Para as nossas Juli Girls que também são torcedoras de futebol assíduas e ecologicamente responsáveis dentro dos estádios, a matéria de hoje é para vocês! Quem acompanha o universo futebolístico, sabe que de uns anos para cá a prática sustentável se tornou uma grande pauta no mundo da redonda, não é?
Alguns clubes e empresas, donas de estádios de futebol, vêm buscando aderir boas práticas para com o meio ambiente, seja em dias de jogos ou não. Os responsáveis pelos locais estão implementando a melhor utilização dos recursos naturais para a estrutura dos espaços, mas também estão atentos aos dias de jogo, focando sempre em acrescentar materiais recicláveis.
Um dos exemplos de sustentabilidade nos estádios está presente no Allianz Parque, o estádio do time de futebol Palmeiras, dando o exemplo a outros locais brasileiros. Juntamente com o Allianz, na parte sustentável se encontra também o estádio do Real Madrid, na Espanha, o Santiago Bernabéu e, na Itália, o Allianz Stadium, cede da Juventus.
O Coritiba foi o primeiro clube do futebol brasileiro a adquirir a agenda ESG. Com o slogan ‘Nossa Identidade Verde’, o coxa conta com um programa de sustentabilidade, sabia dessa? Eles também foram o primeiro clube brasileiro a assinar o Pacto Global da ONU.
Você deve estar se perguntando o que é essa tal de agenda ESG, né? Vou explicar, cara leitora! A agenda ESG consiste em um conjunto de práticas e políticas empresariais que promovem a sustentabilidade. A sigla se escreve em inglês: “Environmental, Social and Governance” (Ambiental, Social e Governança, quando traduzido).
Outros clubes também fazem suas partes para contribuir com a sustentabilidade dentro do futebol. Times como o Fortaleza, o Internacional e o Ceará estão presentes com movimentos de redução dos gastos de água e produção de lixo em massa, no caso dos times nordestinos, e redução do uso de dióxido de carbono, no caso do clube sulista.
Se tratando destes projetos em prol do meio ambiente, o Fortaleza, no ano de 2022, iniciou o projeto Gols Verdes, que consiste na plantação de árvores no Centro de Treinamento do clube. Ajuda bastante o meio ambiente, não acha? Já o Internacional, na sua tentativa de contribuição, lançou uma camisa totalmente sustentável, sendo a única no Brasil com o Certificado de Gestão de Resíduos. Sabia dessa?
E você, já conhecia algum desses projetos maravilhosos? São excelentes e ajudam bastante a evitar com que o desgaste do planeta exista!
Escrito por: Sophia Naipe.