#NasQuartasUsamosRosa: Como a moda retrô marca presença nas produções teens atuais

Nos últimos anos, está se tornando cada vez mais comum vermos os personagens de filmes e séries que assistimos, usando looks no estilo vintage. Eles sempre estão em todo lugar e isso não é uma coisa ruim. Muito pelo contrário, essa moda ainda funciona e muito!

Mas porque será que eles estão usando tantos visuais inspirados nos anos 90, 80, 70, com mais frequência ultimamente? Porque essas tendências voltaram tanto, e porque há tantas produções se inspirando nas histórias antigas nos últimos anos? É o que vamos descobrir na matéria de hoje!

A nostalgia de “Cobra Kai” e “Outer Banks”

(Foto:Reprodução/Comic Book e Elle/montagem autoral)

Vou começar com um exemplo claro! “Outer Banks” e “Cobra Kai” são duas das maiores séries adolescentes da atualidade em questão de sucesso. Adjacente as suas histórias envolventes, as produções não deixam o estilo antigo de fora do guarda-roupa de seus personagens principais. E isso dá muito certo na prática!

Falando de “Cobra Kai” que deu adeus aos fãs há duas semanas atrás, a atração possuía o Karatê como seu foco principal. A série é uma continuação das histórias da trilogia dos filmes “Karate Kid” dos anos 80. Agora, temos como o enredo principal a nova geração de adolescentes e jovens.

Isto pode te fazer pensar que a série homenageia a época dos filmes, por isso as roupas retrô não morrem lá… você está certa! Mas a questão é que essa relação faz sentido e traz o melhor dos sentimentos quando paramos para assistir, especialmente o da nostalgia.

Por outro lado, “Outer Banks” foca na caça ao tesouro por um grupo de adolescentes pobres e ricos (Pogues e Kooks), que vivem em casas de praia. Se essa típica história te faz lembrar uma sinopse de um filme de aventura antigo, não pense ser coincidência!

O fato da premissa ser inspirada em produções dos anos 90 e 80 é um dos motivos para os looks nostálgicos estarem vivíssimos lá. Essa ligação de tendências é maravilhosa e proporciona uma sensação de “volta no tempo”, até para quem não é da geração millennial, como eu.

O estilo praiano de “O Verão Que Mudou Minha Vida”

(Foto: Reprodução/Cinema10 e Carousell/Montagem Autoral)

“O Verão que Mudou a Minha Vida” pode ser classificada como confortável, romântica e sensível ao mesmo tempo. Não deixando a desejar quando o assunto é qualidade, também é uma das séries tenns de mais sucesso nos streamings atuais. Claro que isso fica mais claro quando se para assistir.

A adaptação literária conta a história de Belly que, após uma sucessão de eventos, se vê em um triângulo amoroso entre dois irmãos. A jovem acaba lidando com seu primeiro amor e seu primeiro desgosto durante o verão perfeito.

“O Verão que Mudou a Minha Vida” tem o cenário da praia perfeito como pano de fundo principal. E isso com certeza é uma das razões para os figurinos dos personagens terem uma pegada antiga dos anos 90! Não dá para negar que os looks usados pela protagonista, em especial, são muito bonitos em sua maioria e nos faz ficar com vontade de procurar itens iguais.

Além disso, o plot baseia-se nos personagens terem amizades por conta da proximidade de sua mães. Com isso, temos a incorporação de elementos atemporais na série não apenas no quesito das roupas, mas também em cinema, celebridades e hábitos.

Agora, e a moda nos filmes? “Upgrade” e “Justiçeiras”

(Foto: Reprodução/Adorocinema) 

Não nego que acho incrível como tudo que era “velho” se tornou novo novamente! Claro que indo neste embalo vintage, os filmes atuais não podiam ficar de fora e por isso trouxe dois ótimos exemplos para apresentar a vocês.

As duas produções protagonizadas pela atriz Camila Mendes, também não se passam nos anos antigos assim como todos citados antes. E mesmo assim a moda retrô não ficou de fora de jeito nenhum.

O filme Upgrade”, tem o romance como tema principal (o que nós amamos por aqui, né?!) Dessa vez, conhecemos a história de Ana, aspirante a curadora de arte, que é promovida para a primeira classe em um voo de trabalho de última hora para Londres. Ao se acomodar neste estilo de vida, ela conhece o bonito e rico William e decide viver a fantasia um pouco mais do que deveria.

O estilo da protagonista e dos outros personagens principais, especialmente das funcionárias de sua chefe Claire Dupont, são muito elegantes, lembrando bastante os looks das secretarias de filmes dos anos 90. Sem contar que nos quesitos de moda e história, teve uma baita inspiração no filme, “O Diabo Veste Prada”, um clássico dos anos 2000!  

 Já em “Justiçeiras”, temos uma bela inspiração na moda Y2K misturada com muita cor e peças extravagantes. O foco principal do filme era sobre Drea, a garota mais popular de uma escola de elite, que desaba quando seu namorado vaza um vídeo íntimo seu. Furiosa, ela se une à excluída Eleanor, e as duas buscam vingança contra seus inimigos. 

(Foto: Reprodução/Em Pauta)   

As protagonistas mesclam inovação com “old fashion”, lançando uma certa tendência nova. E os uniformes escolares usados por elas tem uma baita referência aos colegiais dos anos 90.

A narrativa de “Justiçeiras” por vezes, até se assemelha com produções famosas como, “Meninas Malvadas” e Heathers”. Ah! outra grande referência que não passou batida por mim, como uma fã de atrações teens, foi a participação da atriz Sarah Michelle Gellar no meio do filme! Sim, a nossa ícone dos anos 90!

Sendo assim, Julies, podemos notar está tudo interligado e relacionado, nada disso é por acaso! Já parou pra pensar que as pessoas vão ver essas fotos e vídeos daqui uns anos e se questionar, essa era a moda dos anos 2020? E vão notar que é muito parecida com a moda dos anos 90 e 2000, quase não há diferença. Bom, para quem tem alma nostálgica como eu, isso não será nada mal!

Escrito por: Lívia Alves.

Revisado por: Letícia Guedes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *