Janeiro acabando e o Carnaval chegando! Como curtir a folia de maneira consciente

Que o Carnaval é um feriado importante para a cultura e a economia brasileira, provavelmente você já sabe. Mas diante dos cenários dos últimos anos e os mais recentes acontecimentos climáticos, a Julietta separou algumas dicas incríveis para você curtir com os amigos de maneira consciente e se divertir sem prejudicar o meio ambiente ─ e a si mesmo!

Em 2020, no período pré-pandemia, foram recolhidas 3.500 toneladas de lixo das cinco maiores capitais brasileiras durante o Carnaval. As coletas de lixo, que ficam sobrecarregadas, nem sempre conseguem dar conta de tudo e muitos resíduos permanecem onde estavam. O grande problema, é que por estarmos em um país tropical, chuvas após um dia quente de sol são bem comuns e as águas podem vir a carregar todos esses resíduos para parques, rios e até mesmo entupir bueiros pelo caminho.

As serpentinas, os confetes e a purpurina, também conhecida por glitter, sendo esta feita por microplásticos, acabam parando nos ecossistemas aquáticos e, consequentemente, desequilibrando-os. Além disso, desidratação é outro fator importante que afeta a saúde dos cidadãos que apenas desejam curtir um bloquinho de rua com os amigos.

Por isso, a seguir, estaremos compartilhando dicas imperdíveis para você viver todos esses momentos com sabedoria e tranquilidade, sem se preocupar em estar fazendo mal a algum ecossistema ── e isso inclui os seres humanos também.

Cuidados com o meio ambiente

Faça um, leve dois! Ao invés de comprar várias garrafinhas de água durante o dia, o que acha de investir numa boa garrafa térmica ou em garrafas pet de refrigerante congeladas numa bolsinha de mercado? Revezar com os amigos para cada um carregar um pouquinho, todos com seus copinhos pessoais. Assim, você se mantém hidratado e reaproveita os recipientes para os outros dias. 

Moda e beleza sustentável

Glitter biodegradável 100% vegetal e comestível (Foto: Reprodução/ ecycle.com.br)

Carnaval não é Carnaval sem uma boa fantasia! Mas, se você tem acompanhado as últimas notícias, sabe que o El Niño, anomalia climática na temperatura das águas do Oceano Pacífico que fazem com que elas fiquem superaquecidas, permanecerá aproximadamente até Abril, e terá seu auge marcado nesse verão.

Portanto, vale lembrar que roupas quentes demais e cheias de apetrechos podem até ser estilosas, mas estão longe de ser o recomendado para a saúde. Priorize escolhas mais frescas e sem muito “auê”, combine cores de vestidinhos, biquínis e até mesmo shorts com os amigos, mas estejam atentos para as condições climáticas da sua cidade.

Ah, e não esqueça de conferir 3 opções saudáveis para substituir o glitter tradicional que não causam danos ao meio ambiente! (https://www.ecycle.com.br/glitter-ecologico/)

Bebidas, amigos e alimentação

A importância de se hidratar (Foto: Reprodução/Shutterstock)

Que bebidas alcoólicas podem levar a desidratação, não é uma grande novidade. Mas você sabe o porquê disso? Primeiro, o álcool afeta o comando dos nossos músculos e sentidos, causando euforia e excitação devido a liberação de serotonina. Mas, em contrapartida, provoca ação depressora no sistema nervoso. No entanto, é por aumentar o volume da urina que a pessoa acaba desidratada, por sua vez, sendo geradora da perda de consciência. 

Para esse Carnaval, a Julietta recomenda o consumo de frutas campeãs da hidratação, como abacaxi, laranja, mamão, melancia e melão, que possuem mais de 70% de água em sua composição. Assim, recomendamos sucos naturais ou de chás gelados. Ah! E cuidado com a ingestão de alimentos crus ou muito gordurosos! Por fim, que todos bebam com moderação!

Priorizem se alimentar bem durante o dia, se hidratar bastante e curtir uma resenha que envolva amigos e bebidas durante a noite, horário em que normalmente a temperatura está mais baixa e os momentos, mais frescos.

E, para finalizar, não esqueçam de renovar o protetor solar!

Escrito por: Ana Clara Reis.

Repost: 30/01/2024.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *