Uma das épocas favoritas de todo brasileiro já está entre nós! E como todos os anos, o banho de glitter já faz parte da nossa rotina. No entanto, o nosso grande amigo tem um grande problema por trás de toda a cortina cintilante: todos os impactos que ele pode trazer para o meio ambiente.
O outro lado do brilho
O glitter tradicional, que conhecemos e amamos, é feito de microplástico, nada mais do que partículas minúsculas de plástico que não se decompõem no meio ambiente. Acontece que durante o Carnaval, essas mesmas partículas que aplicamos durante as festas terminam se espalhando pelas ruas e praias, de maneira que podem contaminar o solo.
Quando terminam no oceano, os microplásticos podem ser inseridos por animais marinhos e causar danos na sua saúde. A poluição causada pelo glitter infelizmente é um problema sustentável a nível global.
Alternativas para um Carnaval Consciente
Olhando por outro ângulo, existem muitas outras alternativas mais ecológicas para continuarmos brilhando, é possível utilizar produtos biodegradáveis, naturais ou veganos com o mesmo intuito durante as festas.
E além de usarmos produtos que não vão fazer mal ao meio-ambiente, também cuidamos da nossa pele! Ao investir em uma maquiagem diferente com delineadores e desenhos, ou até aplicar produtos que são hipoalergênicos, estamos desobstruindo os poros do rosto.
Caso ainda queira usar o glitter, além de utilizar em pequenas quantidades, não esqueça de remover da maneira correta. A dica é essencial para que não danifique sua pele ou cabelo e se espalhe por aí. Sendo assim, procure os produtos biodegradáveis.
O glitter biodegradável é feito de materiais naturais como celulose, que se decompõe em poucas semanas ou meses, diversas marcas produzem esse tipo como a marca brasileira Pura Color Beauty
Fora o glitter, ainda podemos arrasar no uso do iluminador, especialmente os que sejam veganos e de uma qualidade incrível. Um exemplo incrível está nos itens da Ecobrilho Ela é – Vizzela Cosméticos, que não deixam nada a desejar no brilho e na cintilância.
E bom Julies, o Carnaval serve para aproveitarmos a cultura, e podemos fazer isso de forma consciente! Adotando alternativas para o glitter, você ajuda a contribuir para um futuro mais verde e mais feliz.
Escrito por: Anna Athayde.
Revisado por: Letícia Guedes.