A proteção do meio ambiente e a luta contra as mudanças climáticas é uma tarefa de todos nós. Mas, a nossa Green Tuesday da semana separou 5 mulheres ambientalistas e ativistas que lutam para preservar o meio ambiente. Elas possuem um único objetivo: deixar o mundo melhor para as próximas gerações.
O grande desafio da humanidade é combater as mudanças climáticas que colocam em risco o planeta e a vida dos seres vivos. Assim, nessa difícil tarefa, que é um dever de todos, as mulheres têm um papel fundamental. Conheça abaixo algumas das mulheres que lutaram ao longo dos anos para conscientizar a população sobre a importância de proteger o planeta.
Vandana Shiva
Vandana Shiva é reconhecida como uma das destacadas defensoras do ecofeminismo na atualidade. Com formação em física e filosofia, a indiana enxerga a Terra como uma entidade intrínseca ao indivíduo, buscando uma transformação que combata as mudanças climáticas, a desigualdade, a injustiça, as guerras e a fome. Ela desempenhou um papel fundamental como uma das fundadoras da Women’s Environment & Development Organization (WEDO).
Sheila Watt-Cloutier
Sheila Watt-Cloutier é uma ativista inuit canadense que advoga pelo direito de sua comunidade a habitar ambientes frios. O modo de vida dos inuit (termo geral para os diversos povos que residem nas regiões árticas da América do Norte) está enfrentando desafios com o derretimento das regiões geladas, assim se originou sua batalha contra as mudanças climáticas, a ponto de ser indicada ao Prêmio Nobel da Paz em 2007.
Rachel Carson
Bióloga e conservacionista, Rachel Carson publicou a obra “Primavera Silenciosa”, em 1962, que retrata as devastadoras consequências do uso de pesticidas na fauna. Por meio da bióloga também começou a ser comemorado o Dia da Terra, celebrado dia 22 de abril, e criado a Agência de Proteção Dos Estados Unidos (EPA).
Jane Goodall
A inglesa, de 86 anos, trabalha na proteção dos ecossistemas, na biodiversidade, na educação ambiental e na sustentabilidade. Jane Goodall foi a responsável por fazer descobertas sobre o comportamento dos chimpanzés e estendeu a bandeira da proteção animal e conservação ambiental. Em 2004, a ativista foi nomeada Mensageira da Paz pelas Nações Unidas.
Wangari Maathai
Wangari Maathai também conhecida como Mulher-Árvore, foi a primeira mulher africana a receber um Prêmio Nobel da Paz, este recebido por ela em 2004, por sua contribuição ao desenvolvimento sustentável, esforço iniciado em 1977, quando fundou o Green Belt Movement, projeto destinado a combater a desertificação, o desmatamento, a fome rural e a crise da água.
Escrito por: Maria Eduarda Ribeiro e Isabella Lugon.
Repost: 02/01/2024.