Se tem uma coisa que nós, da Julietta, amamos, é ver o cinema nacional crescendo e trazendo histórias envolventes – e 2025 promete grandes lançamentos com protagonismo feminino. De dramas emocionantes a narrativas que desafiam convenções, as telonas serão palco de personagens marcantes e histórias que farão o público refletir, rir e se emocionar.
Este ano, veremos mulheres enfrentando sistemas opressores, questionando suas próprias origens e lutando por justiça em diferentes períodos da história. Também haverá espaço para tramas que exploram a força das amizades femininas e o impacto de escolhas inesperadas. Então, prepare seu lanchinho e embarque nessa jornada cinematográfica com a gente!
“Vitória”– de Andrucha Waddington, 13 de março de 2025
Baseado em uma história real e estrelado por Fernanda Montenegro e Alan Rocha, o filme narra a história de Vitória, uma senhora de 80 anos que, com uma câmera de vídeo, documenta a rotina do tráfico de drogas na Ladeira dos Tabajaras, em Copacabana, e denuncia à polícia.

(Foto: Reprodução/Globo)
“Câncer com Ascendente em Virgem” – Rosane Svartman, 27 de março de 2025
Esta comédia dramática é inspirada no blog “Estou com Câncer, e Daí?“, de Clélia Bessa. A trama acompanha Clara (Suzana Pires), uma professora de matemática e mãe de uma adolescente, que, após ser diagnosticada com câncer de mama, passa a reavaliar suas crenças, vaidades e relacionamentos, descobrindo uma nova força para enfrentar a doença.

(Foto: Reprodução/Globo)
“Malês” – Antônio Pitanga, 10 de abril de 2025
Inspirado na Revolta dos Malês, que ocorreu em Salvador em 1835, o filme retrata a maior revolução de negros escravizados no Brasil, liderada por africanos muçulmanos. Comandada por Pacífico Licutan (Antônio Pitanga), a revolta uniu negros escravizados e libertos na luta contra a escravidão. A trama acompanha a história de um casal arrancado de sua terra natal na África e separado ao ser trazido ao Brasil. Enquanto tentam sobreviver e se reencontrar, ambos se envolvem na revolta, tornando-se parte da luta pela liberdade. Camila Pitanga brilha no elenco, trazendo força e emoção a um papel central nessa narrativa de resistência.

(Foto: Reprodução/Mundo Negro)
“A Melhor Mãe do Mundo” – Anna Muylaert, 1 de Junho de 2025
O filme que teve sua estreia mundial na 75ª edição do Festival de Berlim acompanha Gal (Shirley Cruz), uma catadora de materiais recicláveis que sofre abusos do marido Leandro (Seu Jorge). Após ser ignorada pela polícia ao tentar denunciar, foge com seus filhos, Rihanna e Benin, atravessando a cidade de São Paulo em uma carroça. Ela os convence de que estão vivendo uma grande aventura, apesar dos perigos das ruas.

(Foto: Reprodução/VejaSP)
“O Último Azul” – Gabriel Mascaro, 2º semestre de 2025
Ambientado em um Brasil distópico onde idosos são transferidos para colônias habitacionais obrigatórias, o filme acompanha Tereza (Denise Weinberg), uma mulher de 77 anos, recebe a ordem de exílio compulsório. Antes de partir, ela embarca em uma jornada pelos rios da Amazônia para realizar um último desejo que pode mudar seu destino. O filme estreou no Festival de Berlim de 2025, onde concorreu ao Urso de Ouro e venceu o Grande Prêmio do Júri.

(Foto: Reprodução/GeekPop)
Escrito por: Júlia D’Ávila.
Revisado por: Júlia Castro.