A psicologia ou teoria das cores refere-se a um estudo especializado sobre as como o cérebro humano reage sob a influência das mais variadas cores. No audiovisual, esse artifício pode ser muito bem desenvolvido, à medida que a produção sinta vontade de explorar os mais diversos sentimentos e sensações no telespectador.
A cor amarela, por exemplo, tem o poder de representar tanto lados positivos como negativos. Além disso, é considerada uma cor memorável e inesperada. Visto isso, na matéria de hoje, falaremos um pouco sobre o processo de construção de quatro vestidos amarelos icônicos do cinema.
1- Vestido de Andie Saderson – Como Perder um Homem em 10 dias

Um grande clássico das comédias românticas que fez muitas meninas IMPLORAREM por um vestido igual de Andie (interpretada por Kate Hudson). Segundo Karen Patch, figurinista do longa de 2003, a produção queria um vestido que fizesse sentido com o colar de diamantes de safira também usada pela personagem durante a cena do baile.
“Eu queria uma imagem icônica – essa foi outra coisa que me veio à mente – que surgisse diante de nós”. Após testar a peça com cores como “verde musgo” e “azul meia-noite”, bastou apenas Kate experimentar o amarelo para tudo mudar. “Lembro-me de [Hudson como Andie] entrando no set na noite em que todo mundo viu [o visual completo] na frente das câmeras pela primeira vez […] houve um suspiro audível da tripulação e de todos ao redor.” disse Karen. Para a figurinista, o amarelo pode ser usado durante um evento crucial que pode definir o enredo.
E é exatamente isso que vemos em “Como Perder um Homem em 10 dias”! Andie usa o vestido em um dos momentos clímax do filme, no qual ela descobre que Benjamin fez uma aposta sobre tentar conquistá-la a troco de propósitos profissionais (e vice e versa).
2- Vestido de Mia – La La Land: Cantando Estações

Usado na emblemática cena musical de Emma Stone e Ryan Gosling durante o pôr do sol, a ideia de usar o amarelo para a roupa da personagem Mia veio por meio de uma aparição sua anos antes em um tapete vermelho. O evento em questão era a premiere de “O Espetacular Homem-Aranha 2”, no qual Emma usou um vestido belíssimo amarelo vibrante.
“Estávamos filmando a cena na hora mágica, então sabíamos que ela deveria se destacar no céu azul […] O formato e o movimento realmente a deixaram no clima, e ela se sentiu bem com aquela cor. Obviamente, ela já havia usado antes” relatou Mary Zophores, figurinista do filme que concedeu sua segunda nomeação no Oscar.
“La La Land” é um filme extremamente detalhista em suas cores. Neste caso, o amarelo (em tom forte) é muito usado para a personagem Mia para retratar de suas questões ligadas a ingenuidade, insegurança e até uma certa “loucura”.
3- Conjunto Xadrez de Cher Horowitz – As Patricinhas de Beverly Hills

Mesmo não sendo um vestido em si, é impossível não se recordar desta peça icônica de uma das personagens mais fashionistas dos anos 90/2000. Um pouco parecido com o caso do vestido de Kate Hudson, a atriz e intérprete de Cher – Alice Silverstone – relevou mais de 20 anos depois que a roupa original apresentou testagem nos tons de azul e vermelho.
Em entrevista, a estilista responsável pelo caracterização do longa – Mona May – falou sobre a decisão da cor amarela como definitiva. “Cher está brilhando quando você a conhece. A cor tem energia. Era o primeiro dia de aula, então sempre queríamos ter certeza de que ela apareceria […] O amarelo é muito poderoso, mas ainda assim, para mim, uma cor mais inocente”. contou May.
Dessa forma, a cor deu possibilidade de explicar um pouco do desenvolvimento de Cher que, ao mesmo tempo que era considerada patricinha e metida, mostrava-se leal e acessível para seus amigos.
4- Vestido de Bela – A Bela e a Fera (live-action 2017)

Uma das peças mais emblemáticas do mundo Disney. O vestido usado por Emma Watson passou por apenas pequenos ajustes, principalmente no quesito de transformá-lo em algo confortável para a personagem dançar e se movimentar.
O amarelo do vestido combina perfeitamente tanto com a decoração dourada do salão principal do palácio, quanto com o contraste feito a partir do casaco azul usado pela Fera (ou o príncipe). “Você quer ver suas memórias de infância ganhando vida – ou [sentir] o que você sentiu em relação ao vestido amarelo e aos desenhos animados” disse Jacqueline Duran, figurinista do live-action.
Por fim, vemos o quanto o amarelo consegue intensificar o destaque de um personagem, seja ele em momento de crise ou de felicidade. Como pode um detalhe de figurino ser tão significativo para o cinema, não é mesmo? Esse é o poder da arte!
Escrito por: Letícia Guedes.
Repost: 01/11/2023.