Para muitos, arte é sinônimo de liberdade de expressão, uma representação do mundo real ou da imaginação e a celebração das peculiaridades enxergadas pela vida. Para Amanda Reis, uma recifense bastante sonhadora e determinada, a arte foi como um amor à primeira vista — amores destes que ela sabia que permaneceria em sua trajetória de alguma forma.
Antes apenas desenhista, em 2018 Amanda foi apresentada à aquarela e, conforme foi aprimorando seus conhecimentos, começou a pintar seus primeiros retratos. Tendo em vista seu talento e força de vontade para melhorar cada vez mais, a jovem postava em suas redes as artes que pintava e entregava de presente para amigos próximos. Até que surgiram suas primeiras encomendas.

Em entrevista para a Julietta, a aquarelista contou que sua conta começou a crescer ainda no Brasil. No entanto, quando se mudou para Portugal em 2019, o público local também se interessou pelo seu trabalho, o que a deixou muito feliz. Amanda foi para o exterior cursar Economia, fato que hoje ela conta com humor pois não tinha nenhuma conexão pessoal com a carreira e durou apenas dois meses nas aulas. Após essa mini “aventura econômica”, foi na Arquitetura que a jovem se encontrou e finalizou seus estudos — ao mesmo tempo que construindo uma carreira de artista em ascensão.
“Eu sempre tive essa vontade de sair do Brasil, mas nunca tinha tido a coragem. Até que soube por uma amiga sobre o processo de fazer faculdade em Portugal, que era mais fácil e tranquilo. Então, com 19 anos, eu fui sozinha para outro país […] o intuito realmente foi ir para estudar, mas acabou que o meu trabalho começou a crescer por lá, um tempo depois eu comecei a dar aulas também. Mudou muito a minha vida. […] Voltar para cá (Brasil) é um pouco diferente hoje em dia, é uma outra realidade. Ainda tenho um grande carinho por esse lugar, por conta da família, amigos, mas hoje eu sinto que a minha casa está em Portugal mesmo.” explica a artista.
Amanda também virou professora e atualmente tem três cursos: Introdução à Aquarela, Super Retrato em Aquarela e Super Aquarelista, sendo o último deles uma mentoria exclusiva. Durante a conversa, a artista explicou que a experiência de começar a dar aula foi surreal, ainda mais que, logo na primeira turma, já havia 100 alunos! Conforme os cursos foram crescendo e as aulas presenciais começaram a acontecer, a profissional relata que foi possível enxergar melhor o quanto o trabalho dela impactava na vida daquelas pessoas e quão gratificante era essa sensação.
Seu trabalho autêntico fez com que chamasse a atenção de vários perfis. Em 2023, a jovem tornou-se embaixadora de três marcas globais: Maimeri Blu, Arches e Princeton. Materiais estes que a artista apreciava e utilizava em suas obras — o que tornou a parceria ainda mais especial e única.
E por falar em experiências únicas, no mesmo ano Amanda foi convidada para participar de um evento da grife de moda Miu Miu. A artista foi escalada para pintar retratos ao vivo durante uma ação da marca e descreveu toda a vivência como surreal e muito boa, ainda mais sendo algo extremamente novo e um pouco fora de sua zona de conforto.


Ao ser perguntada sobre suas maiores inspirações na vida e na arte, a aquarelista foi certeira em falar duas grandes personalidades: Frida Khalo e Selena Gomez! Em relação a Frida, Amanda conta que sua admiração parte não só pela sua arte, técnica e obras em si, mas também por sua história e legado. Já Selena, a jovem declara-se como fã de carteirinha desde criança e explica que seu apreço está direcionado não só por suas músicas, como também relacionado à figura e o que ela representa para os jovens.
Para além de seus retratos humanos, de pets e paisagens, Amanda ainda revelou seu interesse em trabalhar com moda e até citou a icônica personagem da série Gossip Girl, Blair Waldorf, como personagem que gostaria de trabalhar um dia. “Se fosse realmente para sair da minha caixa, seria moda. É algo que eu gosto muito e seria uma carreira que iria me agradar. Eu acho que seria muito legal trabalhar com ela (com a Blair). Eu acho que ela é muito criativa, muito mandona (risos) então seria bem divertido.” declara.
Por fim, a profissional fala um pouco sobre seus desafios no mercado de trabalho como artista. “Com certeza a instabilidade e a incerteza, principalmente no mercado do autônomo. Podem ter meses que você vai alcançar todas as suas metas, e outros meses não, este até hoje é uma das minhas maiores questões. Mas eu acredito também que com muita organização e determinação, a gente consegue deixar esse medo e insegurança mais controlado e tornar um trabalho mais saudável e prazeroso.” A jovem ainda destaca que as pessoas precisam estar dispostas a errar, experimentar novos caminhos e que a segurança é a chave para confiar de vez em seu trabalho.


Adjacente ao grande alcance de suas obras, Amanda relata sua vontade de construir e administrar um ateliê no futuro, por acreditar que o ambiente combinaria mais com sua personalidade e trabalho. Por aqui na Julietta, nós desejamos todo o sucesso para a carreira de Amanda Reis e que ela consiga conectar e encantar cada vez mais as pessoas por meio de seu grande dom da arte.
Escrito por: Letícia Guedes.