A relação entre o Tiktok e os livros: uma dupla que tem dado certo

O TikTok é uma plataforma que tem crescido cada vez mais e que não apenas define tendências, mas também tende a moldar a cultura dos internautas que usam. Dentro desse cenário, uma influência positiva começa a se destacar – o crescimento do BookTok. O fenômeno transformou o aplicativo em um lugar que também é literário, onde jovens não apenas compartilham suas leituras, mas também têm o poder de fazer livros ficarem famosos por meio de suas divulgações.

A presença de contas dedicadas exclusivamente ao universo dos livros tem uma influência positiva e grandiosa em quem usa o aplicativo. O convite ao Booktok se funde em uma oportunidade a quem já é um leitor assíduo, e também para pessoas que não possuem o hábito da leitura, dar essa chance de adquirir.

Comprovamos esse poder de influência observando a explosão de popularidade de leitores, de contas criadas, e também o fato de determinados livros. Muitas vezes, ao serem impulsionados por vídeos e fãs no aplicativo, as obras criam uma conexão importante entre a plataforma e a indústria editorial.

Conforme vamos conhecendo mais do BookTok, percebemos que não é apenas sobre a quantidade de visualizações que um vídeo pode oferecer, mas sim sobre a conexão literária e a autenticidade transmitida pelos criadores de conteúdo. O TikTok proporciona uma plataforma onde a paixão pela leitura consegue ser contagiosa, o que torna a leitura mais acessível e atrativa, especialmente para um público que geralmente é mais jovem. A abordagem visual que o aplicativo carrega, acaba despertando o interesse por livros, o que tem ajudado as pessoas a entrarem mais no universo literário.

(Foto: Reprodução/Luana Franzão/CNN)

De acordo com o professor de Marketing Digital da ESPM de Porto Alegre, João Finamor, a conexão e a identificação também faz com que os livros tenham mais sucesso. “O que faz um livro bombar no TikTok é justamente aquele livro que se conecta com a geração que está produzindo esse conteúdo. Livro de fantasia, suspense… normalmente, essa geração é uma geração muito inclusiva, então se o livro tiver algum personagem LGTQIAP+, vai ter uma conexão […] a gente pode contextualizar que antigamente a gente tinha os youtubers que faziam reviews de livro, e agora a gente está no novo cenário em que o TikTok predomina nesse formato de conteúdo” 

Os booktokers também se tornaram influenciadores de opinião que criam verdadeiras comunidades de trocas de resenhas e indicações de livros. O fenômeno é tão grande que na Bienal do Livro do Rio de Janeiro em 2023, por exemplo, foram criados painéis, salas de debates e um espaço próprio para estes criadores de conteúdos encontrarem seus seguidores, gravarem vídeos e conversarem sobre suas obras favoritas.

Já nos estandes das editoras, era possível ver placas indicando os “livros sucessos” da plataforma. Além disso, o Tiktok ainda configura-se como uma nova estratégia de impulsionamento de carreira para novos autores — muitos que, começaram como influencers, conseguiram um bom público e agora sentem-se confiantes de mostrar seu próprio trabalho. 

Por fim, há grupos que digam que esta grande influência do aplicativo pode se tornar algo fútil ou contrária ao que seria um hábito “conservador e intelectual”, no qual apenas obras clássicas da literatura são consideradas boas e válidas. No entanto, a verdade é que a literatura apresenta diversas possibilidades de gostos e criações e o que o booktok trouxe foi justamente este universo da imaginação de volta (ou até pela primeira vez) à vida de muitos jovens — isto independente de um gênero específico, e sim, por seus enredos cativantes e apaixonantes. 

Escrito por: Letícia Guedes e Isabella Lugon.

Repost: 21/01/2024.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *