As Trilhas Sonoras dos Anos 2000 – Como elas marcaram nossos corações e continuam fazendo sucesso

A música tem o poder de transformar uma cena de algo completamente comum em algo completamente épico. As trilhas sonoras de séries e filmes dos anos 2000 dominaram essa arte e se tornaram mais do que apenas algo adicionado em uma pós-produção, se tornaram realmente emblemáticas.

Quem nunca se pegou cantarolando durante o dia uma dessas músicas? 

De aberturas memoráveis como a de The O.C ao som de “California”, passando para “Where You Lead” de Carole King em Gilmore Girls, a música possui a capacidade de transportar seus espectadores para momentos específicos, despertando lembranças e sentimentos que podem parecer tão reais quanto na primeira vez e se tornando a verdadeira trilha sonora das nossas vidas.

(Foto: Reprodução/Pinterest) 

Essa conexão se dá por conta de uma coisinha chamada Nostalgia. A neurociência já comprovou que ao ouvirmos uma certa música associada a esses momentos, nosso cérebro libera doses de dopamina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e bem-estar, tornando real a capacidade de recriamos vividamente sensações de momentos passados. É justamente essa reação química no nosso cérebro que nos torna capazes de voltarmos no tempo ao som de uma melodia marcante.

Um exemplo aconteceu no Rock In Rio, quando a banda OneRepublic tocou a música “Apologize” imediatamente na cabeça dos fãs da série Gossip Girl se lembraram de uma cena do personagem Chuck Bass. Eu pelo menos lembrei. 

(Foto: Reprodução/ TikTok)

A cultura pop dos anos 2000 ficou marcada através dessas músicas, foi o hino de uma geração e criou uma conexão com o público.

Agora com a volta do estilo desses anos, junto com o sentimento nostálgico, muito do que estamos consumindo passou a ser impactado por essa moda mais retrô. Muitos filmes atuais embarcaram em um sucesso explosivo por conta do uso dessas músicas em sua produção, como é o caso de Todos Menos Você que utiliza a canção de 2004 da cantora Natasha Bedingfield “Unwritten”.

(Foto: Reprodução/ Pinterest)

As trilhas sonoras além de complementarem as suas obras, desse lado da tela ajudaram na formação de milhares de identidades e na conexão entre pessoas. Quantas amizades já fizemos por conta de uma série ou filme que comentamos ter uma música que gostamos? E hoje com as redes sociais isso só se ampliou, lembra da trend de se gravar saindo do cinema quando tocava a música conforto do personagem de Glen Powell?

Além do que, as trilhas sonoras evoluíram do que muitos mais acompanhamentos, se estabeleceram e se tornaram o ingrediente principal na construção de um universo cinematográfico. O que antes era tido como elemento extra agora é a chave para a criação de experiências que vão muito além e que despertam as mais distintas emoções dentro de nós, nos transporta para mundos totalmente únicos e sempre que ouvimos vamos lembrar de um momento específico.

(Foto: Reprodução/ Pinterest)

De qualquer maneira, essas músicas nos conectam com o passado e se tornaram o ingrediente principal para a construção de uma produção audiovisual. Reviver alguns clássicos mostra que as trilhas sonoras nunca vão sair de moda. (Ainda bem, viu!).

Tem alguma trilha sonora favorita, Juli Girl? Escuta ela de novo e quem sabe não desperta uma nova emoção. Até a próxima.

Escrito por: Anna Athayde

Revisado por: Milly Ricardo

One thought on “As Trilhas Sonoras dos Anos 2000 – Como elas marcaram nossos corações e continuam fazendo sucesso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *