Na Green Tuesday de hoje falaremos sobre Stella McCartney, considerada um tesouro do mundo da moda britânico! Filha de Paul e Linda McCartney, Stella é conhecida ao redor do mundo por suas criações inovadoras. Seu interesse em design de roupas surgiu ainda na adolescência, onde a jovem surgiu como aspirante aos 15 anos, fazendo estágio com o renomado estilista francês, Christian Lacroix.
Já em sua vida adulta, Stella foi recebida com descrença. Ela era aluna de moda na Central Saint Martins e, em 1995, gerou uma grande polêmica ao escalar as supermodels Naomi Campbell, Yasmin Le Bom e Kate Moss para seu desfile de formatura. Tal ato de ostentação gerou revolta em seus colegas de faculdade, mas por outro lado, atraiu olhares da mídia e mostrou suas conexões com as celebridades, garantindo uma cobertura completa pela imprensa.
Foi durante a pandemia de 2020, já com sua carreira consolidada, que Stella começou a se questionar sobre seu papel na indústria da moda e sobre práticas sustentáveis de longo prazo. A estilista contou à crítica e diretora de sustentabilidade da Vogue US, Sarah Mower, que se perguntava sobre suas motivações e de que forma seu trabalho poderia ser reconhecido mundialmente.
Para conhecer a renomada estilista Stella McCartney e sua importância para a moda sustentável, veja alguns de seus feitos e reconhecimentos.
Marcada pelo desenvolvimento de novos processos e práticas, a cada ano que passa a estilista traz mais novidades para o universo da moda sustentável. Além de nunca ter usado pele ou couro, a marca “McCartney” não descarta ou queima produtos antigos em estoque. Usa energia renovável em seus escritórios e lojas, incentiva à compra de produtos de segunda mão e investe em tecnologia verde. Desde 2010, todos os sapatos da marca usam solas biodegradáveis. Sua linha de lingerie é feita com materiais reciclados, para fivelas e fechos, e algodão orgânico.
E não para por aí, “McCartney” usa apenas Caxemira Regenerada, toda a viscose usada em seus produtos é sustentável para ajudar a prevenir o desmatamento. Além disso, suas produções também estão presentes no esporte, Stella lançou a primeira chuteira vegana do mundo, em colaboração com Adidas e Paul Pogba: a chuteira Predator Freak Paul Pogba X Stella McCartney Vegan Boots.
No desfile Fashion Week 2023, a designer utilizou 95% de materiais conscientes na composição das peças apresentadas. Segundo a estilista, ela nunca havia “elevado o nível” tão alto. Para entender, vamos comparar, por exemplo, a coleção de 2019, cujas peças foram feitas com cerca de 75% de alternativas ecossustentáveis. Dessa vez, as novas apostas de materiais da designer foram: uma fibra à base de algas marinhas com carbono menor do que as fibras convencionais, couro de cogumelo da Bolt Threads e a renda de náilon reciclado da Q-NOVA. McCartney traz por meio das suas produções ecológicas a visão de um futuro em que a moda e a sustentabilidade andam juntas.
Seu currículo é marcado por honras reais. Em 2013, Stella foi apresentada com um OBE (“Excelentíssima Ordem do Império Britânico”, em tradução livre) por excelência e serviço na indústria da moda. A designer recebeu a honra da Rainha Elizabeth II. Já em fevereiro de 2023, Stella recebeu outra honra real. Desta vez foi honrada com o título de Comandante da Ordem do Império Britânico (CBE) pelo Rei Charles III por suas contribuições para a moda e sustentabilidade.
Apesar do lockdown ter enfatizado a busca por uma indústria mais sustentável, a McCartney, marca de Stella que completa 23 anos neste ano, é considerada uma pioneira na indústria há muito tempo.
Stella é vista como o principal nome da moda sustentável ao redor do mundo, visto que suas criações possuem aspectos de impacto social positivos com tecidos reciclados e orgânicos. Dessa forma, seu trabalho é referência para milhares de estilistas e marcas ao redor do mundo. McCartney reforça que a implementação de políticas sustentáveis é necessária para todo o setor da moda, buscando sempre por uma moda regenerativa, mas sem sacrificar o estilo.
Escrito por: Duda Ribeiro e Nathalia Costa.
Repost: 20/02/2024.