#Livros,Bolinhos&Chás: O fenômeno chamado “Cozy Fantasy”

Acolhedora e reconfortante, essas são as principais características do novo subgênero da Fantasia. Conhecida popularmente nas redes sociais como “Cozy Fantasy”, esse modo inovador de retratar um mundo mágico se transforma diante dos olhos dos leitores.

Criando e desenvolvendo universos diversos, onde os grandiosos cenários de batalhas e dragões tão familiares para as amantes da leitura, dessa vez somos apresentadas a cafeterias e gatinhos que vão conquistar nossos corações. O grande truque da “Cozy Fantasy” é que, ao decorrer das páginas, o ambiente passa a ser mais calmo, os diálogos são sempre o centro da resolução do problema.

Ademais, temos personagens e relacionamentos reconfortantes que não exigem grandes sacrifícios como estávamos acostumados. Quase como um chocolate quente em forma de livro, aqui temos o foco total nas pessoas e em suas relações, como elas são desenvolvidas e como nós leitores podemos absorver uma lição de tudo isso. 

(Foto: Reprodução/Pinterest)

Outro fator muito importante vai ser justamente a presença da rotina em suas histórias. Focando geralmente em um ritmo mais lento – isso quando comparado ao gênero principal – esse aspecto é sem dúvida algo a ser observado. Os elementos mágicos vão ser incorporados justamente na rotina desses personagens e a partir disso dar o tom e apresentar o conflito para o leitor. 

Apesar do grande acolhimento, seja por vontade ou apenas curiosidade, algumas pessoas expressaram descontentamento com a nova forma de encarar a Fantasia. Por um lado é compreensível já que foram muitos anos lidando com um cenário mais acelerado, mas para aqueles que defendem a “Cozy Fantasy” o fato dela envolver diversos elementos fantásticos em universos mais mundanos e com uma certa calmaria é justamente o que faz ela ser tão atrativa.

O cenário relaxante, quase sempre com conversas mais profundas sobre algum tema em específico, vem atraindo principalmente leitores que se inspiram em playlists já montadas em aplicativos de música ou sons ambientados no próprio YouTube, e isso faz com que seu público se expanda cada vez mais. Esse é apenas um dos diversos vídeos que existem de sons ambiente.

Vindo para ficar, a “Cozy Fantasy” oferece aos leitores conforto e de certa forma um escape para mundos que podem oferecer a dose perfeita de magia que você pode querer em uma tarde chuvosa ou ensolarada. Se você é daquele tipo de Julie curiosa e que adora um livro com certeza não vai perder a oportunidade de mergulhar de cabeça nesse novo mundo que está de portas abertas para você.

(Foto: Reprodução / Editora Seguinte)

Aqui vai uma recomendação que me fez olhar com mais carinho para esse novo subgênero: “Um Encantamento Delicado de Alison Saft“. Com direito a enemies to lovers, intrigas políticas e uma pitada de Bridgertons para as nossas queridas, curiosas e amadas leitoras. O que acharam?

Escrito por: Anna Athayde.

Revisado por: Letícia Guedes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *