Que os artistas do Disney Channel acabam sempre virando a carreira para o mundo da música a gente já sabe. Foi o caso de Demi Lovato, Selena Gomez, Miley Cyrus, e até mesmo a Zendaya. Entretanto, essa prática parecia estar perdida, já que havia um tempo que estrelas das telas da Disney conseguiam emplacar uma carreira musical de sucesso… e é aí que entra Olivia Rodrigo! A cantora de 20 anos está em seu segundo álbum solo de estúdio e já lota estádios com seus shows.
Tendo seu primeiro papel relevante como Paige Olvera na série Bizaardvark (2016), e um pouco depois na série musical High School Musical como Nini Salazar, a artista americana já colecionava fãs pelo mundo. No entanto, foi com as músicas ligadas ao triângulo amoroso entre ela, Joshua Basset e Sabrina Carpenter, ambos estrelas da Disney e cantores, que sua fama disparou.
Tudo isso porque Olivia Rodrigo e Joshua Basset viveram um romance, mesmo que sem nunca assumir oficialmente, bem exposto na internet em 2019-2020, até tudo acabar de forma ríspida e sem muita explicação. Pouco tempo depois, o cantor começou a ser visto em público com a cantora Sabrina Carpenter, levantando suspeitas de que os dois estariam namorando e dando início a esse triângulo amoroso que, diga-se de passagem, nos trouxe muita música boa.
Caso você não se lembre, em janeiro de 2021 Olivia lançou oficialmente sua primeira música “Drivers License”. A faixa deixa tudo bem claro com a letra “você provavelmente está por aí com aquela garota loira, que sempre me deixou desconfiada, ela é tão mais velha que eu”. Sabrina é loira e três anos mais velha que Olivia. A partir daí o circo já estava armado, uma chuva de indiretas por parte dos três, algumas músicas lançadas e farpas trocadas na internet ocorreu.
Depois do sucesso de “Drivers License”, que estourou no tiktok e se tornou uma das músicas mais ouvidas nas plataformas digitais por muito tempo, o público queria mais! Foi então que em maio de 2021 a cantora lançou seu primeiro álbum “Sour”. O disco conta com 11 faixas e muitas delas (todas) deixam a entender que tem algo relacionado ao triângulo amoroso citado anteriormente.
Músicas como “Traitor” que tem a seguinte frase “acho que você não me traiu, mas continua sendo um traidor” faz uma alusão quase que direta a história toda, mostrando como Olivia se sente substituível, manipulada e extremamente decepcionada com a pessoa que tanto amou. Esses sentimentos que todas nós também já passamos mostrou-se como um elemento fundamental para tornar “Sour” o álbum feminino mais ouvido da história, superando até a Taylor Swift.

Falando na loira que é mundialmente conhecida por ter muitas canetadas sobre relacionamentos falhados, ela e Olivia Rodrigo se tornaram próximas durante a gravação do álbum para a alegria de Olivia que sempre foi uma fã assumida de Taylor. O sucesso das primeiras músicas lançadas foi tanto que Taylor foi creditada na melodia da canção “1 step forward, 3 steps back”, também presente no álbum, o que deixou tudo ainda mais especial.
Mas, como nem tudo são flores, Olivia também recebeu muitas criticas de internautas que perceberam uma semelhança quase que ilegal entre o single “good 4 u” e o clássico “Misery Business”, da banda Paramore. No final das contas, Olivia nunca assumiu o plagio mas creditou membros do Paramore na descrição da música.
Depois de ganhar alguns prêmios importantes com seu primeiro álbum, inclusive um Grammy, Olivia se renovou com o anúncio de “GUTS”. O álbum foi lançado ano passado e possui com uma pegada bem diferente de “SOUR”, vindo para consolidar de vez a carreira da cantora e aumentar ainda mais seu sucesso entre o público jovem. Acompanhado de uma turnê inédita da cantora, “GUTS” tem traços marcantes de rock com músicas bastante explosivas e show mirabolantes e muito especiais para quem está assistindo ao vivo, ou até mesmo pelo TikTok.
Não foi atoa que recentemente a Stanley anunciou um copo em colaboração com a cantora teen, sendo vendido a preços exorbitantes, e foi mais um sucesso na carreira de Olivia. Se os copos Stanley já eram algo que todo mundo queria ter, agora querem o copo stanley da Olivia Rodrigo.

Queiram muitos gostem ou não, Olivia Rodrigo é um forte nome para representar a nova geração, sem medo de assumir os sentimentos mais vergonhosos que tem, colocar tudo para fora aos berros e extravasar, nada de ficar se segurando. Para além disso, a turnê GUTS também se tornou palco de divulgação de informações sobre saúde reprodutiva para mulheres jovens, movimento que causou algumas discussões nas redes durante um tempo.
Bom, entre posicionamentos fortes, letras cativantes e uma personalidade carismática, agora é não deixar de acompanhar os próximos passos dessa verdadeira diva consagrada da geração Z!
Escrito por: Clara Carneiro
One thought on “A ascensão de Olivia Rodrigo: nasce uma nova diva pop?”