Que tal dar uma inovada e incrementada no seu almoço, Julies? Gostou da ideia? Pois neste #JuliettaIndica trago uma sugestão um tanto diferente, mas muito saborosa e especial para todas vocês. E como a pessoa que vos escreve está imersa na cultura asiática — eu diria quase indiana, hahaha —, depois da matéria sugestiva sobre o Chai, esperem por muito curry e pimenta por aqui! Sendo assim, vamos hoje conhecer o Biryani.
Bom, antes de começar a receita, é importante conhecer um pouquinho da história dessa iguaria. Atualmente, o Biryani é um típico prato indiano, paquistanês e bangali. Sim! Todos esses países juram que a receita é deles, porém, esse prato surgiu mesmo na Pérsia!
Viajando pelas fontes históricas, é mais certo dizer que os persas levaram essa receita para a Índia com a ajuda dos comerciantes muçulmanos por volta do século XVI. O nome “Biryani” vem do persa “birian”, que significa “frito”.
O fato é que o prato evoluiu e ganhou diversas variações regionais, incorporando especiarias locais e diferentes métodos de preparo. Com isso, lugares como Índia, Paquistão ou Bangladesh tem suas maneiras próprias de preparar o seu Biryani.
Hoje, o Biryani é considerado um prato tradicional do sul da Ásia. Seu preparo é feito com arroz basmati, frango, peixe, verduras e vários tipos de carne, como o cordeiro ou a carne de vaca. Vale ressaltar que, embora o vegetarianismo seja comum na Índia, parte da população gosta de carne. Além disso, eles costumam a dar preferência ao cordeiro, já que a vaca é considerada como um animal sagrado para os hindus e seu consumo envolve certas questões.
Essa receita é rica em sabor e temperos! O tradicional é feito à base de cordeiro ou frango, mas tem para todos os gostos. Afinal de contas, o que não falta aos asiáticos é criatividade quando o assunto é comida!

A preparação do alimento é quase um ritual, na maneira como se corta as iguarias, a ordem que se coloca os temperos, o tempo que cada ingrediente deve permanecer no fogo e o momento de servir e de degustar. Lembrando que, na cultura indiana, utilizam-se as mãos para realizar refeições. E sempre a mão direita, não se esqueça! A esquerda é usada para sua higiene pessoal.
O prato é tão tradicional que faz parte de celebrações religiosas, casamentos, reuniões familiares, outras comemorações e ocasiões especiais. Então já pode imaginar o quão importante é essa iguaria no cardápio asiático.
Mas agora, chega de conversa e vamos ao que interessa: o modo de preparo! E é claro que a receita vai ser o de frango, meu preferido, na versão de Bangladesh. A homenagem fica para o meu marido que é natural país e foi por conta dele que aprendi a fazer esse prato extremamente saboroso.
Ingredientes
- 3 xícaras de arroz basmati
- 1 kg de pedaços de frango
- 6 dentes de alho
- 1 pedaço de gengibre
- 3 paus de canela
- 2 cravos
- 6 folhas de louro
- 3 cardamomos
- 5 colheres de sopa generosa de iogurte integral
- 5 cebolas médias
- 1 tomate
- 2 colheres de sopa de extrato de tomate
- 1 colher de chá de extrato de tamarindo ou a fruta dissolvida em um pouquinho de água
- 1 colher de chá cheia de açafrão
- 1 colher de sobremesa de cominho
- 1 colher de chá de chili em pó
- 1 colher de chá de curry
- 1 sachê de tempero para biryani (você pode encontrar na Amazon- sindhi biryani)

Modo de preparar
- Acrescente 3 colheres de sopa de iogurte no frango, 2 dentes grandes de alho e rale meia cebola. Pode acrescentar pimenta do reino e metade do chili descrito na receita, meia colher de sobremesa de cominho e meia colher de curry. Deixe marinar por algumas horas.
- Coloque 4 colheres de sopa de óleo numa panela e acrescente três cebolas cortadas em tiras bem fininhas com o sal a gosto. Quando estiver levemente dourado, acrescente o gengibre com o alho socado, nas mesmas proporções e deixe dourar mais um pouco. Logo após, acrescente os 2 paus de canela e as três folhas de louro. Deixe fritar mais um pouco.
- Adicione os temperos em ordem: açafrão, cominho, curry e chili. Deixe fritar e vá adicionando a água aos poucos para não queimar. Cozinhe por uns 10 minutos. Em seguida adicione o tomate e o extrato de tomate e deixe cozinhar por mais quinze minutos.
- Aqueça um pouco de óleo em uma panela, doure os pedaços de frango e reserve.
- Adicione o frango ao molho que preparou e deixe cozinhar. Uma vez cozido, quando o frango, coloque a água com o tamarindo dissolvido, as 2 colheres de iogurte e por fim 1 sachê do tempero para biryani. Cozinhe por mais 1 minuto e desligue o fogo.
- Agora ferva a água para fazer o arroz, adicione 3 folhas de louro, 3 cardamomos, 1 pau de canela, 3 cravos e sal. Deixe a água ferver e coloque o arroz, tomando cuidado para não cozinhar demais. Depois de cozido, escorra.
- Enquanto está preparando arroz, corte 3 cebolas médias bem fininhas e frite em óleo bem quente e reserve.
- Vamos montar o nosso prato colocando uma camada de frango, uma de arroz e as cebolas fritas, e assim sucessivamente finalizando com a camada de arroz e cebolas fritas por cima.
- Agora é só servir com uma belíssima salada e está pronto o seu saboroso almoço super especial, com aquele sabor indiano. Ops! Ou persa, hahaha. Como vocês preferirem.
Ah! E só mais uma coisinha, para quem não gosta de comida apimentada, pegue leve no chili e diminua a quantidade. Não esqueçam de deixar um comentário dizendo o que acharam da receita, Julies! Estou ansiosa para saber como foi a experiência de vocês ao degustar essa maravilha indiana. Bon appétit!
Escrito por: Andrea Cunha.
Revisado por: Letícia Guedes.
Receita linda e cheia de sabores! Queria uma amiga p preparar o mim🤍! Quero muito saborear!!!
Incrível essa receita, né, Andreia?!
Aproveita e manda a matéria para a amiga que deseja compartilhar esse momento relaxante e depois nos conte como foi! ❤️
Abraços!