bacon e calabresa
Entre as iguarias que não podem faltar na ceia, a farofa é um dos acompanhamentos mais tradicionais. Então para não ter erros, vamos à mais clássica das farofas, a de bacon com calabresa.
Ingrediente:
- 1/2 xícara (chá) de azeite ou 2 colheres de manteiga
- 1 xícara (chá) de bacon picado
- 3 dentes de alho picados
- 1 cebola picada
- 500g de linguiça calabresa defumada em cubos.
- 2 xícaras (chá) de farinha de mandioca
- Sal a gosto
- 2 colheres (sopa) de cheiro-verde picado (opcional)
- Folhas de salsa para decorar (opcional)
Modo de preparo:
- Aqueça uma panela em fogo médio com o azeite ou a manteiga. Coloque o bacon, o alho, a cebola e a linguiça calabresa, frite todos os ingredientes até que fiquem bem dourados.
- Acrescente a farinha de mandioca aos poucos, mexendo bem para que ela absorva toda a gordura.
- Tempere com sal a gosto, acrescente o cheiro-verde picado e misture bem.
- Desligue o fogo, decore com folhas de salsa e sirva!
Só de imaginar essas receitas, já me dá água na boca, mal posso esperar pela noite de Natal! Mais do que esses pratos maravilhosos, o que realmente torna a ceia de Natal especial é a energia da celebração. O ambiente, a decoração, as risadas e as conversas ao redor da mesa são o verdadeiro tempero dessa data. Prepare sua ceia com carinho, escolha receitas que combinem com o seu gosto e, acima de tudo, aproveite o momento de união com quem você ama.
Desejamos a você um Natal repleto de amor, risos e, claro, muitas delícias! Que o espírito natalino invada sua casa e que a ceia seja um reflexo de toda a alegria e gratidão que essa data representa. Um Feliz Natal e um próspero Ano Novo!
Escrito por: Sarah Carvalho.