Cultura Carioca: conheça as obras musicais que levam o Rio como inspiração

Que brasileiro gosta de música a gente já sabe, o carioca então, nem se fala. A cidade Maravilhosa é palco de todos os ritmos e berço de estilos musicais como o samba, bossa nova e funk. Com visuais e paisagens de tirarem o fôlego e uma cultura diversa conhecida no mundo todo, o Rio inspira muitos artistas que trazem para suas canções a beleza e o espírito único carioca. Assim, a Julietta separou uma lista de músicas que refletem a alma e o clima do Rio. Na coleção, você encontra estilos diferentes, mas com uma energia única que só a Cidade Maravilhosa tem.

(Foto: Reprodução/Pinterest)

Garota de Ipanema (Vinícius de Moraes e Tom Jobim)

A primeira da lista, claro, tinha que ser “Garota de Ipanema”, o maior clássico da música brasileira. Sucesso atemporal, a canção composta em 1962, é um dos nomes da Bossa Nova. Além de se tornar referência internacional quando se fala do Rio. A música é a segunda mais executada do mundo, de acordo com a editora do grupo Universal. A obra virou inspiração e sua melodia é reconhecida no mundo todo, sendo gravada em diversos idiomas.

Cariocas (Adriana Calcanhotto)

A música tem o Rio e seu povo como protagonistas, ela traz as características únicas do carioca. Nascida em Porto Alegre, Adriana revelou que a canção veio de um impulso de inspiração.

Do Leme ao Pontal (Tim Maia)

Composta por Tim Maia, a música foi lançada em 1986 e se tornou um dos maiores sucessos da década de 80. A obra retrata as belezas da orla carioca, do Leme até o Pontal. Mais um sucesso atemporal, a canção leva o clima carioca para o Brasil.

Rio 40° (Fernanda Abreu)

A música fala da cultura carioca e da diversidade que abriga o Rio. Além de fazer referência às altas temperaturas da cidade. A obra foi composta por Fausto Fawcett, Carlos Laufer e Fernanda Abreu no ritmo chamado “batidão” do funk carioca.

Aquele Abraço (Gilberto Gil)

A música foi gravada em 1969 por Gilberto Gil, após o cantor deixar a prisão em Realengo, Zona Oeste do Rio. Gil explica o uso da expressão “aquele abraço.

“Era assim que os soldados me saudavam no quartel” explicou o cantor em seu site oficial.

(Foto: Reprodução/Pinterest)

Solteiro no Rio de Janeiro (Toni Garrido)

Lançada em 1998, a música destaca a fama dos cariocas de solteiro e o clima de “zoação” da cidade. A balada foi trilha sonora do filme “Como ser Solteiro”.

Cidade Maravilhosa (André Filho e Aurora Miranda)

“Cidade Maravilhosa” é uma marchinha composta para o Carnaval de 1935. O adjetivo para o Rio foi dado pelo escritor maranhense Coelho Neto em homenagem às belezas naturais da cidade.

Rap da Felicidade (Cidinho e Doca)

Um dos funks de maior sucesso nos anos 90 e que até hoje é escutado, não só pelos cariocas, mas pelo Brasil todo. A música traz a realidade das favelas do Rio e é um apelo de todos os moradores da comunidade.

Endereço dos Bailes (Mc’s Júnior e Leonardo)

Os moradores da Rocinha, Júnior e Leonardo, lançaram a música “Endereço dos Bailes”. O “batidão” exalta o Rio de Janeiro e fala sobre um passeio pelos bailes funk carioca.

Sou carioca, sou do Rio de Janeiro (Gabriel O pensador)

Inspirada na cidade do Rio, a canção foi composta por Martinho da Vila e Gabriel O Pensador.

Essas são algumas das várias músicas que tem a Cidade Maravilhosa como inspiração. A diversidade cultural, belezas naturais e a energia carioca encanta cantores, compositores e até o público. Por meio das canções, cada pedacinho do Rio é levado para diferentes lugares.

(Foto: Reprodução/Pinterest)

Escrito por: Maria Eduarda Ribeiro.

Revisado por: Milly Ricardo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *