Caras leitoras da Julietta, vocês sabem o que atrizes como Fernanda Torres, Cynthia Eviro, Demi Moore e Selena Gomez tem em comum? Todas estão devidamente concorrendo ao Globo de Ouro de 2025! Pois é, 2024 foi o ano de grandes interpretações femininas no mundo cinematográfico. E agora, dada a largada para mais uma temporada de premiações hollywoodianas, nada mais justo do que relembrar e homenagear algumas dessas atrizes para vocês. Vamos lá?!
Como não iniciar pelo fenômeno verde e rosa que dominou os cinemas no mês de novembro [e por mais que seja verde e rosa, não estamos falando dos Padrinhos Mágicos]. O musical “Wicked” chegou como uma explosão, carregando uma história atemporal ambientada no universo do mágico de Oz, músicas incríveis e, é claro, atuações impecáveis.
A atriz Cynthia Eviro, nossa grande protagonista “Elphaba”, entrou na categoria de Melhor Atriz em Filme de Comédia ou Musical. Já a Ariana Grande, que deu vida a carismática “Glinda”, foi indicada como Melhor Atriz Coadjuvante. No último mês, as duas estrelas estiveram no press tour de divulgação do longa e sempre deixavam claro sua gratidão e carinho pelo projeto.
“Pareceu um retorno ao lar […] desde o momento em que fomos escaladas, Ciynthia e eu ficamos juntas por mais de cinco horas. Rimos, choramos e nos conhecemos”, disse Ari em uma entrevista à BBBC. Na mesma declaração, Cynthia descreveu toda a experiência de preparação e filmagens como “algo verdadeiramente especial e um sonho que se tornou realidade, além de um grande desafio a ser preenchido”.
Quem aí assistiu “A Substância”? A narrativa acompanha a trajetória de Elisabeth Sparkle (Demi Moore) — uma ex-estrela da TV que é dispensada por não ter mais “o rostinho jovem” que desejariam exibir para os telespectadores. Assim, ela descobre uma substância científica que a transforma em uma versão mais nova de si mesma, interpretada pela atriz Margaret Qualley, porém tudo isso tem consequências bem feias.
O filme de ficção científica e terror psicológico fez muita gente se sentir desconfortável, e com certeza foi um dos destaques desse ano! Além dos debates acerca da pressão estética que muitas mulheres de fato sofrem. E com isso tudo não poderia resultar em outra coisa: indicações de peso no Globo de Ouro. A atriz Demi Moore, que marca um retorno triunfal, está entre as indicadas na categoria Melhor Atriz em Filme de Comédia ou Musical. Já Margaret concorre como Melhor Atriz Coadjuvante. Merecidíssimo, né?
Outro elenco feminino de peso foi visto no longa-metragem “Emilia Perez”. Mesmo que esteja programado para estrear no Brasil apenas em fevereiro do ano que vem, o filme já arrancou críticas internacionais arrebatadoras e foi motivo de uma onda de aplausos no festival de Cannes. A atriz Zoe Saldaña, que incorpora a protagonista Rita, recebeu indicação como Melhor Atriz Coadjuvante. Karla Sofía Gascón, atriz que interpreta Manitas del Monte, ficou entre as candidatas para Melhor Atriz em Filme de Comédia ou Musical.
Por último, mas não menos importante, temos Selena Gomez dividindo a categoria de Atriz Coadjuvante com Zoe, e ainda levando mais uma indicação com outra personagem. Para quem se recorda e assiste a série [que vale muito a pena, diga-se de passagem], Selena é uma das peças chave de “Only Muders in the Building” ao lado dos atores Martin Short e Steve Martin. Sendo a intérprete de Mabel Mora, a atriz também concorre como Melhor Atriz em Série de Comédia ou Musical.
Bom, antes de irmos para nossa última destacada, impossível não fazer menções honrosas a outras grandes atrizes que fizeram a diferença nessas indicações. Começando por Zendaya que arrancou elogios estrondosos em “Rivais”; Ayo Edebiri com sua amada interpretação como Sydney Adamu em “The Bear”; Kristen Bell por seu papel em “Ninguém Quer” — uma das séries de comédia romântica mais divertidas do ano na Netflix; nossa eterna Rose, Kate Winslet, em “Lee”; e a incomparável Angelina Jolie por “Maria Callas”.
E agora, quem mais estávamos esperançosas por uma indicação. Vocês viram a Fernanda Torres? TOTALMENTE INDICADA! Celebrando o exímio do cinema nacional, Fernanda entrou para a lista da premiação na categoria Melhor Atriz em Filme de Drama por sua performance em “Ainda Estou Aqui”.
Dirigido pelo renomado cineasta Walter Salles, o longa traça a história real de Rubens Paiva, um engenheiro e ex-deputado que desapareceu durante a ditadura militar no Brasil. Fernanda interpreta Eunice Paiva, que entra em uma busca constante para entender o que aconteceu com seu marido. Durante uma entrevista para o Estúdio i, a atriz ressaltou que a indicação é um resultado em prol do impacto causado pelo filme. “O Brasil vale muito a pena”, afirma ela.
“Ainda Estou Aqui” também entrou na lista dos indicados como “Melhor Filme de Língua Não-Inglesa”. Ah, e olha que incrível! Fernanda está concorrendo a mesma categoria na qual sua mãe, Fernanda Montenegro, foi indicada 25 anos atrás com o filme “Central do Brasil”, também dirigido por Walter Salles. O quão especial isso se torna para o cinema brasileiro, não é mesmo?!
Com isso, apenas nos resta esperar até o dia 5 de janeiro, data que ocorrerá o Globo de Ouro de 2025. Diretamente de Beverly Hills, na Califórnia, a premiação está marcada para iniciar às 20h. Aqui no Brasil, será possível assistir pelo canal da TNT ou pela plataforma de streaming da Paramout+. Não sei você Juli Girls, mas eu já estou mais que ansiosa para esse evento!
Escrito por: Letícia Guedes.