O cinema traz riso e alegria. Nos ajuda a “fugir” da realidade com diferentes histórias. Mas, o entretenimento também serve de conscientização, e muitas vezes, precisamos encarar a realidade e ficar em alerta para os desafios que nos cerca.
Pensando nisso, separamos uma lista de 5 filmes sobre trabalho voluntário e solidariedade que te inspiram a ter um olhar mais solidário com o próximo. Essas produções trazem olhares sensíveis sobre histórias que falam de companheirismo, reciprocidade, dedicação e solidariedade.
O catálogo abaixo varia entre causas humanitárias que auxiliam pessoas em situação de vulnerabilidade social e trabalhos voluntários com pessoas portadoras de deficiência. Todos carregam uma reflexão sobre desigualdade, mas com a esperança de um mundo melhor.
Portanto, esses filmes baseados em histórias reais comprovam que essas questões não ficam dentro do cinema, elas refletem o mundo.
Um sonho possível (2010)
(Foto: Reprodução/Google Play)
“Um Sonho Possível” conta a história de Michael “Big Mike” Oher (Quinton Aaron), um jovem negro sem teto que passou por diferentes lares adotivos. Até que ele é acolhido por uma família que é envolvida em um time de futebol americano e vê em Michael um potencial atlético.
Leigh Anne (Sandra Bullock) se envolve com a história do jovem e decide tornar-se representante legal dele, incentivando educacionalmente através do esporte.
O filme carrega a mensagem sobre o valor da solidariedade e do apoio das pessoas para que jovens e adolescentes em más situações sociais possam vencer a desigualdade e alcançar melhores oportunidades de vida.
A produção está disponível em: Prime Video e HBO Max.
Elefante Branco (2012)
(Foto: Reprodução/Netflix)
O filme aborda questões sociais de forma sensível. Retrata o trabalho voluntário dos Padres Julián e Nicolás em uma favela argentina. Seus objetivos são afastar do tráfico os jovens da comunidade. Em cenários de miséria e violência, a produção evidencia a importância do voluntariado para educar e dar assistência a jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade.
O filme está disponível em: Netflix e Star+.
Patch Adams: O amor é contagioso (1998)
(Foto: Reprodução/AdoroCinema)
Robin Williams dá vida ao médico Patch Adams que por meio do amor, respeito e esperança ele irá inspirar a atuação dos profissionais e voluntários que se empenham na área da saúde. O longa retrata a valorização do amor ao cuidado de pessoas com problemas de saúde mental e física.
A produção recebeu indicação ao Oscar de “Melhor Trilha Sonora”, além de ser indicado ao Globo de Ouro de “Melhor Filme em Comédia Musical”.
No Brasil, as ONGs Doutores da Alegria e Doutores do Riso são exemplos reais dessas práticas. A ação conta com profissionais vestidos de palhaços para trazer o lado alegre das crianças em longos tratamentos. Levando riso para diminuir a tensão dos hospitais.
O filme está disponível em: Apple TV e Prime Video.
Lion: Uma Jornada para Casa (2017)
(Foto: Reprodução/AdoroCinema)
“Lion” é um drama baseado em um livro autobiográfico. Conta a história do indiano Saroo Brieley, que se perdeu do irmão em uma estação de trem, aos 5 anos. Sem saber seu sobrenome e como voltar para casa, Saroo vive na rua até ser adotado por um casal de australianos de alto poder aquisitivo.
Tempos depois, Saroo, agora com 25 anos, decide se reconectar com o passado e encontrar sua família perdida que vivia em uma Índia miserável.
O filme traz destaque para a importância dos institutos sociais que auxiliam crianças desaparecidas e orfanatos, dando o suporte para àqueles que estão em situação de rua ou abandono.
O filme está disponível em: Prime Video.
Hotel Ruanda (2004)
(Foto: Reprodução/AdoroCinema)
Hotel Ruanda retrata o conflito político em Ruanda, em 1994, que matou mais de um milhão de pessoas. Paul Rusesabagina (Don Cheadle), gerente do hotel Milles Collines, na capital do país, abrigou mais de 1200 pessoas durante o conflito. A produção traz a mensagem do olhar solidário com o próximo.
O filme está disponível em: Prime Vídeo.
Escrito por: Duda Ribeiro.
Revisão por: Milly Ricardo.